RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA: PARTICIPAÇÃO DE GRADUANDOS EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS.
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85014 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 804 "inscrito_id" => 764 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA: PARTICIPAÇÃO DE GRADUANDOS EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS." "resumo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) TEM O INTUITO DE APRIMORAR QUALITATIVAMENTE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, IMPULSIONANDO A INTEGRAÇÃO DE LICENCIANDOS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. CONTUDO, DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19 OCORRERAM MUDANÇAS E ADAPTAÇÕES NA EDUCAÇÃO. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO VISA APRESENTAR EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DOS LICENCIANDOS BOLSISTA DO PRP, ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES VIRTUAIS DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. AS ATIVIDADES SÃO COMPOSTAS POR 5 PERGUNTAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA, DIRECIONADAS PARA TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DE ALTAMIRA-PA. PRIMEIRAMENTE FOI REALIZADO O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM SITES, PLATAFORMAS E LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO NA ESCOLA A PARTIR DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: 1) FUNDAMENTOS DA GENÉTICA; 2) PRIMEIRA LEI DE MENDEL; 3) CONCEITOS BÁSICOS DA GENÉTICA; 4) ALELOS LETAIS, DOMINÂNCIA INCOMPLETA, CODOMINÂNCIA; 5) SISTEMA SANGUÍNEO ABO E SISTEMA SANGUÍNEO RH. A APLICAÇÃO OCORREU ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET APÓS AS AULAS SÍNCRONAS DA PROFESSORA NOS FORMATOS WORD E POWERPOINT 2016. PARA O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, A DINÂMICA ERA DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS. 1) OS LICENCIANDOS SOLICITAVAM A PROFESSORA PARA INDICAR ALUNOS A REALIZAREM A LEITURA DAS QUESTÕES; 2) ERA ESTIPULADO O TEMPO PARA INFORMAR A ALTERNATIVA CORRETA, 3 MINUTOS, ATRAVÉS DO CHAT OU ÁUDIO; 3) MOMENTO PARA EXPLICAÇÃO, COMENTÁRIOS E DÚVIDAS. A BUSCA POR ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, POSSIBILITOU OS LICENCIANDOS, REFLETIR SOBRE A PRÁTICA ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DOCENTE FRENTE AO NOVO MODELO DE ENSINO REMOTO, SOB AS NECESSIDADES DO ALUNADO, FRENTE AS LIMITAÇÕES E INOVAÇÕES QUE SURGEM AO LONGO DO PROCESSO, ENSINAR." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, BIOLOGIA, ATIVIDADE VIRTUAL, ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID764_18112021233024.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA PEREIRA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "MARCINHA" "autor_email" => "mpf119212@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85014 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 804 "inscrito_id" => 764 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA: PARTICIPAÇÃO DE GRADUANDOS EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS." "resumo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) TEM O INTUITO DE APRIMORAR QUALITATIVAMENTE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, IMPULSIONANDO A INTEGRAÇÃO DE LICENCIANDOS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. CONTUDO, DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19 OCORRERAM MUDANÇAS E ADAPTAÇÕES NA EDUCAÇÃO. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO VISA APRESENTAR EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DOS LICENCIANDOS BOLSISTA DO PRP, ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES VIRTUAIS DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. AS ATIVIDADES SÃO COMPOSTAS POR 5 PERGUNTAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA, DIRECIONADAS PARA TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DE ALTAMIRA-PA. PRIMEIRAMENTE FOI REALIZADO O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM SITES, PLATAFORMAS E LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO NA ESCOLA A PARTIR DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: 1) FUNDAMENTOS DA GENÉTICA; 2) PRIMEIRA LEI DE MENDEL; 3) CONCEITOS BÁSICOS DA GENÉTICA; 4) ALELOS LETAIS, DOMINÂNCIA INCOMPLETA, CODOMINÂNCIA; 5) SISTEMA SANGUÍNEO ABO E SISTEMA SANGUÍNEO RH. A APLICAÇÃO OCORREU ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET APÓS AS AULAS SÍNCRONAS DA PROFESSORA NOS FORMATOS WORD E POWERPOINT 2016. PARA O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, A DINÂMICA ERA DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS. 1) OS LICENCIANDOS SOLICITAVAM A PROFESSORA PARA INDICAR ALUNOS A REALIZAREM A LEITURA DAS QUESTÕES; 2) ERA ESTIPULADO O TEMPO PARA INFORMAR A ALTERNATIVA CORRETA, 3 MINUTOS, ATRAVÉS DO CHAT OU ÁUDIO; 3) MOMENTO PARA EXPLICAÇÃO, COMENTÁRIOS E DÚVIDAS. A BUSCA POR ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, POSSIBILITOU OS LICENCIANDOS, REFLETIR SOBRE A PRÁTICA ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DOCENTE FRENTE AO NOVO MODELO DE ENSINO REMOTO, SOB AS NECESSIDADES DO ALUNADO, FRENTE AS LIMITAÇÕES E INOVAÇÕES QUE SURGEM AO LONGO DO PROCESSO, ENSINAR." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, BIOLOGIA, ATIVIDADE VIRTUAL, ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID764_18112021233024.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA PEREIRA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "MARCINHA" "autor_email" => "mpf119212@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }