O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) é considerado uma abordagem didática que pode despertar e instigar a curiosidade e pesquisa dos alunos, colocando-os como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, por meio de atividades investigativas, podemos desenvolver habilidades como o pensamento crítico, argumentação, levantamento de ideias e teste de hipóteses, características comuns da Alfabetização Científica. Sabendo disso, e da importância para formação acadêmica, crítica e social dos estudantes, esse trabalho tem como objetivo ir em busca de publicações no Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC), considerando a relevância do evento para a área, que abordem o EnCI, analisando sua importância e apresentação no processo de ensino e aprendizagem de alunos da educação básica. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e, para identificarmos os materiais, realizamos pesquisas pelos seguintes descritores: “Ensino Investigativo”; “Ensino de Ciências por Investigação”; “Ensino por Investigação”; “Abordagem Investigativa”; “Atividade Investigativa”; “Atividades Investigativas”; “Atividade Investigativa de Ciências”; “Atividade de Investigação”; “Sequência de Ensino Investigativa” e “Sequência de Ensino Investigativo”. Com isso, foram encontradas 16 produções, dentre elas identificamos trabalhos que discutem a implementação de atividades baseadas na abordagem didática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, além disso, encontramos também trabalhos que apresentam a proposta no Ensino Médio. Percebemos que o EnCI pode e deve ser trabalhado em toda a Educação Básica e auxiliar no processo de aprendizagem dos estudantes, por meio de diversas atividades. Com esse trabalho buscamos trazer as principais ideias apontadas nas pesquisas relacionadas com o EnCI, contribuindo assim para futuras pesquisas que discutam a temática.