O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve comprometer-se com a formação de estudantes no sentido da utilização do conhecimento científico em suas vidas cotidianas, desenvolvendo capacidades de compreensão e interpretação do mundo a sua volta. Neste sentido, o presente trabalho propõe um olhar sobre a construção do conhecimento científico a partir da observação das aulas remotas de Ciências de uma escola particular de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, valendo-se dos relatos de docentes. Nestes termos, a presente pesquisa lança mão de uma abordagem qualitativa e como técnica de análise, a Análise Textual Discursiva (ATD) das entrevistas realizadas com professoras que atuam no referido segmento. Foram respondidas perguntas relacionadas às suas percepções em relação as aulas de Ciências no período pandêmico durante o ano letivo de 2021, momento em que foi incorporado à rotina escolar a utilização de diferentes recursos tecnológicos, com o objetivo de dar continuidade aos processos de ensino e aprendizagem. A análise resultou na construção de duas categorias emergentes, a saber: (I) os desafios enfrentados nas aulas on-line de Ciências; e (II) as contribuições do ensino de Ciências para formação científica dos estudantes. A partir da problematização dos conteúdos de cada uma destas categorias, conclui-se que a educação em Ciências deve permitir o desenvolvimento da autonomia dos estudantes ao oportunizar seu contato com um repertório de conceitos, procedimentos e processos próprios da área das Ciências da Natureza, como investimento na formação de cidadãos aptos a enfrentarem as exigências do mundo contemporâneo que requerem cada vez mais sujeitos letrados cientificamente.