A formação de professores no Brasil passou, durante décadas, por transformações estruturais e curriculares de acordo com decretos, projetos de leis e reformulações que surgiam a partir da necessidade de cada época. Foram feitas várias reformas na educação brasileira até chegar-se à aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabeleceu normas tanto para o Ensino Básico como para o Ensino Superior. Mesmo com avanços no processo educacional como um todo, atualmente ainda se encontra professores(as) formados em disciplinas específicas, que por necessidade e/ou falta de profissionais acabam lecionando disciplinas que não condizem com sua formação. Assim, o objetivo desta pesquisa foi conhecer a área de atuação dos professores(as) do Ensino Médio formados em Biologia das escolas públicas de Iguatu-CE. A pesquisa teve abordagem qualitativa. Os sujeitos foram dez professores de cinco escolas da rede pública estadual de ensino. A coleta de dados se deu com o uso de um questionário. Após a coleta, os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, categorizando as respostas obtidas para facilitar a compreensão e interpretação dos dados. Os resultados apontaram que existe uma certa dificuldade por parte dos docentes formados em Biologia ao lecionar outras disciplinas, como a falta de domínio dos conteúdos e o pouco tempo disponível para aprofundar seus conhecimentos em determinados assuntos. Constatou-se também que, mesmo não tendo a formação específica e enfrentando tantas dificuldades, esses docentes tem buscado estratégias para desenvolver seu trabalho da melhor forma possível.