A formação educacional do estudante deve ser construída através da família, escola e pelo próprio aluno. Sendo a família o principal responsável pela sobrevivência, educação e o ensino dos valores éticos dos alunos, tendo a responsabilidade de educá-los para o ambiente escolar e familiar. Assim, a escola proporciona aos alunos a escolarização, ou seja, a transmissão de conteúdos que os ajude a desenvolver habilidades lógicas, e o próprio aluno como principal responsável pela sua aprendizagem, precisa entender o que o ele está fazendo e o que ele ainda precisa explorar. Esta pesquisa busca retratar como os pais/responsáveis acompanham os estudantes nos estudos de matemática. Para isso será feito um estudo de caso por meio de uma pesquisa de campo, sendo entrevistados os responsáveis dos alunos das séries do ensino fundamental I da escola contemplada. A pesquisa realizada permitiu analisar a concepção da educação a partir do papel da família na escola, investigando assim, a participação dos pais/responsáveis no desenvolvimento escolar dos filhos e onde isso pode levar a uma aprendizagem ou indisciplina. Na pesquisa foi observado que a maioria dos pais/responsáveis têm acesso à educação dos filhos, porém é preciso que busquem acompanhar os assuntos repassados em sala de aula para que de alguma forma possam ajudá-los direta ou indiretamente para promover resultados satisfatórios na disciplina de matemática.