PATRIMÔNIO, URBANIZAÇÃO E LAZER: PIBID E OS PERCURSOS VIRTUAIS POR FORTALEZA
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COM A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E BOLSISTAS DO PIBID, FOI PROBLEMATIZADO O CONTEÚDO ACERCA DO PATRIMÔNIO, URBANIZAÇÃO E LAZER, TENDO COMO ALIADO O SOFTWARE GOOGLE EARTH, QUE PERMITIU A VISUALIZAÇÃO DE DIVERSOS PONTOS DA CIDADE DE FORTALEZA DURANTE AS AULAS VIRTUAIS DE GEOGRAFIA. OS CONTEÚDOS TRABALHADOS NAS INTERVENÇÕES EM QUESTÃO FORAM PENSADOS EM HARMONIA COM O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO PLANO DE ENSINO E DO LIVRO DIDÁTICO, COM ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR DE GEOGRAFIA DA ESCOLA. A TENTATIVA FOI DE PROBLEMATIZAR OS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA E PROPORCIONAR AOS ALUNOS UM POSICIONAMENTO CRÍTICO COM O AUXÍLIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. O FOCO FOI DIRECIONADO PARA A CIDADE DE FORTALEZA, DE FORMA A ABORDAR O COTIDIANO DOS ALUNOS E SUAS PRÁTICAS SOCIOESPACIAIS, PARA ASSIM OBSERVAR AS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORRERAM NA CIDADE E QUE MODIFICARAM A PAISAGEM E AS FUNÇÕES DOS LOCAIS. 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ALÉM DISSO, AS INTERVENÇÕES TENTARAM SE VOLTAR PARA ASPECTOS PRÓXIMOS DA REALIDADE DOS ALUNOS, COISAS QUE FIZESSEM PARTE DO SEU COTIDIANO. PARA O USO DO GOOGLE EARTH EM SALA, FORAM PREVIAMENTE SELECIONADOS ALGUNS PONTOS DA CIDADE DE FORTALEZA, ENTRE ELES, SHOPPINGS, PRAÇAS, PRAIAS E PARQUES ECOLÓGICOS: A PRAÇA LUIZA TÁVORA, O SHOPPING RIOMAR, O PARQUE DO COCÓ, O FAROL DO MUCURIPE E A PRAIA DO TITANZINHO. A SELEÇÃO DOS PONTOS CONTRIBUI PARA TRAÇAR O PERCURSO DE MODO VIRTUAL, COMO UM GUIA DE PERCURSO, MAS QUE AINDA PERMITE MUDANÇAS ESPONTÂNEAS E APRESENTAÇÃO DE NOVOS PONTOS. OS ESFORÇOS CULMINARAM EM DUAS AULAS REALIZADAS PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET, DIVIDIDAS EM MOMENTO EXPOSITIVO DIALOGADO, PARA EXPLORAÇÃO DO TEMA, E USO DO GOOGLE EARTH, COM APOIO DE RECURSOS COMO O LIVRO DIDÁTICO, SLIDES E IMAGENS. 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ESTE RELATO É JUSTIFICÁVEL POR SOCIALIZAR PRÁTICAS APLICADAS DURANTE O ERE, EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM SUPORTE NAS GEOTECNOLOGIAS, ISTO REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE REFLETIR SOBRE AS METODOLOGIAS QUE PREZAM PELA DINÂMICA E ESTIMULAM A INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE. EMBORA O ERE SEJA DESAFIADOR, AS PRÁTICAS SOBRE O CONTEÚDO DE URBANIZAÇÃO, PATRIMÔNIO E LAZER, COM APOIO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH, REPRESENTARAM EXPERIÊNCIAS POSITIVAS EM CONTRASTE AOS IMPACTOS NEGATIVOS DA PANDEMIA NO ENSINO. FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE AS INTERVENÇÕES REALIZADAS PELO PIBID GEOGRAFIA UFC DURANTE A PANDEMIA, CORROBORARAM PARA MOMENTOS MAIS FLEXÍVEIS E INTERATIVOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA. ASSIM, AS GEOTECNOLOGIAS, EM ESPECIAL O GOOGLE EARTH, SÃO RECURSOS DE ENSINO QUE AUXILIAM NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS E APROXIMAM ESTES DA REALIDADE DOS ALUNOS. 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