USO DE REDES SOCIAIS DIGITAIS E MONITORIA VIRTUAL COMO FERRAMENTA AO ENSINO DE QUÍMICA NO PIBID UNIFEI – RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85059 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 572 "inscrito_id" => 1829 "titulo" => "USO DE REDES SOCIAIS DIGITAIS E MONITORIA VIRTUAL COMO FERRAMENTA AO ENSINO DE QUÍMICA NO PIBID UNIFEI – RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "ESSE ESTUDO OBJETIVA DISCUTIR A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS (INSTAGRAM) E MONITORIA VIRTUAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA MEDIANTE A EPIDEMIA DA COVID-19, EM DECORRÊNCIA DA PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA PELOS ALUNOS DO PIBID-UNIFEI 2020 EM\u{A0} TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ITAJUBÁ-MINAS GERAIS. OS DADOS FORAM ELABORADOS A PARTIR DE OBSERVAÇÕES QUALITATIVAS. OS PIBIDIANOS CRIARAM UM PERFIL NO INSTAGRAM CHAMADO QUIMIXPLICA E PROPUSERAM UMA MONITORIA VIRTUAL PARA OS ALUNOS DO 2°ANO DO ENSINO MÉDIO. OS RESULTADOS, NO QUE TANGE A REDES SOCIAIS DIGITAIS, PROPICIOU A DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDO CIENTÍFICO E UMA RÁPIDA ADESÃO DE VÁRIOS SEGUIDORES EVIDENCIANDO UMA ALTA INTERAÇÃO ENTRE OS USUÁRIOS. REFERENTE A MONITORIA VERIFICOU-SE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA E INTERESSE PELO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS DA ESCOLA EM ESTUDO, MAS SÓ PARTICIPARAM AQUELES QUE TINHAM ACESSO À INTERNET RÁPIDA. ASSIM, EVIDENCIOU-SE QUE\u{A0} A\u{A0} INEXISTÊNCIA DE ACESSO UNIVERSAL PROVOCA EFEITOS NEGATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA E DAS DEMAIS ÁREAS DO CONHECIMENTO. DESTA FORMA, CONCLUI-SE QUE O USO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS CONTRIBUIU POSITIVAMENTE PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA E PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, NO ENTANTO, PARA UMA MAIOR EFICIÊNCIA DO PROCESSO FAZ-SE NECESSÁRIO A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO UNIVERSAL AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO" "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "REDES SOCIAIS DIGITAIS, MONITORIA DIGITAL, ENSINO DE QUÍMICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID1829_26102021235756.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAYNE MARA VILAS BOAS BATISTA" "autor_nome_curto" => "JAYNE" "autor_email" => "jaynemara5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIFEI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85059 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 572 "inscrito_id" => 1829 "titulo" => "USO DE REDES SOCIAIS DIGITAIS E MONITORIA VIRTUAL COMO FERRAMENTA AO ENSINO DE QUÍMICA NO PIBID UNIFEI – RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "ESSE ESTUDO OBJETIVA DISCUTIR A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS (INSTAGRAM) E MONITORIA VIRTUAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA MEDIANTE A EPIDEMIA DA COVID-19, EM DECORRÊNCIA DA PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA PELOS ALUNOS DO PIBID-UNIFEI 2020 EM\u{A0} TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ITAJUBÁ-MINAS GERAIS. OS DADOS FORAM ELABORADOS A PARTIR DE OBSERVAÇÕES QUALITATIVAS. OS PIBIDIANOS CRIARAM UM PERFIL NO INSTAGRAM CHAMADO QUIMIXPLICA E PROPUSERAM UMA MONITORIA VIRTUAL PARA OS ALUNOS DO 2°ANO DO ENSINO MÉDIO. OS RESULTADOS, NO QUE TANGE A REDES SOCIAIS DIGITAIS, PROPICIOU A DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDO CIENTÍFICO E UMA RÁPIDA ADESÃO DE VÁRIOS SEGUIDORES EVIDENCIANDO UMA ALTA INTERAÇÃO ENTRE OS USUÁRIOS. REFERENTE A MONITORIA VERIFICOU-SE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA E INTERESSE PELO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS DA ESCOLA EM ESTUDO, MAS SÓ PARTICIPARAM AQUELES QUE TINHAM ACESSO À INTERNET RÁPIDA. ASSIM, EVIDENCIOU-SE QUE\u{A0} A\u{A0} INEXISTÊNCIA DE ACESSO UNIVERSAL PROVOCA EFEITOS NEGATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA E DAS DEMAIS ÁREAS DO CONHECIMENTO. DESTA FORMA, CONCLUI-SE QUE O USO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS CONTRIBUIU POSITIVAMENTE PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA E PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, NO ENTANTO, PARA UMA MAIOR EFICIÊNCIA DO PROCESSO FAZ-SE NECESSÁRIO A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO UNIVERSAL AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO" "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "REDES SOCIAIS DIGITAIS, MONITORIA DIGITAL, ENSINO DE QUÍMICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID1829_26102021235756.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAYNE MARA VILAS BOAS BATISTA" "autor_nome_curto" => "JAYNE" "autor_email" => "jaynemara5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIFEI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }