O processo da formação inicial do professor é uma etapa crucial para o seu desenvolvimento, tanto pessoal como profissional. Assim, para que o professor em formação inicial tenha uma visão mais ampla do seu futuro campo de trabalho, ele necessita entrar em contato com a escola. Nos dias atuais é esperado cada vez mais que o professor, tenha domínio tanto dos conhecimentos específicos, do conhecimento pedagógico do conteúdo de seu campo de atuação como, também, dos saberes pedagógicos da docência. Daí emerge a importância de se ter um tempo-espaço para formação, diálogo e articulação entre professores experientes e jovens professores. Nesse sentido, identifica-se a importância dos programas de ensino, como o Programa Residência Pedagógica (PRP), que tem como objetivo oportunizar momentos de aprendizado a partir das vivências, experiências e contato com a escola, com os professores preceptores e professores orientadores, do programa. Pesquisa qualitativa em educação, com objetivo de analisar o papel formativo das atividades planejadas e vivenciadas no PRP, Subprojeto Biologia, Física e Química, de uma Instituição Pública de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, entre 2020 e 2021. Além de discorrer sobre a importância do Programa na formação dos professores envolvidos. Considerando que essa edição do projeto ocorreu durante a Pandemia de Covid-19. A análise do material se deu a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados sinalizam que as ações educativas desenvolvidas nos três módulos do PRP, oportunizaram situações de aprendizagem no coletivo, além de reflexão e ressignificação dos processos de ensinar e aprender, sempre pela mediação do outro. Em suma, o ensino e o PRP remotos, além dos anseios e incertezas, oportunizaram novas experiências e saberes que imprimiram marcas nos professores em formação, indicam para a importância de projetos de ensino como o PRP na formação inicial e continuada dos professores participantes do projeto.