O ENSINO REMOTO E A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84860 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 169 "inscrito_id" => 261 "titulo" => "O ENSINO REMOTO E A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS CHEGOU AO BRASIL NO FINAL DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2020, AFETANDO DIVERSOS SETORES DO PAÍS, DENTRE ELES A EDUCAÇÃO. DIANTE DESSE CENÁRIO DESAFIADOR, AS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DO BRASIL SE MOBILIZARAM RAPIDAMENTE PARA MODIFICAR PLANEJAMENTOS E DAR CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES ESCOLARES. OS PROFESSORES TAMBÉM FORAM SURPREENDIDOS, POIS TIVERAM QUE ADAPTAR SUAS AULAS PRESENCIAIS PARA AULAS REMOTAS, REPENTINAMENTE. JÁ OS ALUNOS APRESENTARAM DIFICULDADES NO ACESSO E NAS CONDIÇÕES EM MANTER UM SERVIÇO DE INTERNET EM SUAS RESIDÊNCIAS, ALÉM DE TER QUE DIVIDIR OS EQUIPAMENTOS COM OUTROS MEMBROS DA FAMÍLIA. ESTE RELATO OBJETIVA DESCREVER A EXPERIÊNCIA VIVIDA DURANTE O ENSINO REMOTO A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS PONTA GROSSA, NO PERÍODO DE OBSERVAÇÃO E PRÁTICA EM AULAS NOS 7º, 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS. OBSERVOU-SE UM AUMENTO SIGNIFICATIVO NA PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO ANO LETIVO DE 2020 PARA O ANO DE 2021. NO ENTANTO, A PARTICIPAÇÃO E A INTERAÇÃO FORAM INTERROMPIDAS COM O ENSINO HÍBRIDO. AS OBSERVAÇÕES E A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA ATRAVÉS DAS AULAS MINISTRADAS NO ENSINO REMOTO POSSIBILITARAM GRANDE APRENDIZADO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, CUMPRINDO COM UM DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. O ENSINO REMOTO FOI UM PERÍODO DE APRENDIZADO, ORGANIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO, MAS AINDA ASSIM HOUVE O DESENVOLVIMENTO E A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES E AULAS DIFERENCIADAS, COM O OBJETIVO DE MINIMIZAR O IMPACTO DO ENSINO REMOTO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID261_25102021185606.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LAURA RUDNIK" "autor_nome_curto" => "MARIA LAURA" "autor_email" => "marialaurarudnick@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84860 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 169 "inscrito_id" => 261 "titulo" => "O ENSINO REMOTO E A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS CHEGOU AO BRASIL NO FINAL DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2020, AFETANDO DIVERSOS SETORES DO PAÍS, DENTRE ELES A EDUCAÇÃO. DIANTE DESSE CENÁRIO DESAFIADOR, AS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DO BRASIL SE MOBILIZARAM RAPIDAMENTE PARA MODIFICAR PLANEJAMENTOS E DAR CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES ESCOLARES. OS PROFESSORES TAMBÉM FORAM SURPREENDIDOS, POIS TIVERAM QUE ADAPTAR SUAS AULAS PRESENCIAIS PARA AULAS REMOTAS, REPENTINAMENTE. JÁ OS ALUNOS APRESENTARAM DIFICULDADES NO ACESSO E NAS CONDIÇÕES EM MANTER UM SERVIÇO DE INTERNET EM SUAS RESIDÊNCIAS, ALÉM DE TER QUE DIVIDIR OS EQUIPAMENTOS COM OUTROS MEMBROS DA FAMÍLIA. ESTE RELATO OBJETIVA DESCREVER A EXPERIÊNCIA VIVIDA DURANTE O ENSINO REMOTO A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS PONTA GROSSA, NO PERÍODO DE OBSERVAÇÃO E PRÁTICA EM AULAS NOS 7º, 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS. OBSERVOU-SE UM AUMENTO SIGNIFICATIVO NA PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO ANO LETIVO DE 2020 PARA O ANO DE 2021. NO ENTANTO, A PARTICIPAÇÃO E A INTERAÇÃO FORAM INTERROMPIDAS COM O ENSINO HÍBRIDO. AS OBSERVAÇÕES E A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA ATRAVÉS DAS AULAS MINISTRADAS NO ENSINO REMOTO POSSIBILITARAM GRANDE APRENDIZADO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, CUMPRINDO COM UM DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. O ENSINO REMOTO FOI UM PERÍODO DE APRENDIZADO, ORGANIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO, MAS AINDA ASSIM HOUVE O DESENVOLVIMENTO E A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES E AULAS DIFERENCIADAS, COM O OBJETIVO DE MINIMIZAR O IMPACTO DO ENSINO REMOTO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID261_25102021185606.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LAURA RUDNIK" "autor_nome_curto" => "MARIA LAURA" "autor_email" => "marialaurarudnick@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }