ESTE TRABALHO APRESENTA O DESENVOLVIMENTO E OS RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO SOBRE O USO DE CLÁSSICOS DA LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA EM AULAS DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA. SEGUNDO PETIT (2010), A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA PROPORCIONA ACOLHIMENTO POR PROMOVER NÃO APENAS A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E SIGNIFICADOS, MAS A IDENTIFICAÇÃO DO LEITOR COM A OBRA. AO CRIAR UMA ATMOSFERA DE LEITURA COLETIVA É POSSÍVEL SENSIBILIZAR O LEITOR PARA REFLETIR SOBRE SUA PRÓPRIA AUTOESTIMA E CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO. CONSIDERANDO QUE A ESCOLA É UM MEIO PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DO INDIVÍDUO, ESTE TRABALHO VISA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, ETAPA II, ATENDIDOS PELO SUBPROJETO DE INGLÊS PIBID UERJ-MARACANÃ, TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES QUE ENGLOBAM A LITERATURA E O LÚDICO, A FIM DE VERIFICAR SEUS EFEITOS. AS ATIVIDADES SEGUEM A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PÓS-MÉTODO (KUMARAVADIVELU, 2003), QUE SE PREOCUPA COM ASPECTOS DE PARTICULARIDADE, PRATICIDADE E APRENDIZAGEM. EM SUMA, O PROFESSOR BUSCA PROMOVER A AUTONOMIA DO APRENDIZ POR MEIO DE ESTRATÉGIAS QUE VALORIZAM AS DIFERENTES OPORTUNIDADES DE ENSINO, INTEGRANDO HABILIDADES, GARANTINDO A RELEVÂNCIA SOCIAL E ESTIMULANDO A CONSCIENTIZAÇÃO CULTURAL. PARA TANTO, FORAM DESENVOLVIDAS ATIVIDADES QUE, PRIMEIRAMENTE, APRESENTAM A LITERATURA AO ALUNO POR MEIO DE DIFERENTES ESTÍMULOS. EM SEGUIDA, EXERCÍCIOS PRÁTICOS E LÚDICOS E, FINALMENTE, UM QUESTIONÁRIO SOBRE A RECEPTIVIDADE DA OBRA LITERÁRIA E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA.