O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA DA UNIFAL-MG PARTICIPA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DESDE 2010, ENVOLVENDO ACADÊMICOS NO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS JUNTO ÀS ESCOLAS PARCEIRAS. A PANDEMIA DO COVID-19 IMPACTOU O ENSINO E INFLUENCIOU DIRETAMENTE AS VIVÊNCIAS ESCOLARES DO PIBID. DENTRO DESTE CONTEXTO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS DE TODO O ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PARCEIRA NO MUNICÍPIO DE ALFENAS (MG). ESTE LEVANTAMENTO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE UM FORMULÁRIO REALIZADO NO GOOGLE FORMS, RESPONDIDO ANONIMAMENTE QUE TEVE O INTUITO DE ESCLARECER QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS IMPACTOS DA PANDEMIA NO APRENDIZADO DO CONTEÚDO DE BIOLOGIA DOS ESTUDANTES, SUA IDENTIFICAÇÃO COM O CONTEXTO ATUAL E AS ASSOCIAÇÕES DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS NA DISCIPLINA COMO EMBASAMENTO PARA COMPREENSÃO DA PANDEMIA E DOS CUIDADOS PREVENTIVOS. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR ATRAVÉS DOS RESULTADOS QUE DENTRE OS ESTUDANTES 53% ENTENDEM A BIOLOGIA, ENQUANTO DISCIPLINA, COMO COMPOSTA POR CONTEÚDOS MUITO IMPORTANTES PARA O ENEM, NO ENTANTO, APENAS 18,6% DOS ALUNOS CONSIDERARAM A BIOLOGIA MUITO IMPORTANTE PARA O ENTENDIMENTO DO CONTEXTO DA REALIDADE PANDÊMICA. FICOU EVIDENTE QUE O ENSINO DE BIOLOGIA, ANTES E DURANTE A PANDEMIA, NÃO IMPACTOU DE MANEIRA DESEJADA A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO A SERIEDADE E A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS FRENTE A COVID-19. ALÉM DISSO, FICA CLARA A NECESSIDADE DE UMA ASSOCIAÇÃO MAIS DIRETA DO CONTEÚDO MINISTRADO JUNTO A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NA ESCOLA AO COTIDIANO DOS ALUNOS, UMA IMPLEMENTAÇÃO DA MESMA JUNTO AO CURRÍCULO ESCOLAR E A VALORIZAÇÃO DA CIÊNCIA.