RECURSOS DIDÁTICOS E APOIO AO ENSINO REMOTO: CRITÉRIOS DE PRODUÇÃO E APRENDIZAGENS
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84985 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 697 "inscrito_id" => 2515 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS E APOIO AO ENSINO REMOTO: CRITÉRIOS DE PRODUÇÃO E APRENDIZAGENS" "resumo" => "OS RECURSOS DIDÁTICOS SÃO IMPORTANTES PARA APOIAR A APRENDIZAGEM. NO ENSINO REMOTO, PODE-SE DIZER QUE FORAM FUNDAMENTAIS PARA QUE MESMO À DISTÂNCIA OS ESTUDANTES PUDESSEM ESTUDAR E SE INTEIRAR DOS TEMAS ABORDADOS EM AULAS OFERECIDAS PELO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO. NESTE CONTEXTO, OS GRADUANDOS DO PIBID DO BACHARELADO E LICENCIATURA EM QUÍMICA DA USP RIBEIRÃO PRETO PRODUZIRAM MATERIAIS DIDÁTICOS QUE VISARAM COLABORAR COM O ENSINO DOS SUPERVISORES DA ESCOLA PARCEIRA. A PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO OCORREU APÓS DISCUSSÕES EM REUNIÕES SEMANAIS COM OS SUPERVISORES E PROFESSORAS DA UNIVERSIDADE. A METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO FOI QUALITATIVA. A PARTIR DE ANOTAÇÕES, ANÁLISE DOS VÍDEOS DAS REUNIÕES E APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO, DADOS FORAM COLETADOS A FIM DE IDENTIFICAR OS CRITÉRIOS ADOTADOS NA PRODUÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO PERÍODO DE PANDEMIA. UM GRANDE DESAFIO FOI GARANTIR A INTERATIVIDADE, DIÁLOGO E MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO. LEVANDO EM CONTA QUE MUITOS ALUNOS VOLTARAM A TRABALHAR PARA AJUDAR SUAS FAMÍLIAS, UM DOS CRITÉRIOS PRINCIPAIS FOI O TEMPO QUE EXIGIRIA DO ESTUDANTE. OPTOU-SE POR VÍDEOS CURTOS, EXPERIMENTOS QUE PUDESSEM SER REPRODUZIDOS EM CASA COM COISAS SIMPLES, MAPAS MENTAIS QUE SINTETIZASSEM AS PRINCIPAIS IDEIAS DA AULA. PARA ALÉM DE COLABORAR COM A VISUALIZAÇÃO DE COISAS ABSTRATAS, NO CONTEXTO PANDÊMICO OS RECURSOS TIVERAM PAPEL DE APROXIMAR OS ESTUDANTES DE TEMAS CIENTÍFICOS, FAZÊ-LOS PENSAR SOBRE E NAS RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS EM SEU COTIDIANO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "MATERIAIS DIDÁTICOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PANDEMIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID2515_18112021134751.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARAH STELY DE MELLO PIMENTA" "autor_nome_curto" => "SAMARAH" "autor_email" => "samarahpimenta@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84985 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 697 "inscrito_id" => 2515 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS E APOIO AO ENSINO REMOTO: CRITÉRIOS DE PRODUÇÃO E APRENDIZAGENS" "resumo" => "OS RECURSOS DIDÁTICOS SÃO IMPORTANTES PARA APOIAR A APRENDIZAGEM. NO ENSINO REMOTO, PODE-SE DIZER QUE FORAM FUNDAMENTAIS PARA QUE MESMO À DISTÂNCIA OS ESTUDANTES PUDESSEM ESTUDAR E SE INTEIRAR DOS TEMAS ABORDADOS EM AULAS OFERECIDAS PELO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO. NESTE CONTEXTO, OS GRADUANDOS DO PIBID DO BACHARELADO E LICENCIATURA EM QUÍMICA DA USP RIBEIRÃO PRETO PRODUZIRAM MATERIAIS DIDÁTICOS QUE VISARAM COLABORAR COM O ENSINO DOS SUPERVISORES DA ESCOLA PARCEIRA. A PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO OCORREU APÓS DISCUSSÕES EM REUNIÕES SEMANAIS COM OS SUPERVISORES E PROFESSORAS DA UNIVERSIDADE. A METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO FOI QUALITATIVA. A PARTIR DE ANOTAÇÕES, ANÁLISE DOS VÍDEOS DAS REUNIÕES E APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO, DADOS FORAM COLETADOS A FIM DE IDENTIFICAR OS CRITÉRIOS ADOTADOS NA PRODUÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO PERÍODO DE PANDEMIA. UM GRANDE DESAFIO FOI GARANTIR A INTERATIVIDADE, DIÁLOGO E MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO. LEVANDO EM CONTA QUE MUITOS ALUNOS VOLTARAM A TRABALHAR PARA AJUDAR SUAS FAMÍLIAS, UM DOS CRITÉRIOS PRINCIPAIS FOI O TEMPO QUE EXIGIRIA DO ESTUDANTE. OPTOU-SE POR VÍDEOS CURTOS, EXPERIMENTOS QUE PUDESSEM SER REPRODUZIDOS EM CASA COM COISAS SIMPLES, MAPAS MENTAIS QUE SINTETIZASSEM AS PRINCIPAIS IDEIAS DA AULA. PARA ALÉM DE COLABORAR COM A VISUALIZAÇÃO DE COISAS ABSTRATAS, NO CONTEXTO PANDÊMICO OS RECURSOS TIVERAM PAPEL DE APROXIMAR OS ESTUDANTES DE TEMAS CIENTÍFICOS, FAZÊ-LOS PENSAR SOBRE E NAS RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS EM SEU COTIDIANO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "MATERIAIS DIDÁTICOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PANDEMIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID2515_18112021134751.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARAH STELY DE MELLO PIMENTA" "autor_nome_curto" => "SAMARAH" "autor_email" => "samarahpimenta@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }