SOUZA, Simone Ariomar De. Um olhar sobre a avaliação. Anais do VII CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/87091>. Acesso em: 25/11/2024 13:11
A história da Educação brasileira apresenta registros de altos índices de repetência, evasão e analfabetismo, o que têm gerado amplas discussões no cenário nacional, em busca de se garantir uma aprendizagem de qualidade. Esforços em vários aspectos são feitos para construir alternativas que venham provocar mudanças estruturais na escola como um todo e na prática pedagógica dos professores sobre os processos avaliativos. Pensando no exercício da docência se faz necessário compreender o significado de avaliação. Esse artigo objetiva levantarmos alguns questionamentos: o que é avaliar? De que formas avaliamos? E o que podemos fazer para mudarmos nossa prática avaliativa? Concluímos dentre outras coisas que avaliar exige estabelecimento de critérios, para em seguida, escolhermos os procedimentos, inclusive aqueles referentes, como mensurar o processo. Ademais, as notas ou conceitos não podem por si só explicar o rendimento dos alunos, aprovando-os ou retendo-os, sem que seja analisado o processo de ensino-aprendizagem, as condições oferecidas para promover a aprendizagem e a relevância destes resultados. Isso torna o processo avaliativo extremamente reducionista, ou seja, reduzindo as possibilidades de professores e alunos tornarem-se cúmplices do ensino e da aprendizagem, ou seja, sejam ao mesmo tempo protagonistas do processo, à medida que vai se ensinando, vai se aprendendo, se reordenando, se reorganizando e reconstruindo o conhecimento.