O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DE ESTUDOS, REFLEXÕES E DISCUSSÕES QUE OCORRERAM DURANTE OS ENCONTROS DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) NO PERÍODO DE 13 A 19 DE ABRIL DE 2021. A EXPERIÊNCIA DESCRITA FOI DESENVOLVIDA EM UMA TURMA DE 6º ANO DA ESCOLA ESTADUAL ADAILE MARIA LEITE SITUADA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ NO NOROESTE DO PARANÁ, COM O OBJETIVO DE INTRODUZIR O CONCEITO DE POTÊNCIA DE FORMA DIFERENCIADA A PARTIR DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DO USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS, NO CASO ESPECÍFICO, DA DOBRADURA E DO CUBO MÁGICO, BEM COMO DE TORNAR O ALUNO UM SUJEITO ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. PARA O COMPRIMENTO DESSE OBJETIVO NOS PAUTAMOS NOS PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PROPOSTOS POR AUSUBEL. A PARTIR DA EXPERIÊNCIA REALIZADA PERCEBEMOS O QUANTO A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS E RECURSOS DE MANEIRA INTENCIONAL CORROBORAM E POTENCIALIZAM A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS PELOS ALUNOS PERMITINDO TAMBÉM UMA INTERAÇÃO SIGNIFICATIVA ENTRE PROFESSOR-ALUNO E ENTRE ALUNOS, MESMO EM MEIO A MODALIDADE DE ENSINO REMOTO VIGENTE.