Embora relevante para formação da cidadania dos alunos, a Matemática Financeira geralmente não é privilegiada como disciplina da grade curricular do nível médio, sobretudo quando se trata da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Na verdade, os conhecimentos financeiros constituem apenas um tópico abordado de forma bastante aligeirada dentro da reduzida carga horária da disciplina de Matemática. O presente estudo é um recorte dos resultados finais obtidos durante a realização de uma pesquisa contemplada no programa institucional de bolsas de iniciação científica do nível médio no Instituto Federal de Goiás. Nessa direção, a proposta e objetivo dessa pesquisa foram oportunizar o orientando de iniciação científica do nível médio, em particular da modalidade de jovens e adultos, a construir uma visão crítica e estudar com mais propriedade os conceitos teóricos da matemática financeira, por meio da resolução de problemas contemplados em livros de matemática e concursos públicos. Para isso, a metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica fundamentada ora em literaturas recentes, ora em trabalhos científicos que tratam do assunto abordado. Os resultados finais contribuíram potencialmente para a melhor compreensão da matemática financeira pelo orientando e formação de sua cidadania, ensejando-lhe o incentivo e o gosto pela pesquisa científica em matemática.