ESSE ESTUDO OBJETIVA DISCUTIR A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS (INSTAGRAM) E MONITORIA VIRTUAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA MEDIANTE A EPIDEMIA DA COVID-19, EM DECORRÊNCIA DA PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA PELOS ALUNOS DO PIBID-UNIFEI 2020 EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ITAJUBÁ-MINAS GERAIS. OS DADOS FORAM ELABORADOS A PARTIR DE OBSERVAÇÕES QUALITATIVAS. OS PIBIDIANOS CRIARAM UM PERFIL NO INSTAGRAM CHAMADO QUIMIXPLICA E PROPUSERAM UMA MONITORIA VIRTUAL PARA OS ALUNOS DO 2°ANO DO ENSINO MÉDIO. OS RESULTADOS, NO QUE TANGE A REDES SOCIAIS DIGITAIS, PROPICIOU A DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDO CIENTÍFICO E UMA RÁPIDA ADESÃO DE VÁRIOS SEGUIDORES EVIDENCIANDO UMA ALTA INTERAÇÃO ENTRE OS USUÁRIOS. REFERENTE A MONITORIA VERIFICOU-SE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA E INTERESSE PELO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS DA ESCOLA EM ESTUDO, MAS SÓ PARTICIPARAM AQUELES QUE TINHAM ACESSO À INTERNET RÁPIDA. ASSIM, EVIDENCIOU-SE QUE A INEXISTÊNCIA DE ACESSO UNIVERSAL PROVOCA EFEITOS NEGATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA E DAS DEMAIS ÁREAS DO CONHECIMENTO. DESTA FORMA, CONCLUI-SE QUE O USO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS CONTRIBUIU POSITIVAMENTE PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA E PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, NO ENTANTO, PARA UMA MAIOR EFICIÊNCIA DO PROCESSO FAZ-SE NECESSÁRIO A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO UNIVERSAL AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO