Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DA BIOMASSA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE EXPERIMENTO PARA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO (SEI)

Palavra-chaves: AUTONOMIA DOCENTE, ENSINO INVESTIGATIVO, BIOMASSA, INTERDISCIPLINARIDADE, EXPERIMENTO Pôster (PO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84965
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 730
    "inscrito_id" => 2508
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DA BIOMASSA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE EXPERIMENTO PARA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO (SEI)"
    "resumo" => "NAS SALAS DE AULA TRADICIONAIS, AS METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS NÃO COSTUMAM POSSIBILITAR UMA ATITUDE ATIVA DO ALUNO, DEIXANDO A CARGO DELE APENAS A REPRODUÇÃO DOS ENTENDIMENTOS E QUESTÕES EXPOSTAS PELO PROFESSOR, O QUE PODE RESULTAR EM UMA VISÃO DETURPADA DA CIÊNCIA E DE SEUS CONCEITOS. DIVERSOS DOCENTES IMERSOS NESTE CONTEXTO PROCURAM FORMAS DE ROMPER COM AS METODOLOGIAS TRADICIONAIS, CONTUDO, NEM SEMPRE CONSEGUEM ELABORAR ATIVIDADES QUE CONTRIBUAM PARA ISSO, OU NÃO DOMINAM AS BASES PARA CONDUZIR TAIS ATIVIDADES. NESTE SENTIDO ESTE TRABALHO APRESENTA, A PARTIR DE UM EXPERIMENTO DE BIOMASSA CASEIRO E DE BAIXO CUSTO, UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO (SEI), UTILIZANDO DAS BASES E FUNDAMENTOS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO DESENVOLVIDOS POR CARVALHO, E DO CONCEITO DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ABORDAGEM DIDÁTICA ELABORADO POR SASSERON. AS CONCEPÇÕES MENCIONADAS SE MOSTRAM NECESSÁRIAS PARA A CONFECÇÃO DE UMA ATIVIDADE QUE PERMITA A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COLOCANDO-O COMO PROTAGONISTA NESSE PROCESSO E, CONSEQUENTEMENTE, CONTRIBUINDO NA SUA CONSTRUÇÃO DE AUTONOMIA. POR SER UM EXPERIMENTO QUE ENVOLVE FENÔMENOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS, E POR ESTAR LIGADO A DIVERSAS QUESTÕES SOCIOECONÔMICAS, A PROPOSTA DESSE TRABALHO SE APRESENTA COMO EXCELENTE MECANISMO DE AUXÍLIO PARA O PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA SEI INTERDISCIPLINAR E AMPLA, E COMO IMPORTANTE FERRAMENTA DE AUXÍLIO AOS ESTUDANTES NO ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS DE FORMA INTERLIGADA, FUGINDO DA VISÃO FRAGMENTADA DA CIÊNCIA FREQUENTEMENTE ESTIMULADA PELAS METODOLOGIAS DE ENSINO TRADICIONAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "AUTONOMIA DOCENTE, ENSINO INVESTIGATIVO, BIOMASSA, INTERDISCIPLINARIDADE, EXPERIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID2508_18112021182050.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATHAN SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOHN"
    "autor_email" => "jonathansilva.96rj@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84965
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 730
    "inscrito_id" => 2508
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DA BIOMASSA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE EXPERIMENTO PARA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO (SEI)"
    "resumo" => "NAS SALAS DE AULA TRADICIONAIS, AS METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS NÃO COSTUMAM POSSIBILITAR UMA ATITUDE ATIVA DO ALUNO, DEIXANDO A CARGO DELE APENAS A REPRODUÇÃO DOS ENTENDIMENTOS E QUESTÕES EXPOSTAS PELO PROFESSOR, O QUE PODE RESULTAR EM UMA VISÃO DETURPADA DA CIÊNCIA E DE SEUS CONCEITOS. DIVERSOS DOCENTES IMERSOS NESTE CONTEXTO PROCURAM FORMAS DE ROMPER COM AS METODOLOGIAS TRADICIONAIS, CONTUDO, NEM SEMPRE CONSEGUEM ELABORAR ATIVIDADES QUE CONTRIBUAM PARA ISSO, OU NÃO DOMINAM AS BASES PARA CONDUZIR TAIS ATIVIDADES. NESTE SENTIDO ESTE TRABALHO APRESENTA, A PARTIR DE UM EXPERIMENTO DE BIOMASSA CASEIRO E DE BAIXO CUSTO, UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO (SEI), UTILIZANDO DAS BASES E FUNDAMENTOS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO DESENVOLVIDOS POR CARVALHO, E DO CONCEITO DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ABORDAGEM DIDÁTICA ELABORADO POR SASSERON. AS CONCEPÇÕES MENCIONADAS SE MOSTRAM NECESSÁRIAS PARA A CONFECÇÃO DE UMA ATIVIDADE QUE PERMITA A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COLOCANDO-O COMO PROTAGONISTA NESSE PROCESSO E, CONSEQUENTEMENTE, CONTRIBUINDO NA SUA CONSTRUÇÃO DE AUTONOMIA. POR SER UM EXPERIMENTO QUE ENVOLVE FENÔMENOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS, E POR ESTAR LIGADO A DIVERSAS QUESTÕES SOCIOECONÔMICAS, A PROPOSTA DESSE TRABALHO SE APRESENTA COMO EXCELENTE MECANISMO DE AUXÍLIO PARA O PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA SEI INTERDISCIPLINAR E AMPLA, E COMO IMPORTANTE FERRAMENTA DE AUXÍLIO AOS ESTUDANTES NO ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS DE FORMA INTERLIGADA, FUGINDO DA VISÃO FRAGMENTADA DA CIÊNCIA FREQUENTEMENTE ESTIMULADA PELAS METODOLOGIAS DE ENSINO TRADICIONAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "AUTONOMIA DOCENTE, ENSINO INVESTIGATIVO, BIOMASSA, INTERDISCIPLINARIDADE, EXPERIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID2508_18112021182050.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATHAN SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOHN"
    "autor_email" => "jonathansilva.96rj@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

NAS SALAS DE AULA TRADICIONAIS, AS METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS NÃO COSTUMAM POSSIBILITAR UMA ATITUDE ATIVA DO ALUNO, DEIXANDO A CARGO DELE APENAS A REPRODUÇÃO DOS ENTENDIMENTOS E QUESTÕES EXPOSTAS PELO PROFESSOR, O QUE PODE RESULTAR EM UMA VISÃO DETURPADA DA CIÊNCIA E DE SEUS CONCEITOS. DIVERSOS DOCENTES IMERSOS NESTE CONTEXTO PROCURAM FORMAS DE ROMPER COM AS METODOLOGIAS TRADICIONAIS, CONTUDO, NEM SEMPRE CONSEGUEM ELABORAR ATIVIDADES QUE CONTRIBUAM PARA ISSO, OU NÃO DOMINAM AS BASES PARA CONDUZIR TAIS ATIVIDADES. NESTE SENTIDO ESTE TRABALHO APRESENTA, A PARTIR DE UM EXPERIMENTO DE BIOMASSA CASEIRO E DE BAIXO CUSTO, UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO (SEI), UTILIZANDO DAS BASES E FUNDAMENTOS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO DESENVOLVIDOS POR CARVALHO, E DO CONCEITO DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ABORDAGEM DIDÁTICA ELABORADO POR SASSERON. AS CONCEPÇÕES MENCIONADAS SE MOSTRAM NECESSÁRIAS PARA A CONFECÇÃO DE UMA ATIVIDADE QUE PERMITA A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COLOCANDO-O COMO PROTAGONISTA NESSE PROCESSO E, CONSEQUENTEMENTE, CONTRIBUINDO NA SUA CONSTRUÇÃO DE AUTONOMIA. POR SER UM EXPERIMENTO QUE ENVOLVE FENÔMENOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS, E POR ESTAR LIGADO A DIVERSAS QUESTÕES SOCIOECONÔMICAS, A PROPOSTA DESSE TRABALHO SE APRESENTA COMO EXCELENTE MECANISMO DE AUXÍLIO PARA O PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA SEI INTERDISCIPLINAR E AMPLA, E COMO IMPORTANTE FERRAMENTA DE AUXÍLIO AOS ESTUDANTES NO ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS DE FORMA INTERLIGADA, FUGINDO DA VISÃO FRAGMENTADA DA CIÊNCIA FREQUENTEMENTE ESTIMULADA PELAS METODOLOGIAS DE ENSINO TRADICIONAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.