ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UM OLHAR NOS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86912 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 455 "inscrito_id" => 975 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UM OLHAR NOS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) é considerado uma abordagem didática que pode despertar e instigar a curiosidade e pesquisa dos alunos, colocando-os como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, por meio de atividades investigativas, podemos desenvolver habilidades como o pensamento crítico, argumentação, levantamento de ideias e teste de hipóteses, características comuns da Alfabetização Científica. Sabendo disso, e da importância para formação acadêmica, crítica e social dos estudantes, esse trabalho tem como objetivo ir em busca de publicações no Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC), considerando a relevância do evento para a área, que abordem o EnCI, analisando sua importância e apresentação no processo de ensino e aprendizagem de alunos da educação básica. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e, para identificarmos os materiais, realizamos pesquisas pelos seguintes descritores: “Ensino Investigativo”; “Ensino de Ciências por Investigação”; “Ensino por Investigação”; “Abordagem Investigativa”; “Atividade Investigativa”; “Atividades Investigativas”; “Atividade Investigativa de Ciências”; “Atividade de Investigação”; “Sequência de Ensino Investigativa” e “Sequência de Ensino Investigativo”. Com isso, foram encontradas 16 produções, dentre elas identificamos trabalhos que discutem a implementação de atividades baseadas na abordagem didática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, além disso, encontramos também trabalhos que apresentam a proposta no Ensino Médio. Percebemos que o EnCI pode e deve ser trabalhado em toda a Educação Básica e auxiliar no processo de aprendizagem dos estudantes, por meio de diversas atividades. Com esse trabalho buscamos trazer as principais ideias apontadas nas pesquisas relacionadas com o EnCI, contribuindo assim para futuras pesquisas que discutam a temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID975_TB455_18092022163225.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALVINO ALVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ALVINO ALVES" "autor_email" => "alvino.araujo@aluno.uece." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86912 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 455 "inscrito_id" => 975 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UM OLHAR NOS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) é considerado uma abordagem didática que pode despertar e instigar a curiosidade e pesquisa dos alunos, colocando-os como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, por meio de atividades investigativas, podemos desenvolver habilidades como o pensamento crítico, argumentação, levantamento de ideias e teste de hipóteses, características comuns da Alfabetização Científica. Sabendo disso, e da importância para formação acadêmica, crítica e social dos estudantes, esse trabalho tem como objetivo ir em busca de publicações no Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC), considerando a relevância do evento para a área, que abordem o EnCI, analisando sua importância e apresentação no processo de ensino e aprendizagem de alunos da educação básica. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e, para identificarmos os materiais, realizamos pesquisas pelos seguintes descritores: “Ensino Investigativo”; “Ensino de Ciências por Investigação”; “Ensino por Investigação”; “Abordagem Investigativa”; “Atividade Investigativa”; “Atividades Investigativas”; “Atividade Investigativa de Ciências”; “Atividade de Investigação”; “Sequência de Ensino Investigativa” e “Sequência de Ensino Investigativo”. Com isso, foram encontradas 16 produções, dentre elas identificamos trabalhos que discutem a implementação de atividades baseadas na abordagem didática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, além disso, encontramos também trabalhos que apresentam a proposta no Ensino Médio. Percebemos que o EnCI pode e deve ser trabalhado em toda a Educação Básica e auxiliar no processo de aprendizagem dos estudantes, por meio de diversas atividades. Com esse trabalho buscamos trazer as principais ideias apontadas nas pesquisas relacionadas com o EnCI, contribuindo assim para futuras pesquisas que discutam a temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID975_TB455_18092022163225.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALVINO ALVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ALVINO ALVES" "autor_email" => "alvino.araujo@aluno.uece." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }