O referido trabalho tem como objetivo basilar descrever as experiências vivenciadas acerca do ensino da educação financeira em uma disciplina eletiva no novo ensino médio, apresentando os principais desafios e as perspectivas observadas acerca do olhar que os jovens tem sobre o uso do dinheiro. Nesse sentido, faz saber que no presente relato, serão evidenciadas as vivencias do ensino da educação financeira a estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antonio Francisco Duarte na cidade de Triunfo – PB, tendo como público alvo os alunos do 1º ano do ensino médio. Todavia, vale ressaltar que para a construção deste trabalho, foi feita uma consulta bibliográfica a materiais disponíveis na internet e a trabalhos acadêmicos voltados ao ensino da educação financeira, tais como: CONEF (Comitê Nacional de Educação Financeira), ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) entre outros. Dessa forma, as discussões acerca da educação financeira no ambiente escolar, vêm a cada dia ganhando mais destaque, uma vez que, a escola não é mais vista apenas como um lugar para a socialização de conhecimentos teóricos, mas sobretudo, um espaço onde crianças e jovens começam a construir a sua visão de mundo, no que diz respeito a vida em sociedade. Sendo assim, a escola tem o papel de ajudar as crianças e aos jovens a compreenderem como lidar com o dinheiro de forma consciente. Portanto, conhecer conceitos básicos da educação financeira, configura-se como um forte aliado no que concerne lidar com as constantes mudanças que podem ocorrer no padrão de vida e consumo das pessoas, pois fatores como a inflação, juros altos, desemprego, crises econômicas entre outros, fazem com que inúmeras pessoas acabem caindo na armadilha do endividamento, e na maioria dos casos, isso ocorre pelo fato dessas pessoas não saberem gerir corretamente o seu próprio orçamente financeiro.