ENSINO DE ESTATÍSTICA ONLINE: UM RELATO DE PRÁTICA INTERATIVA EM REDE
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86913 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 752 "inscrito_id" => 1430 "titulo" => "ENSINO DE ESTATÍSTICA ONLINE: UM RELATO DE PRÁTICA INTERATIVA EM REDE" "resumo" => "O presente artigo versa sobre um relato de experiências vivenciadas no estágio supervisionado, como atividade obrigatória do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, desenvolvido numa turma do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Cidadã Integral E. E. F. M. Professora Francisca Fonseca Matias, localizada no município de Poço José de Moura - PB, no ano de 2021. O objetivo principal deste artigo é descrever as metodologias adotadas nas aulas de Matemática, baseadas nos princípios da Educação online, interatividade, produção colaborativa em rede, fundamentando-se nos estudos de teóricos como: Lévy (1999), Santaella (2003), Marcelo (2009), Pimentel e Carvalho (2020), Santos (2020), entre outros. Mostrando a importância e as contribuições de um ensino diferenciado de forma online, que desperte o interesse dos discentes para a disciplina de Matemática. Nesta prática, buscou-se metodologias alternativas, por meio da utilização de recursos como: Google Forms, Mentimeter, Worldometers, Padlet, GeoGebra e Kahoot. Por intermédio dessa ação pedagógica, foi possível refletir e registrar as práticas, dificuldades que surgiram, além de receber feedbacks positivos dos alunos ao final do estágio, compreendendo que mesmo diante das dificuldades contemporâneas, foi possível desenvolver a aprendizagem de forma interativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1430_TB752_08082022225259.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIARA ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Naiara Alves" "autor_email" => "naiara.alves100020@gmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86913 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 752 "inscrito_id" => 1430 "titulo" => "ENSINO DE ESTATÍSTICA ONLINE: UM RELATO DE PRÁTICA INTERATIVA EM REDE" "resumo" => "O presente artigo versa sobre um relato de experiências vivenciadas no estágio supervisionado, como atividade obrigatória do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, desenvolvido numa turma do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Cidadã Integral E. E. F. M. Professora Francisca Fonseca Matias, localizada no município de Poço José de Moura - PB, no ano de 2021. O objetivo principal deste artigo é descrever as metodologias adotadas nas aulas de Matemática, baseadas nos princípios da Educação online, interatividade, produção colaborativa em rede, fundamentando-se nos estudos de teóricos como: Lévy (1999), Santaella (2003), Marcelo (2009), Pimentel e Carvalho (2020), Santos (2020), entre outros. Mostrando a importância e as contribuições de um ensino diferenciado de forma online, que desperte o interesse dos discentes para a disciplina de Matemática. Nesta prática, buscou-se metodologias alternativas, por meio da utilização de recursos como: Google Forms, Mentimeter, Worldometers, Padlet, GeoGebra e Kahoot. Por intermédio dessa ação pedagógica, foi possível refletir e registrar as práticas, dificuldades que surgiram, além de receber feedbacks positivos dos alunos ao final do estágio, compreendendo que mesmo diante das dificuldades contemporâneas, foi possível desenvolver a aprendizagem de forma interativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1430_TB752_08082022225259.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIARA ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Naiara Alves" "autor_email" => "naiara.alves100020@gmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }