TOMADA DE CONSCIÊNCIA E PSICOMOTRICIDADE: UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85039 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 595 "inscrito_id" => 1278 "titulo" => "TOMADA DE CONSCIÊNCIA E PSICOMOTRICIDADE: UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA" "resumo" => "SABE-SE QUE AS ATIVIDADES CORPORAIS ASSUMEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, POIS VALORIZAM O CORPO NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO E NA APRENDIZAGEM ESCOLAR. DESSA FORMA, A PSICOMOTRICIDADE PODE CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO À MEDIDA QUE PROPORCIONA AS CRIANÇAS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE SE PERCEBA COMO REALIDADE CORPORAL. VÁRIOS ESTUDOS DESTACAM QUE O CORPO É BASE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E A APRENDIZAGEM ESCOLAR E, ALÉM DISSO, PREVINE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS. DIANTE DESSAS CONSIDERAÇÕES O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ELABORAR UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOMOTORA DE CARÁTER CONSTRUTIVISTA COM ÊNFASE NO PROCESSO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, BUSCAMOS COMPREENDER AS BASES TEÓRICAS DESSA PESQUISA, REALIZANDO UM BREVE HISTÓRICO DA PSICOMOTRICIDADE, BEM COMO A DESCRIÇÃO DOS FATORES PSICOMOTORES E SUA FUNCIONALIDADE. ALÉM DISSO, DISCUTIMOS OS RESULTADOS DE INVESTIGAÇÕES, NO PERÍODO ENTRE 2005 A 2020, QUE MOSTRAM A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E APRENDIZAGEM DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TAMBÉM, EXPLICITAMOS O PROCESSO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA, CONCEITO DA TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, QUE SERVIU DE BASE TEÓRICA E TAMBÉM METODOLÓGICA PARA ELABORAÇÃO DO CONJUNTO DE ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO PSICOMOTORA. CONCLUÍMOS QUE, O PROCESSO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA JUNTAMENTE COM AS ATIVIDADES PSICOMOTORAS PODE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO ÍNTEGRO DO SUJEITO E CONSECUTIVAMENTE ATUA PARA A PREVENÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, COMO BENEFÍCIO PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PSICOMOTRICIDADE, TOMADA DE CONSCIÊNCIA, LEITURA E ESCRITA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1278_05112021125354.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN BENTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELLEN" "autor_email" => "ellenoliveira2329@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85039 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 595 "inscrito_id" => 1278 "titulo" => "TOMADA DE CONSCIÊNCIA E PSICOMOTRICIDADE: UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA" "resumo" => "SABE-SE QUE AS ATIVIDADES CORPORAIS ASSUMEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, POIS VALORIZAM O CORPO NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO E NA APRENDIZAGEM ESCOLAR. DESSA FORMA, A PSICOMOTRICIDADE PODE CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO À MEDIDA QUE PROPORCIONA AS CRIANÇAS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE SE PERCEBA COMO REALIDADE CORPORAL. VÁRIOS ESTUDOS DESTACAM QUE O CORPO É BASE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E A APRENDIZAGEM ESCOLAR E, ALÉM DISSO, PREVINE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS. DIANTE DESSAS CONSIDERAÇÕES O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ELABORAR UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOMOTORA DE CARÁTER CONSTRUTIVISTA COM ÊNFASE NO PROCESSO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, BUSCAMOS COMPREENDER AS BASES TEÓRICAS DESSA PESQUISA, REALIZANDO UM BREVE HISTÓRICO DA PSICOMOTRICIDADE, BEM COMO A DESCRIÇÃO DOS FATORES PSICOMOTORES E SUA FUNCIONALIDADE. ALÉM DISSO, DISCUTIMOS OS RESULTADOS DE INVESTIGAÇÕES, NO PERÍODO ENTRE 2005 A 2020, QUE MOSTRAM A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E APRENDIZAGEM DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TAMBÉM, EXPLICITAMOS O PROCESSO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA, CONCEITO DA TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, QUE SERVIU DE BASE TEÓRICA E TAMBÉM METODOLÓGICA PARA ELABORAÇÃO DO CONJUNTO DE ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO PSICOMOTORA. CONCLUÍMOS QUE, O PROCESSO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA JUNTAMENTE COM AS ATIVIDADES PSICOMOTORAS PODE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO ÍNTEGRO DO SUJEITO E CONSECUTIVAMENTE ATUA PARA A PREVENÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, COMO BENEFÍCIO PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PSICOMOTRICIDADE, TOMADA DE CONSCIÊNCIA, LEITURA E ESCRITA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1278_05112021125354.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN BENTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELLEN" "autor_email" => "ellenoliveira2329@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }