Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UM RELATO DE PRÁTICA DOCENTE ATRAVÉS DO PIBID EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM TUCURUÍ – PA.

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO REMOTO, TECNOLOGIAS, GENÉTICA, Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85049
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 482
    "inscrito_id" => 2014
    "titulo" => """
      UM RELATO DE PRÁTICA DOCENTE ATRAVÉS DO PIBID EM UMA\r\n
      ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM TUCURUÍ – PA.
      """
    "resumo" => "ESTE RESUMO BUSCA RELATAR OS CONHECIMENTOS VIVENCIADOS PELOS ESTAGIÁRIOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, QUE ADENTRARAM O AMBIENTE EDUCACIONAL DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ANA PONTES FRANCEZ, EM TUCURUÍ, NO PARÁ. A PARTICIPAÇÃO FORA FEITA TANTO DE FORMA REMOTA, SE UTILIZANDO DOS MEIOS TECNOLÓGICOS E COMUNICATIVOS, QUANTO DE FORMA PRESENCIAL, ONDE POSSIBILITOU-SE O CONTATO DIRETO COM OS ALUNOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM A TURMA DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. TAL FEITO SÓ FOI POSSÍVEL, REALIZANDO A INSERÇÃO DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM 2020/21. COM ISSO, DADA AS DIFICULDADES DO CONTEXTO PANDÊMICO, FOI PROPORCIONADO AOS PIBIDIANOS, ESTUDAR E APLICAR AS TICS CONTEXTUALIZANDO CONTEÚDOS DE FORMA PRÁTICA, SIMPLIFICADA E EXEMPLIFICADA, ASSIM FOI NOTÓRIA A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS TÃO DIFÍCEIS. OBSERVOU-SE TAMBÉM QUE NA VOLTA AO PRESENCIAL, TAIS FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZADOS REMOTAMENTE FORAM UM SUCESSO, POIS OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DEMONSTRARAM BASTANTE AMADURECIMENTO, CONCILIANDO OS ASSUNTOS MINISTRADOS DE FORMA REMOTA AO CONTEÚDO ABORDADO NO AMBIENTE FÍSICO E TAMBÉM AO SEU COTIDIANO, POSSIBILITANDO ASSIM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO REMOTO, TECNOLOGIAS, GENÉTICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2014_26102021220010.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELTON FERREIRA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "CELTON"
    "autor_email" => "celtonferreira10@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85049
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 482
    "inscrito_id" => 2014
    "titulo" => """
      UM RELATO DE PRÁTICA DOCENTE ATRAVÉS DO PIBID EM UMA\r\n
      ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM TUCURUÍ – PA.
      """
    "resumo" => "ESTE RESUMO BUSCA RELATAR OS CONHECIMENTOS VIVENCIADOS PELOS ESTAGIÁRIOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, QUE ADENTRARAM O AMBIENTE EDUCACIONAL DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ANA PONTES FRANCEZ, EM TUCURUÍ, NO PARÁ. A PARTICIPAÇÃO FORA FEITA TANTO DE FORMA REMOTA, SE UTILIZANDO DOS MEIOS TECNOLÓGICOS E COMUNICATIVOS, QUANTO DE FORMA PRESENCIAL, ONDE POSSIBILITOU-SE O CONTATO DIRETO COM OS ALUNOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM A TURMA DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. TAL FEITO SÓ FOI POSSÍVEL, REALIZANDO A INSERÇÃO DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM 2020/21. COM ISSO, DADA AS DIFICULDADES DO CONTEXTO PANDÊMICO, FOI PROPORCIONADO AOS PIBIDIANOS, ESTUDAR E APLICAR AS TICS CONTEXTUALIZANDO CONTEÚDOS DE FORMA PRÁTICA, SIMPLIFICADA E EXEMPLIFICADA, ASSIM FOI NOTÓRIA A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS TÃO DIFÍCEIS. OBSERVOU-SE TAMBÉM QUE NA VOLTA AO PRESENCIAL, TAIS FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZADOS REMOTAMENTE FORAM UM SUCESSO, POIS OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DEMONSTRARAM BASTANTE AMADURECIMENTO, CONCILIANDO OS ASSUNTOS MINISTRADOS DE FORMA REMOTA AO CONTEÚDO ABORDADO NO AMBIENTE FÍSICO E TAMBÉM AO SEU COTIDIANO, POSSIBILITANDO ASSIM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO REMOTO, TECNOLOGIAS, GENÉTICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2014_26102021220010.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELTON FERREIRA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "CELTON"
    "autor_email" => "celtonferreira10@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

ESTE RESUMO BUSCA RELATAR OS CONHECIMENTOS VIVENCIADOS PELOS ESTAGIÁRIOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, QUE ADENTRARAM O AMBIENTE EDUCACIONAL DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ANA PONTES FRANCEZ, EM TUCURUÍ, NO PARÁ. A PARTICIPAÇÃO FORA FEITA TANTO DE FORMA REMOTA, SE UTILIZANDO DOS MEIOS TECNOLÓGICOS E COMUNICATIVOS, QUANTO DE FORMA PRESENCIAL, ONDE POSSIBILITOU-SE O CONTATO DIRETO COM OS ALUNOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM A TURMA DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. TAL FEITO SÓ FOI POSSÍVEL, REALIZANDO A INSERÇÃO DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM 2020/21. COM ISSO, DADA AS DIFICULDADES DO CONTEXTO PANDÊMICO, FOI PROPORCIONADO AOS PIBIDIANOS, ESTUDAR E APLICAR AS TICS CONTEXTUALIZANDO CONTEÚDOS DE FORMA PRÁTICA, SIMPLIFICADA E EXEMPLIFICADA, ASSIM FOI NOTÓRIA A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS TÃO DIFÍCEIS. OBSERVOU-SE TAMBÉM QUE NA VOLTA AO PRESENCIAL, TAIS FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZADOS REMOTAMENTE FORAM UM SUCESSO, POIS OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DEMONSTRARAM BASTANTE AMADURECIMENTO, CONCILIANDO OS ASSUNTOS MINISTRADOS DE FORMA REMOTA AO CONTEÚDO ABORDADO NO AMBIENTE FÍSICO E TAMBÉM AO SEU COTIDIANO, POSSIBILITANDO ASSIM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.