Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: A AFETIVIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ÉTNICO-RACIAL, DIVERSIDADE, AFETIVIDADE, ENSINOAPRENDIZAGEM Pôster (PO) ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84997
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 119
    "inscrito_id" => 590
    "titulo" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: A AFETIVIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO"
    "resumo" => "O ESTUDO TEM COMO TEMA NORTEADOR A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. ASSIM, O PROJETO TEM POR OBJETIVO GERAL ELUCIDAR A IMPORTÂNCIA DA FIGURA DO PROFISSIONAL COMO MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NUMA RELAÇÃO DIALÉTICA DO EDUCADOR E EDUCANDO NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM. O ESTUDO TEVE INÍCIO COM UMA TAREFA DE PESQUISA EM GRUPO, PROPOSTA NA DISCIPLINA EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FOI REALIZADA NO PERÍODO DE MAIO DE 2021 PROCURA INVESTIGAR A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. A REVISÃO FOI FEITA EM LIVROS E PERIÓDICOS INDEXADOS NA BASE DE DADOS DO GOOGLE ACADÊMICO E SCIELO, APRESENTANDO AUTORES COMO: MUNANGA (2005), SOUZA; PAIVA (2013) E WALLON (2010) ENTRE OUTROS RENOMADOS TEÓRICOS. REFERENCIAL TEÓRICO A PRÓPRIA LITERATURA INFANTIL É UM CAMPO EFICAZ PARA CRIAR ESTEREÓTIPOS E PADRÕES, ASSIM, A EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS SERIA CAPAZ DE OFERECER A POSSIBILIDADE DE PROVOCAR MUDANÇAS NO EDUCANDO E EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM. LOGO, A AFETIVIDADE TORNA-SE ESSENCIAL PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SIGNIFICATIVA E TRANSFORMADORA. RESULTADOS PARCIAIS ESPERA-SE RESULTADOS RELACIONADOS A FORMAÇÃO DO EDUCADOR PARA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES RECÍPROCAS NAS PRÁTICAS ESCOLARES COM BASE NA SOCIALIZAÇÃO, RESPEITO, IDENTIDADE, TOLERÂNCIA E ACEITAÇÃO ACERCA DA DIVERSIDADE. PORTANTO, SERÁ PLAUSÍVEL DISCUTIR IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, COMO UM MEIO CAPAZ DE PROVOCAR MUDANÇAS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS NOS EDUCANDOS PARA UMA APRENDIZAGEM PROFUNDA PERMEADA NAS DIFERENÇAS E PARA DIVERSIDADE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ÉTNICO-RACIAL, DIVERSIDADE, AFETIVIDADE, ENSINOAPRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA104_ID590_24102021165812.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMÍLIA MARVILA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "EMÍLIA MARVILA MARQUES"
    "autor_email" => "emiliamarvilamarques@gmai"
    "autor_ies" => "CUSC - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ESPÍRITO SANTO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84997
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 119
    "inscrito_id" => 590
    "titulo" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: A AFETIVIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO"
    "resumo" => "O ESTUDO TEM COMO TEMA NORTEADOR A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. ASSIM, O PROJETO TEM POR OBJETIVO GERAL ELUCIDAR A IMPORTÂNCIA DA FIGURA DO PROFISSIONAL COMO MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NUMA RELAÇÃO DIALÉTICA DO EDUCADOR E EDUCANDO NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM. O ESTUDO TEVE INÍCIO COM UMA TAREFA DE PESQUISA EM GRUPO, PROPOSTA NA DISCIPLINA EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FOI REALIZADA NO PERÍODO DE MAIO DE 2021 PROCURA INVESTIGAR A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. A REVISÃO FOI FEITA EM LIVROS E PERIÓDICOS INDEXADOS NA BASE DE DADOS DO GOOGLE ACADÊMICO E SCIELO, APRESENTANDO AUTORES COMO: MUNANGA (2005), SOUZA; PAIVA (2013) E WALLON (2010) ENTRE OUTROS RENOMADOS TEÓRICOS. REFERENCIAL TEÓRICO A PRÓPRIA LITERATURA INFANTIL É UM CAMPO EFICAZ PARA CRIAR ESTEREÓTIPOS E PADRÕES, ASSIM, A EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS SERIA CAPAZ DE OFERECER A POSSIBILIDADE DE PROVOCAR MUDANÇAS NO EDUCANDO E EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM. LOGO, A AFETIVIDADE TORNA-SE ESSENCIAL PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SIGNIFICATIVA E TRANSFORMADORA. RESULTADOS PARCIAIS ESPERA-SE RESULTADOS RELACIONADOS A FORMAÇÃO DO EDUCADOR PARA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES RECÍPROCAS NAS PRÁTICAS ESCOLARES COM BASE NA SOCIALIZAÇÃO, RESPEITO, IDENTIDADE, TOLERÂNCIA E ACEITAÇÃO ACERCA DA DIVERSIDADE. PORTANTO, SERÁ PLAUSÍVEL DISCUTIR IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, COMO UM MEIO CAPAZ DE PROVOCAR MUDANÇAS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS NOS EDUCANDOS PARA UMA APRENDIZAGEM PROFUNDA PERMEADA NAS DIFERENÇAS E PARA DIVERSIDADE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ÉTNICO-RACIAL, DIVERSIDADE, AFETIVIDADE, ENSINOAPRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA104_ID590_24102021165812.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMÍLIA MARVILA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "EMÍLIA MARVILA MARQUES"
    "autor_email" => "emiliamarvilamarques@gmai"
    "autor_ies" => "CUSC - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ESPÍRITO SANTO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O ESTUDO TEM COMO TEMA NORTEADOR A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. ASSIM, O PROJETO TEM POR OBJETIVO GERAL ELUCIDAR A IMPORTÂNCIA DA FIGURA DO PROFISSIONAL COMO MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NUMA RELAÇÃO DIALÉTICA DO EDUCADOR E EDUCANDO NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM. O ESTUDO TEVE INÍCIO COM UMA TAREFA DE PESQUISA EM GRUPO, PROPOSTA NA DISCIPLINA EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FOI REALIZADA NO PERÍODO DE MAIO DE 2021 PROCURA INVESTIGAR A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. A REVISÃO FOI FEITA EM LIVROS E PERIÓDICOS INDEXADOS NA BASE DE DADOS DO GOOGLE ACADÊMICO E SCIELO, APRESENTANDO AUTORES COMO: MUNANGA (2005), SOUZA; PAIVA (2013) E WALLON (2010) ENTRE OUTROS RENOMADOS TEÓRICOS. REFERENCIAL TEÓRICO A PRÓPRIA LITERATURA INFANTIL É UM CAMPO EFICAZ PARA CRIAR ESTEREÓTIPOS E PADRÕES, ASSIM, A EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS SERIA CAPAZ DE OFERECER A POSSIBILIDADE DE PROVOCAR MUDANÇAS NO EDUCANDO E EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM. LOGO, A AFETIVIDADE TORNA-SE ESSENCIAL PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SIGNIFICATIVA E TRANSFORMADORA. RESULTADOS PARCIAIS ESPERA-SE RESULTADOS RELACIONADOS A FORMAÇÃO DO EDUCADOR PARA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES RECÍPROCAS NAS PRÁTICAS ESCOLARES COM BASE NA SOCIALIZAÇÃO, RESPEITO, IDENTIDADE, TOLERÂNCIA E ACEITAÇÃO ACERCA DA DIVERSIDADE. PORTANTO, SERÁ PLAUSÍVEL DISCUTIR IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, COMO UM MEIO CAPAZ DE PROVOCAR MUDANÇAS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS NOS EDUCANDOS PARA UMA APRENDIZAGEM PROFUNDA PERMEADA NAS DIFERENÇAS E PARA DIVERSIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.