AS DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE
PANDEMIA DO COVID-19: EXPERIÊNCIAS E RELATOS
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84630 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 521 "inscrito_id" => 1966 "titulo" => """ AS DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE\r\n PANDEMIA DO COVID-19: EXPERIÊNCIAS E RELATOS """ "resumo" => "NO CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID, O ENSINO REMOTO SE APROPRIOU DE FERRAMENTAS E CONHECIMENTOS PRÉVIOS DO EAD, CONTUDO, A MUDANÇA OBRIGATÓRIA E REPENTINA TROUXE MUITOS PROBLEMAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM, COMO DESÂNIMO POR PARTE DOS ALUNOS, DIFICULDADES COM AS NOVAS TECNOLOGIAS E PROBLEMAS DE ACESSO À INTERNET. NESSE CONTEXTO, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO ESCOLAR PROPOSTAS PELO PIBID DERAM LUGAR ÀS ATIVIDADES MOTIVADORAS QUE AUXILIASSEM OS PROFESSORES NA BUSCA ATIVA DOS ALUNOS E NA REDUÇÃO DA DESMOTIVAÇÃO E/OU EVASÃO ESCOLAR. O PRESENTE TRABALHO RELATA SOBRE AS DIFICULDADES DE INTERAÇÃO COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021, NUMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR REALIZADA PELA EQUIPE PIBID/UFSCAR - CAMPUS SOROCABA, PELAS ÁREAS DE BIOLOGIA E FÍSICA. APÓS A BAIXA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROJETO ORIGINAL, HOUVE A MOTIVAÇÃO EM BUSCAR IMPRESSÕES DOS PROFISSIONAIS DE ENSINO ACERCA DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL E SEUS EFEITOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. BUSCOU-SE AS PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DE CADA NÍVEL EDUCACIONAL E, ASSIM, OS MATERIAIS DE ENTREVISTA FORAM REUNIDOS EM UM PODCAST E DISPONIBILIZADO PARA A ESCOLA. ATRAVÉS DAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE O PROBLEMA NA RELAÇÃO COM OS ALUNOS NÃO ERA EXCLUSIVO DA ESCOLA PARCEIRA DO PROJETO, MAS DE OUTRAS ESCOLAS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. O RELATO DOS PROFESSORES CORROBORA AS OBSERVAÇÕES DOS PIBIDIANOS QUANTO À DIFICULDADE DE SOCIALIZAÇÃO DOS ALUNOS. É UNÂNIME, ENTRE ENTREVISTADOS E ENTREVISTADORES, AFIRMAR QUE AS ESCOLAS NÃO ESTAVAM COMPLETAMENTE ESTRUTURADAS PARA AS DINÂMICAS DE UM ENSINO REMOTO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, ENTREVISTA, PIBID, PODCAST, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1966_26102021225218.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NICOLLAS HENRIQUE ALLIEN" "autor_nome_curto" => "NICOLLAS" "autor_email" => "nicollas@estudante.ufscar" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84630 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 521 "inscrito_id" => 1966 "titulo" => """ AS DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE\r\n PANDEMIA DO COVID-19: EXPERIÊNCIAS E RELATOS """ "resumo" => "NO CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID, O ENSINO REMOTO SE APROPRIOU DE FERRAMENTAS E CONHECIMENTOS PRÉVIOS DO EAD, CONTUDO, A MUDANÇA OBRIGATÓRIA E REPENTINA TROUXE MUITOS PROBLEMAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM, COMO DESÂNIMO POR PARTE DOS ALUNOS, DIFICULDADES COM AS NOVAS TECNOLOGIAS E PROBLEMAS DE ACESSO À INTERNET. NESSE CONTEXTO, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO ESCOLAR PROPOSTAS PELO PIBID DERAM LUGAR ÀS ATIVIDADES MOTIVADORAS QUE AUXILIASSEM OS PROFESSORES NA BUSCA ATIVA DOS ALUNOS E NA REDUÇÃO DA DESMOTIVAÇÃO E/OU EVASÃO ESCOLAR. O PRESENTE TRABALHO RELATA SOBRE AS DIFICULDADES DE INTERAÇÃO COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021, NUMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR REALIZADA PELA EQUIPE PIBID/UFSCAR - CAMPUS SOROCABA, PELAS ÁREAS DE BIOLOGIA E FÍSICA. APÓS A BAIXA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROJETO ORIGINAL, HOUVE A MOTIVAÇÃO EM BUSCAR IMPRESSÕES DOS PROFISSIONAIS DE ENSINO ACERCA DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL E SEUS EFEITOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. BUSCOU-SE AS PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DE CADA NÍVEL EDUCACIONAL E, ASSIM, OS MATERIAIS DE ENTREVISTA FORAM REUNIDOS EM UM PODCAST E DISPONIBILIZADO PARA A ESCOLA. ATRAVÉS DAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE O PROBLEMA NA RELAÇÃO COM OS ALUNOS NÃO ERA EXCLUSIVO DA ESCOLA PARCEIRA DO PROJETO, MAS DE OUTRAS ESCOLAS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. O RELATO DOS PROFESSORES CORROBORA AS OBSERVAÇÕES DOS PIBIDIANOS QUANTO À DIFICULDADE DE SOCIALIZAÇÃO DOS ALUNOS. É UNÂNIME, ENTRE ENTREVISTADOS E ENTREVISTADORES, AFIRMAR QUE AS ESCOLAS NÃO ESTAVAM COMPLETAMENTE ESTRUTURADAS PARA AS DINÂMICAS DE UM ENSINO REMOTO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, ENTREVISTA, PIBID, PODCAST, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1966_26102021225218.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NICOLLAS HENRIQUE ALLIEN" "autor_nome_curto" => "NICOLLAS" "autor_email" => "nicollas@estudante.ufscar" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }