SABE-SE QUE AS ATIVIDADES CORPORAIS ASSUMEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, POIS VALORIZAM O CORPO NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO E NA APRENDIZAGEM ESCOLAR. DESSA FORMA, A PSICOMOTRICIDADE PODE CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO À MEDIDA QUE PROPORCIONA AS CRIANÇAS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE SE PERCEBA COMO REALIDADE CORPORAL. VÁRIOS ESTUDOS DESTACAM QUE O CORPO É BASE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E A APRENDIZAGEM ESCOLAR E, ALÉM DISSO, PREVINE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS. DIANTE DESSAS CONSIDERAÇÕES O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ELABORAR UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOMOTORA DE CARÁTER CONSTRUTIVISTA COM ÊNFASE NO PROCESSO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, BUSCAMOS COMPREENDER AS BASES TEÓRICAS DESSA PESQUISA, REALIZANDO UM BREVE HISTÓRICO DA PSICOMOTRICIDADE, BEM COMO A DESCRIÇÃO DOS FATORES PSICOMOTORES E SUA FUNCIONALIDADE. ALÉM DISSO, DISCUTIMOS OS RESULTADOS DE INVESTIGAÇÕES, NO PERÍODO ENTRE 2005 A 2020, QUE MOSTRAM A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E APRENDIZAGEM DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TAMBÉM, EXPLICITAMOS O PROCESSO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA, CONCEITO DA TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, QUE SERVIU DE BASE TEÓRICA E TAMBÉM METODOLÓGICA PARA ELABORAÇÃO DO CONJUNTO DE ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO PSICOMOTORA. CONCLUÍMOS QUE, O PROCESSO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA JUNTAMENTE COM AS ATIVIDADES PSICOMOTORAS PODE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO ÍNTEGRO DO SUJEITO E CONSECUTIVAMENTE ATUA PARA A PREVENÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, COMO BENEFÍCIO PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.