GEOGAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84787 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 440 "inscrito_id" => 1185 "titulo" => "GEOGAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "DIANTE DO CONTEXTO ATÍPICO DECORRENTE DA PANDEMIA DE COVID-19 O ENSINO, COMO UM TODO, TEVE QUE PASSAR POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES, DENTRE ESTAS AS ESTRATÉGICAS DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS PRÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO GEOGAMIFICAÇÃO PELOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA, DO CENTRO DE HUMANIDADES/CH DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB, NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EEEF ANTENOR NAVARRO, GUARABIRA/PB. O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA É DE CARÁTER DESCRITIVO E ANALÍTICO, POIS DESCREVE A PRÁTICA DOS RESIDENTES PEDAGÓGICOS PARTICIPANTES NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO GEOGAMIFICAÇÃO E TRAZ AS REFLEXÕES ACERCA DO REFERIDO PROJETO AO LONGO DO SEU DESENVOLVIMENTO. A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS PROMOVEU NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA UMA APRENDIZAGEM MAIS PRAZEROSA, FACILITOU A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS E POTENCIALIZOU O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES. A PRÁTICA CONTRIBUIU PARA SUPERAR LACUNAS PRESENTES NAS AULAS REMOTAS, BEM COMO INSTIGAR OS EDUCANDOS A REFLETIREM SOBRE OS CONTEÚDOS EXPOSTOS EM SALA DE AULA. A INSERÇÃO DE JOGOS COMO FORMA DE INSTIGAR OS EDUCANDOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO, COMPROVOU SER UMA ESTRATÉGIA MUITO POSITIVA, POIS DESPERTOU O INTERESSE E ATENÇÃO DOS ESTUDANTES, PROPORCIONANDO UMA RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASTANTE SIGNIFICATIVA E DINÂMICA." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, GEOGAMIFICAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1185_26102021204947.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEBASTIÃO CIPRIANO LOPES NETO" "autor_nome_curto" => "SEBASTIÃO" "autor_email" => "sebastiao.neto@aluno.uepb" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84787 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 440 "inscrito_id" => 1185 "titulo" => "GEOGAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "DIANTE DO CONTEXTO ATÍPICO DECORRENTE DA PANDEMIA DE COVID-19 O ENSINO, COMO UM TODO, TEVE QUE PASSAR POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES, DENTRE ESTAS AS ESTRATÉGICAS DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS PRÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO GEOGAMIFICAÇÃO PELOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA, DO CENTRO DE HUMANIDADES/CH DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB, NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EEEF ANTENOR NAVARRO, GUARABIRA/PB. O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA É DE CARÁTER DESCRITIVO E ANALÍTICO, POIS DESCREVE A PRÁTICA DOS RESIDENTES PEDAGÓGICOS PARTICIPANTES NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO GEOGAMIFICAÇÃO E TRAZ AS REFLEXÕES ACERCA DO REFERIDO PROJETO AO LONGO DO SEU DESENVOLVIMENTO. A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS PROMOVEU NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA UMA APRENDIZAGEM MAIS PRAZEROSA, FACILITOU A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS E POTENCIALIZOU O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES. A PRÁTICA CONTRIBUIU PARA SUPERAR LACUNAS PRESENTES NAS AULAS REMOTAS, BEM COMO INSTIGAR OS EDUCANDOS A REFLETIREM SOBRE OS CONTEÚDOS EXPOSTOS EM SALA DE AULA. A INSERÇÃO DE JOGOS COMO FORMA DE INSTIGAR OS EDUCANDOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO, COMPROVOU SER UMA ESTRATÉGIA MUITO POSITIVA, POIS DESPERTOU O INTERESSE E ATENÇÃO DOS ESTUDANTES, PROPORCIONANDO UMA RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASTANTE SIGNIFICATIVA E DINÂMICA." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, GEOGAMIFICAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1185_26102021204947.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEBASTIÃO CIPRIANO LOPES NETO" "autor_nome_curto" => "SEBASTIÃO" "autor_email" => "sebastiao.neto@aluno.uepb" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }