A AFETIVIDADE ATRAVÉS DAS TELAS: INQUIETAÇÕES A PARTIR DO PIBID – SUBPROJETO GEOGRAFIA (UNESP RIO CLARO)
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85165 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => null "titulo" => "A AFETIVIDADE ATRAVÉS DAS TELAS: INQUIETAÇÕES A PARTIR DO PIBID – SUBPROJETO GEOGRAFIA (UNESP RIO CLARO)" "resumo" => "ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOU ANALISAR AS POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO DE VÍNCULOS AFETIVOS EM MEIO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE), IMPLANTADO EM VIRTUDE DA PANDEMIA DE COVID-19 INICIADA EM MARÇO DE 2020. A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, REALIZADO EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (CAMPUS RIO CLARO) E UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO – SÃO PAULO, BUSCOU-SE NA LITERATURA CIENTÍFICA REFERÊNCIAS TEÓRICAS ACERCA DA AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E DE ENSINO-APRENDIZAGEM, COM FOCO NO SOCIOINTERACIONISMO DE VIGOTSKY E NA PSICANÁLISE. OBSERVOU-SE QUE A AFETIVIDADE É APRESENTADA COMO PRIMORDIAL AO DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO E AO ENSINO, ESTANDO RELACIONADA À CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA DOS ALUNOS E À AQUISIÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS, ESPECIALMENTE AQUELES NECESSÁRIOS AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA. COMO FORMA DE ESTABELECIMENTO DE VÍNCULOS AFETIVOS ATRAVÉS DO ENSINO À DISTÂNCIA E DO ERE, CONSTATOU-SE NA LITERATURA E EM SALA DE AULA A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, DE FERRAMENTAS VIRTUAIS LÚDICAS (KAHOOT, MINDMEISTER, ETC.) E DE REDES E MÍDIAS SOCIAIS QUE PROPORCIONASSEM AMBIENTES CONFORTÁVEIS, INFORMAIS E DESCONTRAÍDOS, COMO O FACEBOOK, MESMO QUE EM INTERAÇÕES PRIVADAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO. ASSIM, APONTA-SE A AFETIVIDADE COMO BASILAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA EMANCIPATÓRIA E PROGRESSISTA EM QUAISQUER MODALIDADE DE ENSINO. TODAVIA, AS FORMAS DE ESTABELECIMENTO DE VÍNCULOS AFETIVOS TÊM DE SER ANALISADAS E ADAPTADAS ANTE A ASCENSÃO DOS MEIOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => "AFETIVIDADE , ENSINO REMOTO EMERGENCIAL , EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "625db62696784_18042022160406.pdf" "created_at" => "2022-04-18 16:04:06" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MURILO DE GODOI CALDEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MURILO" "autor_email" => "mgc.silva@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85165 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => null "titulo" => "A AFETIVIDADE ATRAVÉS DAS TELAS: INQUIETAÇÕES A PARTIR DO PIBID – SUBPROJETO GEOGRAFIA (UNESP RIO CLARO)" "resumo" => "ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOU ANALISAR AS POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO DE VÍNCULOS AFETIVOS EM MEIO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE), IMPLANTADO EM VIRTUDE DA PANDEMIA DE COVID-19 INICIADA EM MARÇO DE 2020. A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, REALIZADO EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (CAMPUS RIO CLARO) E UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO – SÃO PAULO, BUSCOU-SE NA LITERATURA CIENTÍFICA REFERÊNCIAS TEÓRICAS ACERCA DA AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E DE ENSINO-APRENDIZAGEM, COM FOCO NO SOCIOINTERACIONISMO DE VIGOTSKY E NA PSICANÁLISE. OBSERVOU-SE QUE A AFETIVIDADE É APRESENTADA COMO PRIMORDIAL AO DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO E AO ENSINO, ESTANDO RELACIONADA À CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA DOS ALUNOS E À AQUISIÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS, ESPECIALMENTE AQUELES NECESSÁRIOS AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA. COMO FORMA DE ESTABELECIMENTO DE VÍNCULOS AFETIVOS ATRAVÉS DO ENSINO À DISTÂNCIA E DO ERE, CONSTATOU-SE NA LITERATURA E EM SALA DE AULA A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, DE FERRAMENTAS VIRTUAIS LÚDICAS (KAHOOT, MINDMEISTER, ETC.) E DE REDES E MÍDIAS SOCIAIS QUE PROPORCIONASSEM AMBIENTES CONFORTÁVEIS, INFORMAIS E DESCONTRAÍDOS, COMO O FACEBOOK, MESMO QUE EM INTERAÇÕES PRIVADAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO. ASSIM, APONTA-SE A AFETIVIDADE COMO BASILAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA EMANCIPATÓRIA E PROGRESSISTA EM QUAISQUER MODALIDADE DE ENSINO. TODAVIA, AS FORMAS DE ESTABELECIMENTO DE VÍNCULOS AFETIVOS TÊM DE SER ANALISADAS E ADAPTADAS ANTE A ASCENSÃO DOS MEIOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => "AFETIVIDADE , ENSINO REMOTO EMERGENCIAL , EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "625db62696784_18042022160406.pdf" "created_at" => "2022-04-18 16:04:06" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MURILO DE GODOI CALDEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MURILO" "autor_email" => "mgc.silva@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }