CADA VEZ MAIS AUMENTA A BUSCA POR ESTRAT?GIAS DID?TICO-PEDAG?GICAS QUE ULTRAPASSEM OU MINIMIZEM AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSE TOCANTE, AL?M DE ESTRAT?GIA ALTERNATIVA PARA A MEDIA??O DID?TICO-PEDAG?GICA, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDIC) DEVEM SER VISTAS E RESSIGNIFICADAS COMO RECURSOS DID?TICOS. OS PROFESSORES AO UTILIZAREM QUAISQUER RECURSOS AUDIOVISUAIS, NECESSITAM DE CONHECIMENTOS B?SICOS OU ESSENCIAIS PARA A MANIPULA??O E MELHOR APLICA??O DESTES. DESSE MODO, DEVE-SE TER UM OLHAR ATENTO PARA A ALFABETIZA??O CIENT?FICA E TECNOL?GICA (ACT) (AULER; DELIZOICOV, 2001), TANTO DOS PROFESSORES QUANTO DOS ESTUDANTES, QUE DEMANDAM POR OLHARES MAIS CR?TICOS E ATENTOS, PRINCIPALMENTE EM DECORR?NCIA DAS NOVAS RELA??ES QUE OCORREM INTEIRAMENTE MEDIADAS POR ESSAS TECNOLOGIAS (MARTINS; SANTOS, 2021). NOS ?LTIMOS ANOS HOUVE UM CRESCIMENTO CONSIDER?VEL NO INTERESSE ACAD?MICO EM TORNO DAS S?RIES TELEVISIVAS, GRA?AS A PARTICIPA??O ESPECTATORIAL DO P?BLICO E CR?TICA TEXTUAL (SILVA, 2014). APONTA-SE QUE A LIGA??O ESTABELECIDA ENTRE O CINEMA E A CI?NCIA N?O ? RECENTE (BARCA, 2005), ASSIM COMO A REPRESENTA??O P?BLICA DA CI?NCIA PROVENIENTE DOS AMBIENTES VIRTUAIS QUE ORIENTA NA FORMA??O DO IMAGIN?RIO DO TELESPECTADOR, DELIMITANDO A CONCEITUA??O DO QUE ? CI?NCIA (SILVA; SANTOS; CUNHA, 2017). NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR DE QUE FORMA AS S?RIES TELEVISIVAS T?M SIDO UTILIZADAS COMO SUBS?DIO PARA O ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA. CARACTERIZA-SE COMO UMA REVIS?O SISTEM?TICA DE LITERATURA, ONDE FORAM ADOTADOS OS PASSOS PARA SUA SISTEMATIZA??O DE ACORDO COM SAMPAIO E MANCINI (2007). OS TERMOS UTILIZADOS PARA A PESQUISA FORAM: S?RIE TELEVISIVA, S?RIE DE TV, S?RIE DE STREAMING, NARRATIVA SERIADA, ENSINO DE CI?NCIAS E ENSINO DE BIOLOGIA. A PESQUISA ABRANGEU A BUSCA NAS SEGUINTES BASES DE DADOS: BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTA??ES, CAT?LOGO DE TESES E DISSERTA??ES DA CAPES E GOOGLE ACAD?MICO. PARA A SELE??O DOS TRABALHOS APLICARAM-SE CRIT?RIOS DE INCLUS?O, A SABER: A) TRABALHOS NOS FORMATOS DE ARTIGO, DISSERTA??O OU TESE COM TEXTO INTEGRAL DISPON?VEL EM FORMATO ELETR?NICO E GRATUITO; B) TRABALHOS QUE ABORDAM ESPECIFICAMENTE SOBRE O USO DE S?RIES TELEVISIVAS NO ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA; C) TRABALHOS PUBLICADOS NO PER?ODO ENTRE 2015 A SETEMBRO DE 2021. ADEMAIS, APLICARAM-SE OS CRIT?RIOS DE EXCLUS?O A SEGUIR: A) TRABALHOS DE REVIS?O DA LITERATURA; B) TRABALHOS QUE SE APRESENTARAM DUPLICADOS; C) TRABALHOS QUE ABORDAM ESPECIFICAMENTE SOBRE O USO DE S?RIES DE DESENHOS ANIMADOS NO ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA. COMO RESULTADOS, APENAS QUATRO TRABALHOS COMPUSERAM O CORPUS, E ENCONTRAM-SE PUBLICADOS ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2020, SENDO TODAS DISSERTA??ES DE MESTRADO. FARY (2017) EM SEU TRABALHO VOLTA O OLHAR PARA COMO OCORREM AS RELA??ES E PRODU??ES EM TORNO DA QU?MICA, QUE EMERGEM EM UM EPIS?DIO DA S?RIE, ANALISA VEEMENTEMENTE A PRODU??O MIDI?TICA SEM, NO ENTANTO, APLICAR O RECURSO EM SALA DE AULA. FRANCO (2020), FAZ A AN?LISE DA S?RIE ENQUANTO ELEMENTO DE ENSINO, POR?M. SEM FAZER A APLICA??O DO RECURSO NO AMBIENTE ESCOLAR. TODAVIA, TRAZ DIVERSAS SUGEST?ES DA EXPLORA??O DE UM AMPLO ESPECTRO DE MOMENTOS QUE PODEM SER RELACIONADOS ?S COMPET?NCIAS E HABILIDADES ESPEC?FICAS CAPAZES DE APONTAR ESTRAT?GIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PASS?VEIS DE SEREM EXERCITADAS EM SALA DE AULA. ENQUANTO QUE FREITAS (2016), UTILIZA-SE DE UMA S?RIE M?DICA, COMO INSTRUMENTO DE POTENCIALIZA??O DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE O TRANSPLANTE CARD?ACO PARA GERAR REFLEX?ES EM UMA TURMA DE LICENCIANDOS DE CI?NCIAS BIOL?GICAS. POR FIM, SILVA (2019) COM O PROP?SITO DE INVESTIGAR AS CONTRIBUI??ES DA FIC??O CIENT?FICA PARA A EDUCA??O CTS (CI?NCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) EM UMA TURMA DE LICENCIATURA E ANALISAR AS RELA??ES CTS PRESENTES EM S?RIES TELEVISIVAS DE FIC??O CIENT?FICA, AL?M DE DISCUTIR AS POTENCIALIDADES DO USO DESSE G?NERO LITER?RIO COMO RECURSO DID?TICO NO ENSINO DE CI?NCIAS, DEIXA A ESCOLHA DOS ESTUDANTES QUAIS S?RIES DE TV IRIAM COMPOR SUAS SEQU?NCIAS DID?TICAS. OS DOIS ?LTIMOS TRABALHOS TANTO ANALISARAM QUANTO APLICARAM TAL RECURSO NO AMBIENTE DE ENSINO, TESTANDO SUA VIABILIDADE PEDAG?GICA, SUSCITARAM REFLEX?ES EM TORNO DA EDUCA??O CTS NO CONTEXTO DA FORMA??O INICIAL DE PROFESSORES, O QUE PERMITIU DISCUTIR O CONTE?DO DA FIC??O CIENT?FICA COM UM OLHAR CR?TICO, POSSIBILITANDO MODIFICAR POSICIONAMENTOS MENOS CR?TICOS OU INGENUOS SOBRE A RACIONALIDADE CIENT?FICA, O DESENVOLVIMENTO TECNOL?GICO E A PARTICIPA??O SOCIAL. PORTANTO, COMPREENDEM-SE AS POTENCIALIDADES DAS S?RIES TELEVISIVAS PARA A CONSTRU??O DE INTERVEN??ES PEDAG?GICAS NO ?MBITO DO ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA. RESSALTA-SE QUE A MEDIA??O DOCENTE ? ESSENCIAL NO SENTIDO DE INTERVIR POSITIVAMENTE NA INTERPRETA??O DESSES RECURSOS. DIANTE DA ESCASSEZ DE TRABALHOS ENCONTRADOS, SUGERE-SE QUE SEJAM AMPLIADAS AS INVESTIGA??ES E DISCUSS?ES, NO INTUITO DE FOMENTAR O POTENCIAL DESSA ABORDAGEM NOS DIFERENTES ESPA?OS FORMATIVOS.