O FILME WALL-E COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84868 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 242 "inscrito_id" => 1215 "titulo" => "O FILME WALL-E COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O USO DA TECNOLOGIA ESTÁ CADA VEZ MAIS PRESENTE NA VIDA DAS CRIANÇAS E DOS JOVENS. OS SISTEMAS EDUCACIONAIS JÁ ERAM PRESSIONADOS A INCORPORAR O USO DE DIFERENTES RECURSOS TECNOLÓGICOS NA SALA DE AULA, DE MODO A FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. O USO DE FILMES SE APRESENTA COMO ÓTIMA METODOLOGIA PEDAGÓGICA QUE AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS DISCENTES QUANTO À COMPREENSÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS. ASSIM, REALIZAMOS UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM A TURMA DO 2° SÉRIE DA ESCOLA JEANETE SOUZA. TENDO POR OBJETIVO CONTRIBUIR PARA O APRENDIZADO E CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DA AÇÃO DO HOMEM SOBRE A NATUREZA A PARTIR DA TEMÁTICA ABORDADA NO FILME WALL-E. A ATIVIDADE FOI REALIZADA REMOTAMENTE EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19, PELO WHATSAPP, NO QUAL CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE 8 ALUNOS, E SOB NOSSA CONDUÇÃO FORAM SELECIONADAS AS PRINCIPAIS CENAS DO FILME E DISPONIBILIZADAS PARA QUE ELES PUDESSEM ASSISTIREM. POSTERIORMENTE INICIAMOS AS DISCUSSÕES, OS CONDUZINDO POR MEIO DE QUESTIONAMENTOS PREVIAMENTE ELABORADOS SOBRE O FILME EM QUESTÃO. FOI POSSÍVEL OBSERVAR A PARTIR DA DISCUSSÃO, QUE ELES ENTENDERAM A IMPORTÂNCIA DO TEMA DISCUTIDO NO FILME, ONDE SERVIU COMO BASE PARA ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE A VIVÊNCIA DO ALUNO E O ASSUNTO RETRATADO. PERCEBEMOS ENTÃO, QUE O USO DO FILME FUNCIONA COMO POTENCIAL RECURSO DIDÁTICO, POSSIBILITANDO AO DOCENTE ESTIMULAR ALÉM DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PRESERVAÇÃO DO PLANETA, O PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO DOS ESTUDANTES, CONTRIBUINDO DESSE MODO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, RECURSOS TECNOLÓGICOS, CONHECIMENTO CIENTÍFICO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1215_26102021112308.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULIANNE SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PAULIANNE" "autor_email" => "pauliannesantos@ufpi.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84868 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 242 "inscrito_id" => 1215 "titulo" => "O FILME WALL-E COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O USO DA TECNOLOGIA ESTÁ CADA VEZ MAIS PRESENTE NA VIDA DAS CRIANÇAS E DOS JOVENS. OS SISTEMAS EDUCACIONAIS JÁ ERAM PRESSIONADOS A INCORPORAR O USO DE DIFERENTES RECURSOS TECNOLÓGICOS NA SALA DE AULA, DE MODO A FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. O USO DE FILMES SE APRESENTA COMO ÓTIMA METODOLOGIA PEDAGÓGICA QUE AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS DISCENTES QUANTO À COMPREENSÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS. ASSIM, REALIZAMOS UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM A TURMA DO 2° SÉRIE DA ESCOLA JEANETE SOUZA. TENDO POR OBJETIVO CONTRIBUIR PARA O APRENDIZADO E CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DA AÇÃO DO HOMEM SOBRE A NATUREZA A PARTIR DA TEMÁTICA ABORDADA NO FILME WALL-E. A ATIVIDADE FOI REALIZADA REMOTAMENTE EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19, PELO WHATSAPP, NO QUAL CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE 8 ALUNOS, E SOB NOSSA CONDUÇÃO FORAM SELECIONADAS AS PRINCIPAIS CENAS DO FILME E DISPONIBILIZADAS PARA QUE ELES PUDESSEM ASSISTIREM. POSTERIORMENTE INICIAMOS AS DISCUSSÕES, OS CONDUZINDO POR MEIO DE QUESTIONAMENTOS PREVIAMENTE ELABORADOS SOBRE O FILME EM QUESTÃO. FOI POSSÍVEL OBSERVAR A PARTIR DA DISCUSSÃO, QUE ELES ENTENDERAM A IMPORTÂNCIA DO TEMA DISCUTIDO NO FILME, ONDE SERVIU COMO BASE PARA ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE A VIVÊNCIA DO ALUNO E O ASSUNTO RETRATADO. PERCEBEMOS ENTÃO, QUE O USO DO FILME FUNCIONA COMO POTENCIAL RECURSO DIDÁTICO, POSSIBILITANDO AO DOCENTE ESTIMULAR ALÉM DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PRESERVAÇÃO DO PLANETA, O PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO DOS ESTUDANTES, CONTRIBUINDO DESSE MODO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, RECURSOS TECNOLÓGICOS, CONHECIMENTO CIENTÍFICO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1215_26102021112308.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULIANNE SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PAULIANNE" "autor_email" => "pauliannesantos@ufpi.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }