O processo de ensino-aprendizagem do conceito de função pode, à primeira vista, parecer uma tarefa simples, sobretudo para os professores que não tiveram acesso a uma formação mais consistente. Entretanto, desenvolver esse processo de ensino do referido conceito somente não representa maiores dificuldades para quem a realiza de forma incompleta, estática, fragmentada da realidade e desconexa do seu surgimento e desenvolvimento histórico. O presente estudo apresenta uma investigação inicial sobre o conceito matemático “Função” realizada por uma professora do Instituto Federal de Goiás , com o objetivo de aprimorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem de tal conceito por seus alunos. Para isso, o caminho percorrido foi a revisão bibliográfica em livros e artigos científicos. Os resultados mostraram que o conceito de função é um pré-requisito basilar para melhor compreensão da matemática e estabelece, inclusive, um elo com os conceitos básicos indiscutivelmente importantes. No que tange ao processo de ensino-aprendizagem, os altos índices de reprovação na disciplina de matemática sinalizam que o processo de ensino-aprendizagem de matemática, sobretudo do conceito de função, não tem sido suficientemente satisfatório e ele precisa ser repensado urgentemente. De outra forma, as dificuldades de ensino-aprendizagem em matemática estão intimamente ligadas à aprendizagem insatisfatória dos conceitos matemáticos basilares e em particular, do conceito de função.