ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84724 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 1825 "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "A AVALIAÇÃO NA MODALIDADE REMOTA TEM EVIDENCIADO UMA BUSCA POR RESPOSTAS PRONTAS NA INTERNET DAS QUESTÕES PROPOSTAS NA PROVA, COPIANDO A RESPOSTA INTEGRAL DO BUSCADOR, E EM ALGUMAS VEZES A RESPOSTA NEM MESMO CONDIZ COM A QUESTÃO. SABENDO DESSA FACILIDADE OS ALUNOS NÃO SE PREPARAM PARA A AVALIAÇÃO, TENDO EM VISTA APENAS A NOTA. PARA SUPERAR ESSA DIFICULDADE FOI REALIZADA UMA ELABORAÇÃO COLETIVA DE UMA SÍNTESE DO CONTEÚDO “COLA CONSENTIDA” (ROMANOWSKI E MARTINS, 2017), FEITA PELOS ESTUDANTES CONSIDERANDO SEU ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS OBTIDOS DURANTE AS AULAS. O REGISTRO FOI FEITO ATRAVÉS DE UM ARQUIVO DE IMAGEM (.JPG) ONDE OS ALUNOS PONTUAM OS ELEMENTOS BÁSICOS DO CONTEÚDO QUE SERÃO CONSULTADOS DURANTE A REALIZAÇÃO DA PROVA, EVITANDO UMA AVALIAÇÃO CENTRADA NA BUSCA DE RESPOSTAS PRONTAS NA INTERNET. ALÉM DISSO, A ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES DA AVALIAÇÃO FORAM FEITAS PELOS PIBIDIANOS SEM ESTAR RELACIONADA EM QUALQUER PÁGINA WEB. A ABORDAGEM TEÓRICA-METODOLÓGICA DA EXPERIÊNCIA PAUTOU-SE NO MÉTODO DA SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO TENDO COMO REFERÊNCIA (MARTINS, 2016, ROMANOWSKI, 2017, MANIESI, 2021). OS RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA MOSTRAM QUE: (I) OS ESTUDANTES ELABORARAM SUAS RESPOSTAS MOSTRANDO A PERCEPÇÃO DOS CONCEITOS E CONCLUSÕES DO ESTUDO REALIZADO DURANTE AS AULAS; (II) HOUVE UMA DIMINUIÇÃO SIGNIFICATIVA DE RESPOSTAS COPIADAS DA INTERNET DE FORMA ERRADA; (III) A ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES PELOS PIBIDIANOS E NÃO COPIADAS DE BANCOS DE QUESTÕES ESTIMULOU OS ESTUDANTES A CONSULTAR A COLA CONSENTIDA ELABORADA COLETIVAMENTE. (IV) OS RESULTADOS EM FORMA DE NOTAS TAMBÉM APRESENTARAM MELHORAS, COM DOIS ALUNOS GABARITANDO A PROVA E NENHUM ZERO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "COLA CONSENTIDA, MÉTODO AVALIATIVO, PRÁTICA DOCENTE, ENSINO DE FÍSICA, PIBID FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1825_25102021230337.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID WILLIAN RIBAS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "DAVID RIBAS" "autor_email" => "david.souza.engprod@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84724 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 1825 "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "A AVALIAÇÃO NA MODALIDADE REMOTA TEM EVIDENCIADO UMA BUSCA POR RESPOSTAS PRONTAS NA INTERNET DAS QUESTÕES PROPOSTAS NA PROVA, COPIANDO A RESPOSTA INTEGRAL DO BUSCADOR, E EM ALGUMAS VEZES A RESPOSTA NEM MESMO CONDIZ COM A QUESTÃO. SABENDO DESSA FACILIDADE OS ALUNOS NÃO SE PREPARAM PARA A AVALIAÇÃO, TENDO EM VISTA APENAS A NOTA. PARA SUPERAR ESSA DIFICULDADE FOI REALIZADA UMA ELABORAÇÃO COLETIVA DE UMA SÍNTESE DO CONTEÚDO “COLA CONSENTIDA” (ROMANOWSKI E MARTINS, 2017), FEITA PELOS ESTUDANTES CONSIDERANDO SEU ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS OBTIDOS DURANTE AS AULAS. O REGISTRO FOI FEITO ATRAVÉS DE UM ARQUIVO DE IMAGEM (.JPG) ONDE OS ALUNOS PONTUAM OS ELEMENTOS BÁSICOS DO CONTEÚDO QUE SERÃO CONSULTADOS DURANTE A REALIZAÇÃO DA PROVA, EVITANDO UMA AVALIAÇÃO CENTRADA NA BUSCA DE RESPOSTAS PRONTAS NA INTERNET. ALÉM DISSO, A ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES DA AVALIAÇÃO FORAM FEITAS PELOS PIBIDIANOS SEM ESTAR RELACIONADA EM QUALQUER PÁGINA WEB. A ABORDAGEM TEÓRICA-METODOLÓGICA DA EXPERIÊNCIA PAUTOU-SE NO MÉTODO DA SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO TENDO COMO REFERÊNCIA (MARTINS, 2016, ROMANOWSKI, 2017, MANIESI, 2021). OS RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA MOSTRAM QUE: (I) OS ESTUDANTES ELABORARAM SUAS RESPOSTAS MOSTRANDO A PERCEPÇÃO DOS CONCEITOS E CONCLUSÕES DO ESTUDO REALIZADO DURANTE AS AULAS; (II) HOUVE UMA DIMINUIÇÃO SIGNIFICATIVA DE RESPOSTAS COPIADAS DA INTERNET DE FORMA ERRADA; (III) A ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES PELOS PIBIDIANOS E NÃO COPIADAS DE BANCOS DE QUESTÕES ESTIMULOU OS ESTUDANTES A CONSULTAR A COLA CONSENTIDA ELABORADA COLETIVAMENTE. (IV) OS RESULTADOS EM FORMA DE NOTAS TAMBÉM APRESENTARAM MELHORAS, COM DOIS ALUNOS GABARITANDO A PROVA E NENHUM ZERO." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "COLA CONSENTIDA, MÉTODO AVALIATIVO, PRÁTICA DOCENTE, ENSINO DE FÍSICA, PIBID FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1825_25102021230337.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID WILLIAN RIBAS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "DAVID RIBAS" "autor_email" => "david.souza.engprod@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }