CONTRIBUINDO PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84671 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 40 "inscrito_id" => 688 "titulo" => "CONTRIBUINDO PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM O INTUITO DE ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA POTENCIALMENTE MAIS ATIVA, SIGNIFICATIVA E COMUNICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA QUE VÃO SER OS ALICERCES PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, MOSTRANDO TAMBÉM COMO A TECNOLOGIA É UMA POSSÍVEL ALIADA DOS PROFESSORES, SEJA COMO MEIO DE ATRAÇÃO PARA OS ALUNOS OU COMO AUXILIADORA NA APRENDIZAGEM, SE USADA DE FORMA ADEQUADA. O TRABALHO SERÁ FOMENTADO ATRAVÉS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE FORMA QUE SE COMPREENDA O CONHECIMENTO GERAL E CONCEITUAL SOBRE A METODOLOGIA SIGNIFICATIVA PROPOSTA POR DAVID AUSUBEL. APÓS A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SERÁ DESENVOLVIDO E APLICADO O DESENVOLVIMENTO DE PIRÂMIDES “HOLOGRÁFICAS” NO ENSINO MÉDIO PARA GERAR DISCUSSÕES PARA O ENSINO DE CONCEITOS DA FÍSICA COMO FORMA PARA VIABILIZAR E VALIDAR A POTENCIALIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO. ALÉM DISSO, SERÁ FEITO TAMBÉM UMA ANÁLISE SOBRE COMO A FICÇÃO CIENTIFICA TEM CRESCIDO E SE POPULARIZADO ENTRE OS JOVENS, E COMO ISSO PODE SER USADO TAMBÉM COMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E NÃO SÓ PARA O LAZER. OS DADOS OBTIDOS COM A EXPERIMENTAÇÃO PERMITIRÃO DESTACAR A IMPORTÂNCIA DESSAS ATIVIDADES NAS AULAS DE FÍSICA, POIS OBSERVA-SE UM AUMENTO CONSIDERÁVEL NO INTERESSE DOS ALUNOS PELO ASSUNTO. SENDO QUE É UM DOS PROBLEMAS FREQUENTEMENTE ENFRENTADOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS. TODAVIA, ACREDITAMOS QUE ESTE ARTIGO ATINGIU SEU OBJETIVO PRINCIPAL AO EVIDENCIAR O POTENCIAL METODOLÓGICO DO USO DE EXPERIMENTOS QUE ENVOLVAM ELEMENTOS TECNOLÓGICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA, ALÉM DE DESTACAR OS ELEMENTOS FÍSICOS E CONCEITUAIS PRESENTES ALÉM DAS SALAS DE AULA." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, METODOLOGIA, ENSINO, TECNOLOGIAS, EXPERIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID688_07102021130910.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVERSON DA SILVA BRAGA FILHO" "autor_nome_curto" => "EVERSON BRAGA" "autor_email" => "everson.braga.filho@gmail" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84671 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 40 "inscrito_id" => 688 "titulo" => "CONTRIBUINDO PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM O INTUITO DE ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA POTENCIALMENTE MAIS ATIVA, SIGNIFICATIVA E COMUNICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA QUE VÃO SER OS ALICERCES PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, MOSTRANDO TAMBÉM COMO A TECNOLOGIA É UMA POSSÍVEL ALIADA DOS PROFESSORES, SEJA COMO MEIO DE ATRAÇÃO PARA OS ALUNOS OU COMO AUXILIADORA NA APRENDIZAGEM, SE USADA DE FORMA ADEQUADA. O TRABALHO SERÁ FOMENTADO ATRAVÉS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE FORMA QUE SE COMPREENDA O CONHECIMENTO GERAL E CONCEITUAL SOBRE A METODOLOGIA SIGNIFICATIVA PROPOSTA POR DAVID AUSUBEL. APÓS A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SERÁ DESENVOLVIDO E APLICADO O DESENVOLVIMENTO DE PIRÂMIDES “HOLOGRÁFICAS” NO ENSINO MÉDIO PARA GERAR DISCUSSÕES PARA O ENSINO DE CONCEITOS DA FÍSICA COMO FORMA PARA VIABILIZAR E VALIDAR A POTENCIALIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO. ALÉM DISSO, SERÁ FEITO TAMBÉM UMA ANÁLISE SOBRE COMO A FICÇÃO CIENTIFICA TEM CRESCIDO E SE POPULARIZADO ENTRE OS JOVENS, E COMO ISSO PODE SER USADO TAMBÉM COMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E NÃO SÓ PARA O LAZER. OS DADOS OBTIDOS COM A EXPERIMENTAÇÃO PERMITIRÃO DESTACAR A IMPORTÂNCIA DESSAS ATIVIDADES NAS AULAS DE FÍSICA, POIS OBSERVA-SE UM AUMENTO CONSIDERÁVEL NO INTERESSE DOS ALUNOS PELO ASSUNTO. SENDO QUE É UM DOS PROBLEMAS FREQUENTEMENTE ENFRENTADOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS. TODAVIA, ACREDITAMOS QUE ESTE ARTIGO ATINGIU SEU OBJETIVO PRINCIPAL AO EVIDENCIAR O POTENCIAL METODOLÓGICO DO USO DE EXPERIMENTOS QUE ENVOLVAM ELEMENTOS TECNOLÓGICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA, ALÉM DE DESTACAR OS ELEMENTOS FÍSICOS E CONCEITUAIS PRESENTES ALÉM DAS SALAS DE AULA." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, METODOLOGIA, ENSINO, TECNOLOGIAS, EXPERIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID688_07102021130910.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVERSON DA SILVA BRAGA FILHO" "autor_nome_curto" => "EVERSON BRAGA" "autor_email" => "everson.braga.filho@gmail" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }