Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A AFETIVIDADE ATRAVÉS DAS TELAS: INQUIETAÇÕES A PARTIR DO PIBID – SUBPROJETO GEOGRAFIA (UNESP RIO CLARO)

Palavra-chaves: AFETIVIDADE, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Relato de Experiência(RE) ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85165
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => null
    "titulo" => "A AFETIVIDADE ATRAVÉS DAS TELAS: INQUIETAÇÕES A PARTIR DO PIBID – SUBPROJETO GEOGRAFIA (UNESP RIO CLARO)"
    "resumo" => "ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOU ANALISAR AS POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO DE VÍNCULOS AFETIVOS EM MEIO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE), IMPLANTADO EM VIRTUDE DA PANDEMIA DE COVID-19 INICIADA EM MARÇO DE 2020. A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, REALIZADO EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (CAMPUS RIO CLARO) E UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO – SÃO PAULO, BUSCOU-SE NA LITERATURA CIENTÍFICA REFERÊNCIAS TEÓRICAS ACERCA DA AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E DE ENSINO-APRENDIZAGEM, COM FOCO NO SOCIOINTERACIONISMO DE VIGOTSKY E NA PSICANÁLISE. OBSERVOU-SE QUE A AFETIVIDADE É APRESENTADA COMO PRIMORDIAL AO DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO E AO ENSINO, ESTANDO RELACIONADA À CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA DOS ALUNOS E À AQUISIÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS, ESPECIALMENTE AQUELES NECESSÁRIOS AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA. COMO FORMA DE ESTABELECIMENTO DE VÍNCULOS AFETIVOS ATRAVÉS DO ENSINO À DISTÂNCIA E DO ERE, CONSTATOU-SE NA LITERATURA E EM SALA DE AULA A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, DE FERRAMENTAS VIRTUAIS LÚDICAS (KAHOOT, MINDMEISTER, ETC.) E DE REDES E MÍDIAS SOCIAIS QUE PROPORCIONASSEM AMBIENTES CONFORTÁVEIS, INFORMAIS E DESCONTRAÍDOS, COMO O FACEBOOK, MESMO QUE EM INTERAÇÕES PRIVADAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO. ASSIM, APONTA-SE A AFETIVIDADE COMO BASILAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA EMANCIPATÓRIA E PROGRESSISTA EM QUAISQUER MODALIDADE DE ENSINO. TODAVIA, AS FORMAS DE ESTABELECIMENTO DE VÍNCULOS AFETIVOS TÊM DE SER ANALISADAS E ADAPTADAS ANTE A ASCENSÃO DOS MEIOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "AFETIVIDADE , ENSINO REMOTO EMERGENCIAL , EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "625db62696784_18042022160406.pdf"
    "created_at" => "2022-04-18 16:04:06"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MURILO DE GODOI CALDEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MURILO"
    "autor_email" => "mgc.silva@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85165
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => null
    "titulo" => "A AFETIVIDADE ATRAVÉS DAS TELAS: INQUIETAÇÕES A PARTIR DO PIBID – SUBPROJETO GEOGRAFIA (UNESP RIO CLARO)"
    "resumo" => "ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOU ANALISAR AS POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO DE VÍNCULOS AFETIVOS EM MEIO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE), IMPLANTADO EM VIRTUDE DA PANDEMIA DE COVID-19 INICIADA EM MARÇO DE 2020. A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, REALIZADO EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (CAMPUS RIO CLARO) E UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO – SÃO PAULO, BUSCOU-SE NA LITERATURA CIENTÍFICA REFERÊNCIAS TEÓRICAS ACERCA DA AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E DE ENSINO-APRENDIZAGEM, COM FOCO NO SOCIOINTERACIONISMO DE VIGOTSKY E NA PSICANÁLISE. OBSERVOU-SE QUE A AFETIVIDADE É APRESENTADA COMO PRIMORDIAL AO DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO E AO ENSINO, ESTANDO RELACIONADA À CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA DOS ALUNOS E À AQUISIÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS, ESPECIALMENTE AQUELES NECESSÁRIOS AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA. COMO FORMA DE ESTABELECIMENTO DE VÍNCULOS AFETIVOS ATRAVÉS DO ENSINO À DISTÂNCIA E DO ERE, CONSTATOU-SE NA LITERATURA E EM SALA DE AULA A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, DE FERRAMENTAS VIRTUAIS LÚDICAS (KAHOOT, MINDMEISTER, ETC.) E DE REDES E MÍDIAS SOCIAIS QUE PROPORCIONASSEM AMBIENTES CONFORTÁVEIS, INFORMAIS E DESCONTRAÍDOS, COMO O FACEBOOK, MESMO QUE EM INTERAÇÕES PRIVADAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO. ASSIM, APONTA-SE A AFETIVIDADE COMO BASILAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA EMANCIPATÓRIA E PROGRESSISTA EM QUAISQUER MODALIDADE DE ENSINO. TODAVIA, AS FORMAS DE ESTABELECIMENTO DE VÍNCULOS AFETIVOS TÊM DE SER ANALISADAS E ADAPTADAS ANTE A ASCENSÃO DOS MEIOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "AFETIVIDADE , ENSINO REMOTO EMERGENCIAL , EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "625db62696784_18042022160406.pdf"
    "created_at" => "2022-04-18 16:04:06"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MURILO DE GODOI CALDEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MURILO"
    "autor_email" => "mgc.silva@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOU ANALISAR AS POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO DE VÍNCULOS AFETIVOS EM MEIO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE), IMPLANTADO EM VIRTUDE DA PANDEMIA DE COVID-19 INICIADA EM MARÇO DE 2020. A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, REALIZADO EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (CAMPUS RIO CLARO) E UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO – SÃO PAULO, BUSCOU-SE NA LITERATURA CIENTÍFICA REFERÊNCIAS TEÓRICAS ACERCA DA AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E DE ENSINO-APRENDIZAGEM, COM FOCO NO SOCIOINTERACIONISMO DE VIGOTSKY E NA PSICANÁLISE. OBSERVOU-SE QUE A AFETIVIDADE É APRESENTADA COMO PRIMORDIAL AO DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO E AO ENSINO, ESTANDO RELACIONADA À CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA DOS ALUNOS E À AQUISIÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS, ESPECIALMENTE AQUELES NECESSÁRIOS AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA. COMO FORMA DE ESTABELECIMENTO DE VÍNCULOS AFETIVOS ATRAVÉS DO ENSINO À DISTÂNCIA E DO ERE, CONSTATOU-SE NA LITERATURA E EM SALA DE AULA A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, DE FERRAMENTAS VIRTUAIS LÚDICAS (KAHOOT, MINDMEISTER, ETC.) E DE REDES E MÍDIAS SOCIAIS QUE PROPORCIONASSEM AMBIENTES CONFORTÁVEIS, INFORMAIS E DESCONTRAÍDOS, COMO O FACEBOOK, MESMO QUE EM INTERAÇÕES PRIVADAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO. ASSIM, APONTA-SE A AFETIVIDADE COMO BASILAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA EMANCIPATÓRIA E PROGRESSISTA EM QUAISQUER MODALIDADE DE ENSINO. TODAVIA, AS FORMAS DE ESTABELECIMENTO DE VÍNCULOS AFETIVOS TÊM DE SER ANALISADAS E ADAPTADAS ANTE A ASCENSÃO DOS MEIOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.