Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

COMPREENDENDO O CONCEITO DE “FUNÇÃO” PARA MELHORAR A QUALIDADE DO SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 86858
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 413
    "inscrito_id" => 1049
    "titulo" => "COMPREENDENDO O CONCEITO DE “FUNÇÃO” PARA MELHORAR A QUALIDADE DO SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O processo de ensino-aprendizagem do conceito de função pode, à primeira vista, parecer uma tarefa simples, sobretudo para os professores que não tiveram acesso a uma formação mais consistente. Entretanto, desenvolver esse processo de ensino do referido conceito somente não representa maiores dificuldades para quem a realiza de forma incompleta, estática, fragmentada da realidade e desconexa do seu surgimento e desenvolvimento histórico. O presente estudo apresenta uma investigação inicial sobre o conceito matemático “Função” realizada por uma professora do Instituto Federal de Goiás , com o objetivo de aprimorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem de tal conceito por seus alunos. Para isso, o caminho percorrido foi a revisão bibliográfica em livros e artigos científicos. Os resultados mostraram que o conceito de função é um pré-requisito basilar para melhor compreensão da matemática e estabelece, inclusive, um elo com os conceitos básicos indiscutivelmente importantes. No que tange ao processo de ensino-aprendizagem, os altos índices de reprovação na disciplina de matemática sinalizam que o processo de ensino-aprendizagem de matemática, sobretudo do conceito de função, não tem sido suficientemente satisfatório e ele precisa ser repensado urgentemente. De outra forma, as dificuldades de ensino-aprendizagem em matemática estão intimamente ligadas à aprendizagem insatisfatória dos conceitos matemáticos basilares e em particular, do conceito de função."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID1049_TB413_23062022214745.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE ARIOMAR DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE ARIOMAR"
    "autor_email" => "sariomars@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 86858
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 413
    "inscrito_id" => 1049
    "titulo" => "COMPREENDENDO O CONCEITO DE “FUNÇÃO” PARA MELHORAR A QUALIDADE DO SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O processo de ensino-aprendizagem do conceito de função pode, à primeira vista, parecer uma tarefa simples, sobretudo para os professores que não tiveram acesso a uma formação mais consistente. Entretanto, desenvolver esse processo de ensino do referido conceito somente não representa maiores dificuldades para quem a realiza de forma incompleta, estática, fragmentada da realidade e desconexa do seu surgimento e desenvolvimento histórico. O presente estudo apresenta uma investigação inicial sobre o conceito matemático “Função” realizada por uma professora do Instituto Federal de Goiás , com o objetivo de aprimorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem de tal conceito por seus alunos. Para isso, o caminho percorrido foi a revisão bibliográfica em livros e artigos científicos. Os resultados mostraram que o conceito de função é um pré-requisito basilar para melhor compreensão da matemática e estabelece, inclusive, um elo com os conceitos básicos indiscutivelmente importantes. No que tange ao processo de ensino-aprendizagem, os altos índices de reprovação na disciplina de matemática sinalizam que o processo de ensino-aprendizagem de matemática, sobretudo do conceito de função, não tem sido suficientemente satisfatório e ele precisa ser repensado urgentemente. De outra forma, as dificuldades de ensino-aprendizagem em matemática estão intimamente ligadas à aprendizagem insatisfatória dos conceitos matemáticos basilares e em particular, do conceito de função."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID1049_TB413_23062022214745.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE ARIOMAR DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE ARIOMAR"
    "autor_email" => "sariomars@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem do conceito de função pode, à primeira vista, parecer uma tarefa simples, sobretudo para os professores que não tiveram acesso a uma formação mais consistente. Entretanto, desenvolver esse processo de ensino do referido conceito somente não representa maiores dificuldades para quem a realiza de forma incompleta, estática, fragmentada da realidade e desconexa do seu surgimento e desenvolvimento histórico. O presente estudo apresenta uma investigação inicial sobre o conceito matemático “Função” realizada por uma professora do Instituto Federal de Goiás , com o objetivo de aprimorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem de tal conceito por seus alunos. Para isso, o caminho percorrido foi a revisão bibliográfica em livros e artigos científicos. Os resultados mostraram que o conceito de função é um pré-requisito basilar para melhor compreensão da matemática e estabelece, inclusive, um elo com os conceitos básicos indiscutivelmente importantes. No que tange ao processo de ensino-aprendizagem, os altos índices de reprovação na disciplina de matemática sinalizam que o processo de ensino-aprendizagem de matemática, sobretudo do conceito de função, não tem sido suficientemente satisfatório e ele precisa ser repensado urgentemente. De outra forma, as dificuldades de ensino-aprendizagem em matemática estão intimamente ligadas à aprendizagem insatisfatória dos conceitos matemáticos basilares e em particular, do conceito de função.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.