Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA DISCIPLINA ELETIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 02 - Pesquisa em Educação
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 86899
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 695
    "inscrito_id" => 1439
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA DISCIPLINA ELETIVA"
    "resumo" => "O referido trabalho tem como objetivo basilar descrever as experiências vivenciadas acerca do ensino da educação financeira em uma disciplina eletiva no novo ensino médio, apresentando os principais desafios e as perspectivas observadas acerca do olhar que os jovens tem sobre o uso do dinheiro. Nesse sentido, faz saber que no presente relato, serão evidenciadas as vivencias do ensino da educação financeira a estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antonio Francisco Duarte na cidade de Triunfo – PB, tendo como público alvo os alunos do 1º ano do ensino médio. Todavia, vale ressaltar que para a construção deste trabalho, foi feita uma consulta bibliográfica a materiais disponíveis na internet e a trabalhos acadêmicos voltados ao ensino da educação financeira, tais como: CONEF (Comitê Nacional de Educação Financeira), ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) entre outros. Dessa forma, as discussões acerca da educação financeira no ambiente escolar, vêm a cada dia ganhando mais destaque, uma vez que, a escola não é mais vista apenas como um lugar para a socialização de conhecimentos teóricos, mas sobretudo, um espaço onde crianças e jovens começam a construir a sua visão de mundo, no que diz respeito a vida em sociedade. Sendo assim, a escola tem o papel de ajudar as crianças e aos jovens a compreenderem como lidar com o dinheiro de forma consciente. Portanto, conhecer conceitos básicos da educação financeira, configura-se como um forte aliado no que concerne lidar com as constantes mudanças que podem ocorrer no padrão de vida e consumo das pessoas, pois fatores como a inflação, juros altos, desemprego, crises econômicas entre outros, fazem com que inúmeras pessoas acabem caindo na armadilha do endividamento, e na maioria dos casos, isso ocorre pelo fato dessas pessoas não saberem gerir corretamente o seu próprio orçamente financeiro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1439_TB695_11082022090127.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS LISBOA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "carlos_lisboatf@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 86899
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 695
    "inscrito_id" => 1439
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA DISCIPLINA ELETIVA"
    "resumo" => "O referido trabalho tem como objetivo basilar descrever as experiências vivenciadas acerca do ensino da educação financeira em uma disciplina eletiva no novo ensino médio, apresentando os principais desafios e as perspectivas observadas acerca do olhar que os jovens tem sobre o uso do dinheiro. Nesse sentido, faz saber que no presente relato, serão evidenciadas as vivencias do ensino da educação financeira a estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antonio Francisco Duarte na cidade de Triunfo – PB, tendo como público alvo os alunos do 1º ano do ensino médio. Todavia, vale ressaltar que para a construção deste trabalho, foi feita uma consulta bibliográfica a materiais disponíveis na internet e a trabalhos acadêmicos voltados ao ensino da educação financeira, tais como: CONEF (Comitê Nacional de Educação Financeira), ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) entre outros. Dessa forma, as discussões acerca da educação financeira no ambiente escolar, vêm a cada dia ganhando mais destaque, uma vez que, a escola não é mais vista apenas como um lugar para a socialização de conhecimentos teóricos, mas sobretudo, um espaço onde crianças e jovens começam a construir a sua visão de mundo, no que diz respeito a vida em sociedade. Sendo assim, a escola tem o papel de ajudar as crianças e aos jovens a compreenderem como lidar com o dinheiro de forma consciente. Portanto, conhecer conceitos básicos da educação financeira, configura-se como um forte aliado no que concerne lidar com as constantes mudanças que podem ocorrer no padrão de vida e consumo das pessoas, pois fatores como a inflação, juros altos, desemprego, crises econômicas entre outros, fazem com que inúmeras pessoas acabem caindo na armadilha do endividamento, e na maioria dos casos, isso ocorre pelo fato dessas pessoas não saberem gerir corretamente o seu próprio orçamente financeiro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1439_TB695_11082022090127.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS LISBOA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "carlos_lisboatf@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O referido trabalho tem como objetivo basilar descrever as experiências vivenciadas acerca do ensino da educação financeira em uma disciplina eletiva no novo ensino médio, apresentando os principais desafios e as perspectivas observadas acerca do olhar que os jovens tem sobre o uso do dinheiro. Nesse sentido, faz saber que no presente relato, serão evidenciadas as vivencias do ensino da educação financeira a estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antonio Francisco Duarte na cidade de Triunfo – PB, tendo como público alvo os alunos do 1º ano do ensino médio. Todavia, vale ressaltar que para a construção deste trabalho, foi feita uma consulta bibliográfica a materiais disponíveis na internet e a trabalhos acadêmicos voltados ao ensino da educação financeira, tais como: CONEF (Comitê Nacional de Educação Financeira), ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) entre outros. Dessa forma, as discussões acerca da educação financeira no ambiente escolar, vêm a cada dia ganhando mais destaque, uma vez que, a escola não é mais vista apenas como um lugar para a socialização de conhecimentos teóricos, mas sobretudo, um espaço onde crianças e jovens começam a construir a sua visão de mundo, no que diz respeito a vida em sociedade. Sendo assim, a escola tem o papel de ajudar as crianças e aos jovens a compreenderem como lidar com o dinheiro de forma consciente. Portanto, conhecer conceitos básicos da educação financeira, configura-se como um forte aliado no que concerne lidar com as constantes mudanças que podem ocorrer no padrão de vida e consumo das pessoas, pois fatores como a inflação, juros altos, desemprego, crises econômicas entre outros, fazem com que inúmeras pessoas acabem caindo na armadilha do endividamento, e na maioria dos casos, isso ocorre pelo fato dessas pessoas não saberem gerir corretamente o seu próprio orçamente financeiro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.