EDUCAÇÃO E HEGEMONIA: UM OLHAR À LUZ DA TRADUTIBILIDADE GRAMSCIANA
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Nesse sentido, é mister tomar como referencial os Cadernos do Cárcere de Gramsci (1999), além de fundamentos da Filosofia da Práxis e do Materialismo Histórico Dialético. Como metodologia, utilizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico. Percebe-se, com o aprofundamento nas leituras, que o sistema capitalista não só favorece a classe dominante, como também utiliza a educação como um aparelho de manutenção hegemônica para preservar a desigualdade existente. Essa desigualdade entre a estrutura e superestrutura é nítida ao analisar um dos pilares que sustentam essa pirâmide, a Educação, que ao invés de ser igual, universal e consciente da subjetividade do ser, é reprodutivista, tecnicista, imediatista e unilateral. Essas características fortalecem o sistema capitalista alimentado de produção e reprodução, mas a luta de classes defende a possibilidade de modificar esse cenário mesmo que seja árduo, é imprescindível que haja resistência pela classe subalternizada. 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