CONFECÇÃO DE CAIXA ENTOMOLÓGICA DE BAIXO CUSTO COMO RECURSO FACILITADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84661 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 829 "inscrito_id" => 2484 "titulo" => "CONFECÇÃO DE CAIXA ENTOMOLÓGICA DE BAIXO CUSTO COMO RECURSO FACILITADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO POSSIBILITOU A REALIZAÇÃO DE VÁRIAS ATIVIDADES COMO AULAS TEÓRICAS REFORÇADAS COM ATIVIDADES PRÁTICAS, PESQUISAS, EXERCÍCIOS ETC. CONTUDO, A AUSÊNCIA DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS MAIS INTERESSANTES, BEM COMO O DESUSO DO LABORATÓRIO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PELA REFORMA APLICADA E PERDA DE MATERIAIS DURANTE TAL PROCESSO, FIZERAM COM QUE A PREOCUPAÇÃO EM TER UM RECURSO DIDÁTICO PARA UMA NOVA RECONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DO LABORATÓRIO DA ESCOLA FOSSE APLICADA. A FALTA DE CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES E A DIFICULDADE EM TRABALHAR COM A CLASSE DOS INVERTEBRADOS, PRINCIPALMENTE DA CLASSE INSECTA FOI UM DOS MOTE PARA O DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO. A TURMA COMPOSTA POR 40 ESTUDANTES, DIVIDIU-SE O VALOR TOTAL DO ORÇAMENTO DO MATERIAL PELA QUANTIDADE DE ESTUDANTES E CHEGOU-SE AO VALOR DE R$2,51 PARA CADA. DEVIDO AO PROBLEMA DE ESTRUTURA DO LABORATÓRIO E FALTA DE MATERIAIS NAS ESCOLAS, QUE PRECARIZAM O SISTEMA EDUCACIONAL, TEM-SE DESENVOLVIDO FORMAS E TÉCNICAS QUE VISAM TORNAR AS AULAS DE CIÊNCIAS MAIS ATRAENTES E DINÂMICAS, MESMO QUE AINDA DE FORMA ISOLADA, HÁ GRUPOS DE ALUNOS E PROFESSORES TRABALHANDO NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS PARA MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA, ENTRE ELES, JOGOS LÚDICOS E MODELOS DIDÁTICOS, ISSO ESTIMULA SIGNIFICATIVAMENTE ESTUDANTES E PROFESSORES. ALGUNS DESSES RECURSOS SÃO PRODUZIDOS A PARTIR DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E DE FÁCIL ACESSO, PORÉM QUE POTENCIALIZAM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESTE CASO, PENSOU-SE NESSA ESTRATÉGIA PARA ENSINAR A ESPECIFICIDADES SOBRE A CLASSE INSECTA E SUAS PRINCIPAIS ORDENS, ALÉM DE ENSINAR CONCOMITANTEMENTE MÉTODOS E TÉCNICAS PARA CAPTURA, CONSERVAÇÃO E ALFINETAGEM DE INSETOS PARA CONFECÇÃO DA CAIXA ENTOMOLÓGICA, ATRAVÉS DE AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS, COM MATERIAIS DIGITAIS DE APOIO, FERRAMENTAS MANUAIS, E COLABORAÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES ENVOLVIDOS, ONDE SE ESPERA PRODUZIR ESSE RECURSO, OTIMIZANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, ALUNO-ALUNO, MELHORANDO AS RELAÇÕES SOCIAIS EM SALA DE AULA, ESTIMULANDO TRABALHOS EM GRUPO. OBJETIVO PRINCIPAL DE ENSINAR AS ESPECIFICIDADES DA CLASSE INSECTA E SUAS PRINCIPAIS ORDENS, ATRAVÉS DE AULAS TEÓRICAS, PRÁTICAS E DA CONFECÇÃO DE CAIXA ENTOMOLÓGICA. “O BRASIL APRESENTA, DE FORMA AGRAVADA, ALGUMAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DE PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO, ENTRE AS QUAIS, ENORME DESIGUALDADE NA DISTRIBUIÇÃO DA RENDA E IMENSAS DEFICIÊNCIAS NO SISTEMA EDUCACIONAL, J. GOLDEMBERG” (1993). O PROFESSOR DEVE REVER A UTILIZAÇÃO DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PASSANDO A ADOTAR EM SUA PRÁTICA AQUELAS QUE ATUEM NOS COMPONENTES INTERNOS DA APRENDIZAGEM, JÁ QUE ESTES NÃO PODEM SER IGNORADOS QUANDO O OBJETIVO É A APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS POR PARTE DO ALUNO, KISHIMOTO (1996). A QUESTÃO SOBRE A FALTA ESTRUTURA E DE MATERIAIS ADEQUADOS LEVA A UMA PRECARIZAÇÃO E DESESTÍMULO NAS ESCOLAS POR PARTE DOS ALUNOS E MUITAS VEZES TAMBÉM DOS PROFESSORES, POIS OS ALUNOS NÃO CONSEGUEM APRENDER DE FORMA SATISFATÓRIA OS ASSUNTOS ABORDADOS E POR FALTA DE MATERIAL OS PROFESSORES ACABAM DEIXANDO A DESEJAR NO ENSINO, MINISTRANDO AULAS REPETITIVAS, USANDO A VELHA FORMA TRADICIONAL DE ENSINO. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA, TEM-SE DESENVOLVIDO FORMAS E TÉCNICAS PARA SUPRIR ESSA NECESSIDADE, MESMO QUE AINDA DE FORMA ISOLADA, HÁ GRUPOS DE ALUNOS E PROFESSORES TRABALHANDO NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA, ENTRE ELES, JOGOS LÚDICOS E MODELOS DIDÁTICOS, ISSO ESTIMULA SIGNIFICATIVAMENTE O ALUNO, SEGUNDO PIAGET (1997), UMA MANEIRA ADEQUADA DE AMPLIAR E/OU MODIFICAR AS ESTRUTURAS DO ALUNO CONSISTE EM PROVOCAR DISCORDÂNCIAS OU CONFLITOS COGNITIVOS QUE REPRESENTAM DESEQUILÍBRIOS A PARTIR DOS QUAIS, MEDIANTE ATIVIDADES, O ALUNO CONSIGA REEQUILIBRAR-SE, SUPERANDO A DISCORDÂNCIA RECONSTRUINDO O CONHECIMENTO. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS QUESTÕES LEVANTADAS, TORNA-SE RELEVANTE PRODUZIR E DIVULGAR TRABALHOS VOLTADOS PARA ESSA NOVA TENDÊNCIA, A PRODUÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO, E O QUE SÃO ESSES MATERIAIS? DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL META, ATRAVÉS DA CONFECÇÃO DE UM RECURSO DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO, ENSINAR A ESPECIFICIDADES SOBRE A CLASSE INSECTA E SUAS PRINCIPAIS ORDENS, ALÉM DE ENSINAR CONCOMITANTEMENTE MÉTODOS E TÉCNICAS PARA CAPTURA, CONSERVAÇÃO E ALFINETAGEM DE INSETOS PARA CONFECÇÃO DA CAIXA ENTOMOLÓGICA, ATRAVÉS DE AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS, BUSCANDO SUPRIR A NECESSIDADE DA FALTA DE MATERIAIS ADEQUADOS PARA MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DAS REDES DE ENSINO BÁSICO, UMA VEZ QUE É NOTÁVEL A CARÊNCIA DE MATERIAIS QUE AUXILIEM PROFESSORES E ALUNOS NA ESCOLA. UMA DISCIPLINA NÃO PODE SER DESENVOLVIDA APENAS DE FORMA TEÓRICA E SIM APOIADA NUM CONJUNTO DE AULAS PRÁTICAS QUE CONTRIBUAM PARA APRIMORAR OS CONHECIMENTOS, CRUZ ET AL. (1996) CITADO POR MATOS ET AL., (2009, P. 21), E SEGUNDO BARBOSA E JESUS (2009, P. 02) “O USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS POSSIBILITA DESENVOLVER HABILIDADES AUTÔNOMAS EM RELAÇÃO ÀS TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO, BEM COMO, ANÁLISE CRÍTICA E AVALIAÇÃO DE DADOS ACERCA DO TEMA EM ESTUDO”. INICIALMENTE SERÁ REALIZADO UMA AVALIAÇÃO ORAL PARA ANALISAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS DO 7º ANO DA TURMA B ESSA PROVA DEVERÁ CONTER 5 (CINCO) QUESTÕES VOLTADAS PARA O TEMA ESPECÍFICO CLASSE INSECTA. APÓS A AVALIAÇÃO O PROFESSOR SABERÁ O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE O TEMA, O QUE SERVIRÁ DE NORTE PARA PROSSEGUIR COM AS ATIVIDADES, A PARTIR DISSO AS AULAS SERÃO DIRECIONADAS PARA SUPRIR A NECESSIDADE DA TURMA, A FIM DE POSSIBILITAR O ENTENDIMENTO E ESTIMULAR O APRENDIZADO SIGNIFICATIVAMENTE. A PRIMEIRA AULA SERÁ SOBRE A CLASSE INSECTA, O PROFESSOR DEVE ENVOLVER OS ALUNOS, FAZENDO QUESTIONAMENTOS, PERGUNTANDO AS RELAÇÕES DOS INSETOS COM O MEIO AMBIENTE E O SER HUMANO. COM A PROVA PRÉVIA, FOI POSSÍVEL NOTAR QUE OS ALUNOS POSSUÍAM POUCO CONHECIMENTO SOBRE OS INSETOS, ATÉ MESMO ALGUNS ALUNOS CITARAM OUTROS ARTRÓPODES COMO SENDO DA CLASSE INSECTA, COMO ARANHAS, EMBUÁS, CARAMUJOS E ESCORPIÕES. ESSA PRIMEIRA ETAPA PERMITIU IDENTIFICAR O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS, E A PARTIR DISSO DIRECIONAR AS AULAS PARA SUPRIR A NECESSIDADE. COM O PASSAR DAS AULAS, FOI NOTÓRIO O INTERESSE DOS ALUNOS EM APRENDER SOBRE O ASSUNTO, POIS ELES MOSTRAVAM ATRAVÉS DE SUAS PERGUNTAS A CURIOSIDADE EM APRENDER SOBRE O DESENVOLVIMENTO E FORMAS DE ESTRATÉGIAS DOS BICHOS, NA QUAL PUDEMOS PERCEBER QUE O INTERESSE EM MONTAR A CAIXA E O CONTATO COM OS INSETOS FOI UM ENORME PASSO PARA A FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DESTES ALUNOS. AS AULAS FORAM MINISTRADAS UTILIZANDO DIVERSOS RECURSOS PARA FACILITAR O ENSINO-APRENDIZAGEM, SENDO OS VÍDEOS APRESENTADOS ATRAVÉS DE DATASHOW UM DOS MAIS UTILIZADOS E QUE OS ALUNOS DEMONSTRAVAM MAIS INTERESSE, POIS ELES CONSEGUIAM RELACIONAR DE FORMA MAIS EFETIVA O QUE ESTAVA SENDO TRABALHADO. NO DECORRER DAS AULAS, FOI COMUM REVISAR O ASSUNTO TRABALHADO, POIS OS ALUNOS TINHAM CERTA DIFICULDADE EM LEMBRAR DAS AULAS ANTERIORES, PORÉM COM O TEMPO ELES CONSEGUIRAM DOMINAR O ASSUNTO DE FORMA SATISFATÓRIA, PERMITINDO DAR PROSSEGUIMENTO NO CRONOGRAMA. UM BOM EXEMPLO QUEM PODEMOS CITAR FOI A PRATICIDADE EM QUE OS ALUNOS TIVERAM AO APRENDER AS DIFERENÇAS DE AMETÁBOLOS, HEMIMETÁBOLOS E HOLOMETÁBOLOS, POIS COM OS VÍDEOS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO DO INSETO, A DÚVIDA DA QUAL ELES TINHAM SOBRE TAL EVENTO FOI SANADA, E SEMPRE QUE FALÁVAMOS SOBRE UMA ORDEM, OS ALUNOS RESPONDIAM CITANDO O DESENVOLVIMENTO DE TAL ORDEM, CORRETAMENTE. A MAIOR DIFICULDADE SE DEU NA COLETA DOS INSETOS, POIS A MAIOR PARTE DOS ALUNOS RELATARAM TER MEDO, NOJO OU ALERGIA AOS INSETOS, O QUE GEROU DESCONFORTO POR ALGUMA PARTE DA TURMA. TAL MEDO FOI RELATADO POR MUITAS VEZES EM DECORRÊNCIA DE COMO OS FAMILIARES TRATAVAM O BICHO EM QUESTÃO, NOS MOSTRANDO QUE O MEDO OU NOJO DESPERTADO POR ALGUNS ALUNOS SE DEVE A UM FAMILIAR NÃO GOSTAR DE TAIS INSETOS." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIENCIAS, ESTAGIO SUPERVISONADO, CAIXA ENTOMOLOGICA, ESCOLA, RECURSO DIDATICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID2484_19112021000009.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDALÚCIA MACÊDO DOS SANTOS GOMES" "autor_nome_curto" => "ALDA" "autor_email" => "aldalucia.gomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84661 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 829 "inscrito_id" => 2484 "titulo" => "CONFECÇÃO DE CAIXA ENTOMOLÓGICA DE BAIXO CUSTO COMO RECURSO FACILITADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO POSSIBILITOU A REALIZAÇÃO DE VÁRIAS ATIVIDADES COMO AULAS TEÓRICAS REFORÇADAS COM ATIVIDADES PRÁTICAS, PESQUISAS, EXERCÍCIOS ETC. CONTUDO, A AUSÊNCIA DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS MAIS INTERESSANTES, BEM COMO O DESUSO DO LABORATÓRIO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PELA REFORMA APLICADA E PERDA DE MATERIAIS DURANTE TAL PROCESSO, FIZERAM COM QUE A PREOCUPAÇÃO EM TER UM RECURSO DIDÁTICO PARA UMA NOVA RECONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DO LABORATÓRIO DA ESCOLA FOSSE APLICADA. A FALTA DE CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES E A DIFICULDADE EM TRABALHAR COM A CLASSE DOS INVERTEBRADOS, PRINCIPALMENTE DA CLASSE INSECTA FOI UM DOS MOTE PARA O DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO. A TURMA COMPOSTA POR 40 ESTUDANTES, DIVIDIU-SE O VALOR TOTAL DO ORÇAMENTO DO MATERIAL PELA QUANTIDADE DE ESTUDANTES E CHEGOU-SE AO VALOR DE R$2,51 PARA CADA. DEVIDO AO PROBLEMA DE ESTRUTURA DO LABORATÓRIO E FALTA DE MATERIAIS NAS ESCOLAS, QUE PRECARIZAM O SISTEMA EDUCACIONAL, TEM-SE DESENVOLVIDO FORMAS E TÉCNICAS QUE VISAM TORNAR AS AULAS DE CIÊNCIAS MAIS ATRAENTES E DINÂMICAS, MESMO QUE AINDA DE FORMA ISOLADA, HÁ GRUPOS DE ALUNOS E PROFESSORES TRABALHANDO NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS PARA MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA, ENTRE ELES, JOGOS LÚDICOS E MODELOS DIDÁTICOS, ISSO ESTIMULA SIGNIFICATIVAMENTE ESTUDANTES E PROFESSORES. ALGUNS DESSES RECURSOS SÃO PRODUZIDOS A PARTIR DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E DE FÁCIL ACESSO, PORÉM QUE POTENCIALIZAM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESTE CASO, PENSOU-SE NESSA ESTRATÉGIA PARA ENSINAR A ESPECIFICIDADES SOBRE A CLASSE INSECTA E SUAS PRINCIPAIS ORDENS, ALÉM DE ENSINAR CONCOMITANTEMENTE MÉTODOS E TÉCNICAS PARA CAPTURA, CONSERVAÇÃO E ALFINETAGEM DE INSETOS PARA CONFECÇÃO DA CAIXA ENTOMOLÓGICA, ATRAVÉS DE AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS, COM MATERIAIS DIGITAIS DE APOIO, FERRAMENTAS MANUAIS, E COLABORAÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES ENVOLVIDOS, ONDE SE ESPERA PRODUZIR ESSE RECURSO, OTIMIZANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, ALUNO-ALUNO, MELHORANDO AS RELAÇÕES SOCIAIS EM SALA DE AULA, ESTIMULANDO TRABALHOS EM GRUPO. OBJETIVO PRINCIPAL DE ENSINAR AS ESPECIFICIDADES DA CLASSE INSECTA E SUAS PRINCIPAIS ORDENS, ATRAVÉS DE AULAS TEÓRICAS, PRÁTICAS E DA CONFECÇÃO DE CAIXA ENTOMOLÓGICA. “O BRASIL APRESENTA, DE FORMA AGRAVADA, ALGUMAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DE PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO, ENTRE AS QUAIS, ENORME DESIGUALDADE NA DISTRIBUIÇÃO DA RENDA E IMENSAS DEFICIÊNCIAS NO SISTEMA EDUCACIONAL, J. GOLDEMBERG” (1993). O PROFESSOR DEVE REVER A UTILIZAÇÃO DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PASSANDO A ADOTAR EM SUA PRÁTICA AQUELAS QUE ATUEM NOS COMPONENTES INTERNOS DA APRENDIZAGEM, JÁ QUE ESTES NÃO PODEM SER IGNORADOS QUANDO O OBJETIVO É A APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS POR PARTE DO ALUNO, KISHIMOTO (1996). A QUESTÃO SOBRE A FALTA ESTRUTURA E DE MATERIAIS ADEQUADOS LEVA A UMA PRECARIZAÇÃO E DESESTÍMULO NAS ESCOLAS POR PARTE DOS ALUNOS E MUITAS VEZES TAMBÉM DOS PROFESSORES, POIS OS ALUNOS NÃO CONSEGUEM APRENDER DE FORMA SATISFATÓRIA OS ASSUNTOS ABORDADOS E POR FALTA DE MATERIAL OS PROFESSORES ACABAM DEIXANDO A DESEJAR NO ENSINO, MINISTRANDO AULAS REPETITIVAS, USANDO A VELHA FORMA TRADICIONAL DE ENSINO. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA, TEM-SE DESENVOLVIDO FORMAS E TÉCNICAS PARA SUPRIR ESSA NECESSIDADE, MESMO QUE AINDA DE FORMA ISOLADA, HÁ GRUPOS DE ALUNOS E PROFESSORES TRABALHANDO NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA, ENTRE ELES, JOGOS LÚDICOS E MODELOS DIDÁTICOS, ISSO ESTIMULA SIGNIFICATIVAMENTE O ALUNO, SEGUNDO PIAGET (1997), UMA MANEIRA ADEQUADA DE AMPLIAR E/OU MODIFICAR AS ESTRUTURAS DO ALUNO CONSISTE EM PROVOCAR DISCORDÂNCIAS OU CONFLITOS COGNITIVOS QUE REPRESENTAM DESEQUILÍBRIOS A PARTIR DOS QUAIS, MEDIANTE ATIVIDADES, O ALUNO CONSIGA REEQUILIBRAR-SE, SUPERANDO A DISCORDÂNCIA RECONSTRUINDO O CONHECIMENTO. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS QUESTÕES LEVANTADAS, TORNA-SE RELEVANTE PRODUZIR E DIVULGAR TRABALHOS VOLTADOS PARA ESSA NOVA TENDÊNCIA, A PRODUÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO, E O QUE SÃO ESSES MATERIAIS? DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL META, ATRAVÉS DA CONFECÇÃO DE UM RECURSO DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO, ENSINAR A ESPECIFICIDADES SOBRE A CLASSE INSECTA E SUAS PRINCIPAIS ORDENS, ALÉM DE ENSINAR CONCOMITANTEMENTE MÉTODOS E TÉCNICAS PARA CAPTURA, CONSERVAÇÃO E ALFINETAGEM DE INSETOS PARA CONFECÇÃO DA CAIXA ENTOMOLÓGICA, ATRAVÉS DE AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS, BUSCANDO SUPRIR A NECESSIDADE DA FALTA DE MATERIAIS ADEQUADOS PARA MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DAS REDES DE ENSINO BÁSICO, UMA VEZ QUE É NOTÁVEL A CARÊNCIA DE MATERIAIS QUE AUXILIEM PROFESSORES E ALUNOS NA ESCOLA. UMA DISCIPLINA NÃO PODE SER DESENVOLVIDA APENAS DE FORMA TEÓRICA E SIM APOIADA NUM CONJUNTO DE AULAS PRÁTICAS QUE CONTRIBUAM PARA APRIMORAR OS CONHECIMENTOS, CRUZ ET AL. (1996) CITADO POR MATOS ET AL., (2009, P. 21), E SEGUNDO BARBOSA E JESUS (2009, P. 02) “O USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS POSSIBILITA DESENVOLVER HABILIDADES AUTÔNOMAS EM RELAÇÃO ÀS TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO, BEM COMO, ANÁLISE CRÍTICA E AVALIAÇÃO DE DADOS ACERCA DO TEMA EM ESTUDO”. INICIALMENTE SERÁ REALIZADO UMA AVALIAÇÃO ORAL PARA ANALISAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS DO 7º ANO DA TURMA B ESSA PROVA DEVERÁ CONTER 5 (CINCO) QUESTÕES VOLTADAS PARA O TEMA ESPECÍFICO CLASSE INSECTA. APÓS A AVALIAÇÃO O PROFESSOR SABERÁ O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE O TEMA, O QUE SERVIRÁ DE NORTE PARA PROSSEGUIR COM AS ATIVIDADES, A PARTIR DISSO AS AULAS SERÃO DIRECIONADAS PARA SUPRIR A NECESSIDADE DA TURMA, A FIM DE POSSIBILITAR O ENTENDIMENTO E ESTIMULAR O APRENDIZADO SIGNIFICATIVAMENTE. A PRIMEIRA AULA SERÁ SOBRE A CLASSE INSECTA, O PROFESSOR DEVE ENVOLVER OS ALUNOS, FAZENDO QUESTIONAMENTOS, PERGUNTANDO AS RELAÇÕES DOS INSETOS COM O MEIO AMBIENTE E O SER HUMANO. COM A PROVA PRÉVIA, FOI POSSÍVEL NOTAR QUE OS ALUNOS POSSUÍAM POUCO CONHECIMENTO SOBRE OS INSETOS, ATÉ MESMO ALGUNS ALUNOS CITARAM OUTROS ARTRÓPODES COMO SENDO DA CLASSE INSECTA, COMO ARANHAS, EMBUÁS, CARAMUJOS E ESCORPIÕES. ESSA PRIMEIRA ETAPA PERMITIU IDENTIFICAR O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS, E A PARTIR DISSO DIRECIONAR AS AULAS PARA SUPRIR A NECESSIDADE. COM O PASSAR DAS AULAS, FOI NOTÓRIO O INTERESSE DOS ALUNOS EM APRENDER SOBRE O ASSUNTO, POIS ELES MOSTRAVAM ATRAVÉS DE SUAS PERGUNTAS A CURIOSIDADE EM APRENDER SOBRE O DESENVOLVIMENTO E FORMAS DE ESTRATÉGIAS DOS BICHOS, NA QUAL PUDEMOS PERCEBER QUE O INTERESSE EM MONTAR A CAIXA E O CONTATO COM OS INSETOS FOI UM ENORME PASSO PARA A FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DESTES ALUNOS. AS AULAS FORAM MINISTRADAS UTILIZANDO DIVERSOS RECURSOS PARA FACILITAR O ENSINO-APRENDIZAGEM, SENDO OS VÍDEOS APRESENTADOS ATRAVÉS DE DATASHOW UM DOS MAIS UTILIZADOS E QUE OS ALUNOS DEMONSTRAVAM MAIS INTERESSE, POIS ELES CONSEGUIAM RELACIONAR DE FORMA MAIS EFETIVA O QUE ESTAVA SENDO TRABALHADO. NO DECORRER DAS AULAS, FOI COMUM REVISAR O ASSUNTO TRABALHADO, POIS OS ALUNOS TINHAM CERTA DIFICULDADE EM LEMBRAR DAS AULAS ANTERIORES, PORÉM COM O TEMPO ELES CONSEGUIRAM DOMINAR O ASSUNTO DE FORMA SATISFATÓRIA, PERMITINDO DAR PROSSEGUIMENTO NO CRONOGRAMA. UM BOM EXEMPLO QUEM PODEMOS CITAR FOI A PRATICIDADE EM QUE OS ALUNOS TIVERAM AO APRENDER AS DIFERENÇAS DE AMETÁBOLOS, HEMIMETÁBOLOS E HOLOMETÁBOLOS, POIS COM OS VÍDEOS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO DO INSETO, A DÚVIDA DA QUAL ELES TINHAM SOBRE TAL EVENTO FOI SANADA, E SEMPRE QUE FALÁVAMOS SOBRE UMA ORDEM, OS ALUNOS RESPONDIAM CITANDO O DESENVOLVIMENTO DE TAL ORDEM, CORRETAMENTE. A MAIOR DIFICULDADE SE DEU NA COLETA DOS INSETOS, POIS A MAIOR PARTE DOS ALUNOS RELATARAM TER MEDO, NOJO OU ALERGIA AOS INSETOS, O QUE GEROU DESCONFORTO POR ALGUMA PARTE DA TURMA. TAL MEDO FOI RELATADO POR MUITAS VEZES EM DECORRÊNCIA DE COMO OS FAMILIARES TRATAVAM O BICHO EM QUESTÃO, NOS MOSTRANDO QUE O MEDO OU NOJO DESPERTADO POR ALGUNS ALUNOS SE DEVE A UM FAMILIAR NÃO GOSTAR DE TAIS INSETOS." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIENCIAS, ESTAGIO SUPERVISONADO, CAIXA ENTOMOLOGICA, ESCOLA, RECURSO DIDATICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID2484_19112021000009.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDALÚCIA MACÊDO DOS SANTOS GOMES" "autor_nome_curto" => "ALDA" "autor_email" => "aldalucia.gomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }