RELATO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DE JOGO QUEBRA - CABEÇA E JOGO DE MEMÓRIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO NORTE DO TOCANTINS
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87058 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 51 "inscrito_id" => 401 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DE JOGO QUEBRA - CABEÇA E JOGO DE MEMÓRIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO NORTE DO TOCANTINS" "resumo" => "O ensino de ciências tem grande relevância na vida dos estudantes, pelo fato de possibilitar a compreensão dos fenômenos que ocorrem na natureza, mas a forma como é trabalhado os objetos de conhecimento, pode dificultar a aprendizagem dos mesmos. A partir disso, as atividades lúdicas, proporcionam ao discente apresentar suas ideias de forma que possam socializar com o resto da turma, possibilitando assim um ambiente de brincadeira e pensamentos. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é aplicar jogos como ferramenta auxiliadora no ensino de ciências, por meio da utilização de jogo quebra-cabeça e jogo da memória como atividade de aprendizagem. A atividade foi realizada com uma turma do 6º ano e uma do 7º ano, que apresentavam juntas 42 estudantes, e o objeto de conhecimento foi sobre botânica da disciplina de ciências. Com os alunos do 6º ano foi aplicado o jogo Quebra-Cabeça para associação dos grupos de plantas, e no 7º ano o jogo da memória para associação dos grupos de plantas e partes das plantas. Dessa forma, depois da socialização das atividades nas turmas, os alunos conseguiram entender como se classificam as plantas, de acordo com o grupo (no 6º ano), e a identificar as partes das plantas e suas características (no 7º ano). Dessa forma, gerou-se assim debates, perguntas, e participação nas aulas de ciências. Portanto, o professor precisa sempre observar o comportamento da turma em sala de aula, para assim, buscar utilizar a melhor metodologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID401_TB51_20072022120904.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENER BARBOSA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "RENER" "autor_email" => "rener.almeida@estudante.i" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87058 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 51 "inscrito_id" => 401 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DE JOGO QUEBRA - CABEÇA E JOGO DE MEMÓRIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO NORTE DO TOCANTINS" "resumo" => "O ensino de ciências tem grande relevância na vida dos estudantes, pelo fato de possibilitar a compreensão dos fenômenos que ocorrem na natureza, mas a forma como é trabalhado os objetos de conhecimento, pode dificultar a aprendizagem dos mesmos. A partir disso, as atividades lúdicas, proporcionam ao discente apresentar suas ideias de forma que possam socializar com o resto da turma, possibilitando assim um ambiente de brincadeira e pensamentos. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é aplicar jogos como ferramenta auxiliadora no ensino de ciências, por meio da utilização de jogo quebra-cabeça e jogo da memória como atividade de aprendizagem. A atividade foi realizada com uma turma do 6º ano e uma do 7º ano, que apresentavam juntas 42 estudantes, e o objeto de conhecimento foi sobre botânica da disciplina de ciências. Com os alunos do 6º ano foi aplicado o jogo Quebra-Cabeça para associação dos grupos de plantas, e no 7º ano o jogo da memória para associação dos grupos de plantas e partes das plantas. Dessa forma, depois da socialização das atividades nas turmas, os alunos conseguiram entender como se classificam as plantas, de acordo com o grupo (no 6º ano), e a identificar as partes das plantas e suas características (no 7º ano). Dessa forma, gerou-se assim debates, perguntas, e participação nas aulas de ciências. Portanto, o professor precisa sempre observar o comportamento da turma em sala de aula, para assim, buscar utilizar a melhor metodologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID401_TB51_20072022120904.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENER BARBOSA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "RENER" "autor_email" => "rener.almeida@estudante.i" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }