ESTE RESUMO BUSCA RELATAR OS CONHECIMENTOS VIVENCIADOS PELOS ESTAGIÁRIOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, QUE ADENTRARAM O AMBIENTE EDUCACIONAL DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ANA PONTES FRANCEZ, EM TUCURUÍ, NO PARÁ. A PARTICIPAÇÃO FORA FEITA TANTO DE FORMA REMOTA, SE UTILIZANDO DOS MEIOS TECNOLÓGICOS E COMUNICATIVOS, QUANTO DE FORMA PRESENCIAL, ONDE POSSIBILITOU-SE O CONTATO DIRETO COM OS ALUNOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM A TURMA DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. TAL FEITO SÓ FOI POSSÍVEL, REALIZANDO A INSERÇÃO DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM 2020/21. COM ISSO, DADA AS DIFICULDADES DO CONTEXTO PANDÊMICO, FOI PROPORCIONADO AOS PIBIDIANOS, ESTUDAR E APLICAR AS TICS CONTEXTUALIZANDO CONTEÚDOS DE FORMA PRÁTICA, SIMPLIFICADA E EXEMPLIFICADA, ASSIM FOI NOTÓRIA A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS TÃO DIFÍCEIS. OBSERVOU-SE TAMBÉM QUE NA VOLTA AO PRESENCIAL, TAIS FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZADOS REMOTAMENTE FORAM UM SUCESSO, POIS OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DEMONSTRARAM BASTANTE AMADURECIMENTO, CONCILIANDO OS ASSUNTOS MINISTRADOS DE FORMA REMOTA AO CONTEÚDO ABORDADO NO AMBIENTE FÍSICO E TAMBÉM AO SEU COTIDIANO, POSSIBILITANDO ASSIM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.