Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

USO DE REDES SOCIAIS DIGITAIS E MONITORIA VIRTUAL COMO FERRAMENTA AO ENSINO DE QUÍMICA NO PIBID UNIFEI – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: REDES SOCIAIS DIGITAIS, MONITORIA DIGITAL, ENSINO DE QUÍMICA, , Relato de Experiência(RE) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85059
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 572
    "inscrito_id" => 1829
    "titulo" => "USO DE REDES SOCIAIS DIGITAIS E MONITORIA VIRTUAL COMO FERRAMENTA AO ENSINO DE QUÍMICA NO PIBID UNIFEI – RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "ESSE ESTUDO OBJETIVA DISCUTIR A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS (INSTAGRAM) E MONITORIA VIRTUAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA MEDIANTE A EPIDEMIA DA COVID-19, EM DECORRÊNCIA DA PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA PELOS ALUNOS DO PIBID-UNIFEI 2020 EM\u{A0} TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ITAJUBÁ-MINAS GERAIS. OS DADOS FORAM ELABORADOS A PARTIR DE OBSERVAÇÕES QUALITATIVAS. OS PIBIDIANOS CRIARAM UM PERFIL NO INSTAGRAM CHAMADO QUIMIXPLICA E PROPUSERAM UMA MONITORIA VIRTUAL PARA OS ALUNOS DO 2°ANO DO ENSINO MÉDIO. OS RESULTADOS, NO QUE TANGE A REDES SOCIAIS DIGITAIS, PROPICIOU A DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDO CIENTÍFICO E UMA RÁPIDA ADESÃO DE VÁRIOS SEGUIDORES EVIDENCIANDO UMA ALTA INTERAÇÃO ENTRE OS USUÁRIOS. REFERENTE A MONITORIA VERIFICOU-SE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA E INTERESSE PELO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS DA ESCOLA EM ESTUDO, MAS SÓ PARTICIPARAM AQUELES QUE TINHAM ACESSO À INTERNET RÁPIDA. ASSIM, EVIDENCIOU-SE QUE\u{A0} A\u{A0} INEXISTÊNCIA DE ACESSO UNIVERSAL PROVOCA EFEITOS NEGATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA E DAS DEMAIS ÁREAS DO CONHECIMENTO. DESTA FORMA, CONCLUI-SE QUE O USO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS CONTRIBUIU POSITIVAMENTE PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA E PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, NO ENTANTO, PARA UMA MAIOR EFICIÊNCIA DO PROCESSO FAZ-SE NECESSÁRIO A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO UNIVERSAL AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO"
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "REDES SOCIAIS DIGITAIS, MONITORIA DIGITAL, ENSINO DE QUÍMICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID1829_26102021235756.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAYNE MARA VILAS BOAS BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "JAYNE"
    "autor_email" => "jaynemara5@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIFEI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85059
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 572
    "inscrito_id" => 1829
    "titulo" => "USO DE REDES SOCIAIS DIGITAIS E MONITORIA VIRTUAL COMO FERRAMENTA AO ENSINO DE QUÍMICA NO PIBID UNIFEI – RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "ESSE ESTUDO OBJETIVA DISCUTIR A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS (INSTAGRAM) E MONITORIA VIRTUAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA MEDIANTE A EPIDEMIA DA COVID-19, EM DECORRÊNCIA DA PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA PELOS ALUNOS DO PIBID-UNIFEI 2020 EM\u{A0} TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ITAJUBÁ-MINAS GERAIS. OS DADOS FORAM ELABORADOS A PARTIR DE OBSERVAÇÕES QUALITATIVAS. OS PIBIDIANOS CRIARAM UM PERFIL NO INSTAGRAM CHAMADO QUIMIXPLICA E PROPUSERAM UMA MONITORIA VIRTUAL PARA OS ALUNOS DO 2°ANO DO ENSINO MÉDIO. OS RESULTADOS, NO QUE TANGE A REDES SOCIAIS DIGITAIS, PROPICIOU A DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDO CIENTÍFICO E UMA RÁPIDA ADESÃO DE VÁRIOS SEGUIDORES EVIDENCIANDO UMA ALTA INTERAÇÃO ENTRE OS USUÁRIOS. REFERENTE A MONITORIA VERIFICOU-SE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA E INTERESSE PELO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS DA ESCOLA EM ESTUDO, MAS SÓ PARTICIPARAM AQUELES QUE TINHAM ACESSO À INTERNET RÁPIDA. ASSIM, EVIDENCIOU-SE QUE\u{A0} A\u{A0} INEXISTÊNCIA DE ACESSO UNIVERSAL PROVOCA EFEITOS NEGATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA E DAS DEMAIS ÁREAS DO CONHECIMENTO. DESTA FORMA, CONCLUI-SE QUE O USO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS CONTRIBUIU POSITIVAMENTE PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA E PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, NO ENTANTO, PARA UMA MAIOR EFICIÊNCIA DO PROCESSO FAZ-SE NECESSÁRIO A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO UNIVERSAL AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO"
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "REDES SOCIAIS DIGITAIS, MONITORIA DIGITAL, ENSINO DE QUÍMICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID1829_26102021235756.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAYNE MARA VILAS BOAS BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "JAYNE"
    "autor_email" => "jaynemara5@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIFEI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

ESSE ESTUDO OBJETIVA DISCUTIR A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS (INSTAGRAM) E MONITORIA VIRTUAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA MEDIANTE A EPIDEMIA DA COVID-19, EM DECORRÊNCIA DA PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA PELOS ALUNOS DO PIBID-UNIFEI 2020 EM  TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ITAJUBÁ-MINAS GERAIS. OS DADOS FORAM ELABORADOS A PARTIR DE OBSERVAÇÕES QUALITATIVAS. OS PIBIDIANOS CRIARAM UM PERFIL NO INSTAGRAM CHAMADO QUIMIXPLICA E PROPUSERAM UMA MONITORIA VIRTUAL PARA OS ALUNOS DO 2°ANO DO ENSINO MÉDIO. OS RESULTADOS, NO QUE TANGE A REDES SOCIAIS DIGITAIS, PROPICIOU A DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDO CIENTÍFICO E UMA RÁPIDA ADESÃO DE VÁRIOS SEGUIDORES EVIDENCIANDO UMA ALTA INTERAÇÃO ENTRE OS USUÁRIOS. REFERENTE A MONITORIA VERIFICOU-SE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA E INTERESSE PELO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS DA ESCOLA EM ESTUDO, MAS SÓ PARTICIPARAM AQUELES QUE TINHAM ACESSO À INTERNET RÁPIDA. ASSIM, EVIDENCIOU-SE QUE  A  INEXISTÊNCIA DE ACESSO UNIVERSAL PROVOCA EFEITOS NEGATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA E DAS DEMAIS ÁREAS DO CONHECIMENTO. DESTA FORMA, CONCLUI-SE QUE O USO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS CONTRIBUIU POSITIVAMENTE PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA E PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, NO ENTANTO, PARA UMA MAIOR EFICIÊNCIA DO PROCESSO FAZ-SE NECESSÁRIO A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO UNIVERSAL AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.