DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NA ESCOLA ELOZIRA DOS SANTOS THOMÉ, RIO BRANCO – ACRE
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84680 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 543 "inscrito_id" => 1346 "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NA ESCOLA ELOZIRA DOS SANTOS THOMÉ, RIO BRANCO – ACRE" "resumo" => "AS MEDIDAS PREVENTIVAS DE CONTROLE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS RESULTARAM EM UMA RÁPIDA TRANSFORMAÇÃO NOS AMBIENTES EDUCACIONAIS, DADA A INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. NO ENTANTO, A MUDANÇA ABRUPTA DA MODALIDADE PRESENCIAL PARA O MEIO VIRTUAL NÃO FOI ACOMPANHADA DE FORMA IGUALITÁRIA PELAS DIFERENTES INSTITUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO, REFLETINDO AS DESIGUALDADES SOCIAIS E ESTRUTURAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. ESSE CENÁRIO TORNOU-SE AINDA IMPACTANTE NAS ESCOLAS SITUADAS EM REGIÕES PERIFÉRICAS E ZONAS RURAIS, ONDE A ESCASSEZ DA INTERNET E DOS DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS COMO COMPUTADORES E CELULARES SE TORNAM MAIS EVIDENTES. ESSA FALTA DE CONECTIVIDADE INVIABILIZOU O ENSINO POR MEIO DE PLATAFORMAS DE WEBCONFERÊNCIA E SISTEMAS GERADORES DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS COMO O GOOGLE MEET E GOOGLE CLASSROOM. BASEADO NO QUE FOI EXPOSTO, O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA VISA EXPOR OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES E EQUIPE GESTORA DA ESCOLA ESTADUAL ELOZIRA DOS SANTOS THOMÉ, SITUADA EM RIO BRANCO – ACRE. COMO METODOLOGIA FORAM APLICADAS ENTREVISTAS ESTRUTURADAS COM DOCENTES QUE MINISTRAM A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA E UMA VISITA PRESENCIAL À ESCOLA PARA DIALOGAR COM A EQUIPE GESTORA. TAIS INFORMAÇÕES FORAM UTILIZADAS PELA EQUIPE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – SUBPROJETO GEOGRAFIA, O QUAL FAZ PARCERIA COM A ESCOLA SELECIONADA. OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO DESSE RELATO SERVIRÃO DE APOIO PARA A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO ESCOLAR SOBRE AS ATIVIDADES DO ENSINO REMOTO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, PANDEMIA, ESCOLA PÚBLICA, RIO BRANCO, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1346_26102021232341.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR RÉGIO DA SILVA BENTO" "autor_nome_curto" => "BENTO" "autor_email" => "victor.bento@ufac.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84680 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 543 "inscrito_id" => 1346 "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NA ESCOLA ELOZIRA DOS SANTOS THOMÉ, RIO BRANCO – ACRE" "resumo" => "AS MEDIDAS PREVENTIVAS DE CONTROLE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS RESULTARAM EM UMA RÁPIDA TRANSFORMAÇÃO NOS AMBIENTES EDUCACIONAIS, DADA A INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. NO ENTANTO, A MUDANÇA ABRUPTA DA MODALIDADE PRESENCIAL PARA O MEIO VIRTUAL NÃO FOI ACOMPANHADA DE FORMA IGUALITÁRIA PELAS DIFERENTES INSTITUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO, REFLETINDO AS DESIGUALDADES SOCIAIS E ESTRUTURAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. ESSE CENÁRIO TORNOU-SE AINDA IMPACTANTE NAS ESCOLAS SITUADAS EM REGIÕES PERIFÉRICAS E ZONAS RURAIS, ONDE A ESCASSEZ DA INTERNET E DOS DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS COMO COMPUTADORES E CELULARES SE TORNAM MAIS EVIDENTES. ESSA FALTA DE CONECTIVIDADE INVIABILIZOU O ENSINO POR MEIO DE PLATAFORMAS DE WEBCONFERÊNCIA E SISTEMAS GERADORES DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS COMO O GOOGLE MEET E GOOGLE CLASSROOM. BASEADO NO QUE FOI EXPOSTO, O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA VISA EXPOR OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES E EQUIPE GESTORA DA ESCOLA ESTADUAL ELOZIRA DOS SANTOS THOMÉ, SITUADA EM RIO BRANCO – ACRE. COMO METODOLOGIA FORAM APLICADAS ENTREVISTAS ESTRUTURADAS COM DOCENTES QUE MINISTRAM A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA E UMA VISITA PRESENCIAL À ESCOLA PARA DIALOGAR COM A EQUIPE GESTORA. TAIS INFORMAÇÕES FORAM UTILIZADAS PELA EQUIPE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – SUBPROJETO GEOGRAFIA, O QUAL FAZ PARCERIA COM A ESCOLA SELECIONADA. OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO DESSE RELATO SERVIRÃO DE APOIO PARA A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO ESCOLAR SOBRE AS ATIVIDADES DO ENSINO REMOTO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, PANDEMIA, ESCOLA PÚBLICA, RIO BRANCO, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1346_26102021232341.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR RÉGIO DA SILVA BENTO" "autor_nome_curto" => "BENTO" "autor_email" => "victor.bento@ufac.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }