O ENSINO REMOTO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SEUS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DOS JOVENS-ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84864 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 719 "inscrito_id" => 2248 "titulo" => "O ENSINO REMOTO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SEUS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DOS JOVENS-ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "resumo" => "A PESQUISA EM ANDAMENTO RESULTA DE UM PROJETO DE PIBIC, SENDO FINANCIADA PELA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA NO ESTADO DE ALAGOAS (FAPEAL), A QUAL OBJETIVA INVESTIGAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MOBILIZADAS PELOS DOCENTES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) E OS IMPACTOS DESSAS PRÁTICAS NAS APRENDIZAGENS DOS JOVENS-ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO (EMI) DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS/CAMPUS ARAPIRACA. OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO OS DOCENTES DE LP E OS JOVENS DOS CURSOS DE INFORMÁTICA E ELETROELETRÔNICA, OS QUAIS NO ANO DE 2020 CURSARAM O 2º ANO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). METODOLOGICAMENTE, A INVESTIGAÇÃO CONSISTE EM UM ESTUDO DE CASO DE CUNHO QUALITATIVO E DE NATUREZA BÁSICA. O TRATAMENTO E ANÁLISE DOS DADOS SE DARÁ COM BASE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO. AS PRIMEIRAS COLETAS EVIDENCIAM QUE OS ESTUDANTES APRESENTAM-SE DIVIDIDOS ENTRE AQUELES QUE NÃO SE SENTEM NADA BEM COM O ERE, VISTO QUE NÃO SE ADAPTAM AO ESTUDO NÃO PRESENCIAL, SENTEM A FALTA DOS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E NÃO CONSEGUEM APRENDER E OS QUE SE SENTEM BEM, VISTO QUE JÁ CONSEGUEM CONVIVER COM O ENSINO NÃO PRESENCIAL. É POSSÍVEL INFERIR QUE OS ESTUDANTES TÊM MUITO A DIZER SOBRE O ERE, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LP E SUAS APRENDIZAGENS. ACREDITA-SE QUE A CONTINUIDADE DA PESQUISA EVIDENCIARÁ DIFERENTES COMPREENSÕES NO TOCANTE ÀS PRÁTICAS ESCOLARES EM DIÁLOGO COM AS TECNOLOGIAS NA VIDA DAS JUVENTUDES DO EMI, O QUE CONTRIBUIRÁ COM OS ESTUDOS QUE INVESTIGAM O TRABALHO ESCOLAR NA PANDEMIA E DE ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL., JUVENTUDES., PRÁTICAS PEDAGÓGICAS., ENSINO MÉDIO INTEGRADO., ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID2248_18112021170648.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JUSSARA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "JUSSARA" "autor_email" => "mjs12@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS ARAPIRACA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84864 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 719 "inscrito_id" => 2248 "titulo" => "O ENSINO REMOTO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SEUS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DOS JOVENS-ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "resumo" => "A PESQUISA EM ANDAMENTO RESULTA DE UM PROJETO DE PIBIC, SENDO FINANCIADA PELA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA NO ESTADO DE ALAGOAS (FAPEAL), A QUAL OBJETIVA INVESTIGAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MOBILIZADAS PELOS DOCENTES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) E OS IMPACTOS DESSAS PRÁTICAS NAS APRENDIZAGENS DOS JOVENS-ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO (EMI) DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS/CAMPUS ARAPIRACA. OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO OS DOCENTES DE LP E OS JOVENS DOS CURSOS DE INFORMÁTICA E ELETROELETRÔNICA, OS QUAIS NO ANO DE 2020 CURSARAM O 2º ANO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). METODOLOGICAMENTE, A INVESTIGAÇÃO CONSISTE EM UM ESTUDO DE CASO DE CUNHO QUALITATIVO E DE NATUREZA BÁSICA. O TRATAMENTO E ANÁLISE DOS DADOS SE DARÁ COM BASE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO. AS PRIMEIRAS COLETAS EVIDENCIAM QUE OS ESTUDANTES APRESENTAM-SE DIVIDIDOS ENTRE AQUELES QUE NÃO SE SENTEM NADA BEM COM O ERE, VISTO QUE NÃO SE ADAPTAM AO ESTUDO NÃO PRESENCIAL, SENTEM A FALTA DOS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E NÃO CONSEGUEM APRENDER E OS QUE SE SENTEM BEM, VISTO QUE JÁ CONSEGUEM CONVIVER COM O ENSINO NÃO PRESENCIAL. É POSSÍVEL INFERIR QUE OS ESTUDANTES TÊM MUITO A DIZER SOBRE O ERE, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LP E SUAS APRENDIZAGENS. ACREDITA-SE QUE A CONTINUIDADE DA PESQUISA EVIDENCIARÁ DIFERENTES COMPREENSÕES NO TOCANTE ÀS PRÁTICAS ESCOLARES EM DIÁLOGO COM AS TECNOLOGIAS NA VIDA DAS JUVENTUDES DO EMI, O QUE CONTRIBUIRÁ COM OS ESTUDOS QUE INVESTIGAM O TRABALHO ESCOLAR NA PANDEMIA E DE ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL., JUVENTUDES., PRÁTICAS PEDAGÓGICAS., ENSINO MÉDIO INTEGRADO., ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID2248_18112021170648.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JUSSARA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "JUSSARA" "autor_email" => "mjs12@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS ARAPIRACA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }