ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ENVOLVENDO A ETNOMATEMÁTICA NA EJA. A EDUCAÇÃO EM TEMPOS PANDÊMICOS TROUXE NOVAS CARACTERÍSTICAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, TORNANDO AINDA MAIS PREMENTE A NECESSIDADE DE DISCUSSÕES A RESPEITO DAS ESPECIFICIDADES DOS ESTUDANTES DA EJA E SUA RELAÇÃO COM OS CONCEITOS MATEMÁTICOS, EM CONSONÂNCIA COM OS PRINCÍPIOS DA ETNOMATEMÁTICA. POR SUAS QUALIDADES ASSUMIU-SE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA PARA ANÁLISE DOS DIÁLOGOS MATEMÁTICOS FEITO EM UMA OFICINA A RESPEITO DE TRÊS TIRINHAS. OS RESULTADOS INDICAM PARA SABERES QUE PERPASSAM PELA LEITURA DO COTIDIANO, REFLEXÕES, CÁLCULOS E QUE EMBASAM TOMADAS DE DECISÕES, BEM COMO O RECONHECIMENTO DA NECESSIDADE DE PLANEJAMENTO E ESTABELECIMENTO DE PRIORIDADES PARA O ALCANCE DE EQUILÍBRIO FINANCEIRO, E DA DIFERENÇA ATUAL ENTRE A RECEITA E AS DESPESAS DA CLASSE TRABALHADORA, QUE MAL CONSEGUE GERIR SEUS GASTOS BÁSICOS.