DIANTE DA MÚTUA INFLUÊNCIA PRESENTE NAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E A DIMENSÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA, O ENSINO DE CIÊNCIAS EXERCE UM PAPEL FUNDAMENTAL NA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES EXISTENTES NA TRÍADE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE. ESSE ENSINO REFLETE O ENTENDIMENTO DA DINÂMICA E DOS IMPACTOS DESSAS RELAÇÕES, MAS, TAMBÉM, PRECISA PROBLEMATIZAR A PASSIVIDADE SOCIAL EM RELAÇÃO À CIÊNCIA E A TECNOLOGIA, OBJETIVANDO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NO ÂMBITO DE TOMADA DE DECISÕES EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. NESSE CONTEXTO, ESTE ESTUDO ANALISA A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ACERCA DO PAPEL QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS DESEMPENHA DIANTE DE UMA SOCIEDADE SUBMETIDA A FORTE INFLUÊNCIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA. TENDO EM VISTA O CENÁRIO DE UMA CRESCENTE IMERSÃO DA SOCIEDADE EM ATIVIDADES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS, DISCUSSÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOBRE A DUALIDADE ENTRE BEM-ESTAR SOCIAL E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS SÃO NECESSÁRIAS. NO ÂMBITO EDUCACIONAL, O ENSINO DE CIÊNCIAS EXERCE FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO DA CIÊNCIA COMO ATIVIDADE SOCIAL E É MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO CRÍTICA DOS AVANÇOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS. NO ENTANTO, ESTUDOS INDICAM QUE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NÃO ABRANGE A COMPLEXIDADE DAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DESTE ENSINO E, EM CONSEQUÊNCIA, HÁ UMA LIMITAÇÃO DO EDUCADOR NA TENTATIVA DE PROMOVER PROCESSOS EDUCATIVOS QUE ABORDEM A COMPLEXIDADE DO CENÁRIO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO E ESTIMULEM A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS EDUCANDOS NESSE MEIO. O CAMPO DE PESQUISA DENOMINADO “ABORDAGEM EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE” POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO E DAS FERRAMENTAS PARA ABORDAGENS DOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS EM CONJUNTO COM SEUS ASPECTOS ÉTICOS, HISTÓRICOS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS. ESSE CAMPO, QUE SE DESENVOLVEU A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE QUE O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO NÃO ESTARIA RELACIONADO LINEARMENTE AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – PENSAMENTO CARACTERÍSTICO DA RACIONALIDADE CRESCENTE DO SÉCULO XIX. ATUALMENTE, PESQUISAS MOSTRAM QUE AINDA HÁ A PERMANÊNCIA DESSA NOÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO FATOR DE PROGRESSO E ESPERANÇA PARA O FUTURO. NO ÂMBITO ACADÊMICO, A ABORDAGEM EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EXPANDIU EM UM UNIVERSO DE PROPOSTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS QUE VISAM A COMPREENSÃO CRÍTICA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA COMO PROCESSOS SOCIAIS, DESCONSTRUINDO O MITO DO CIENTIFICISMO QUE, ENTRE OUTROS FATORES, CONSOLIDA A IDEIA DE CIÊNCIA AUTÔNOMA E REDENTORA. PARTINDO DESSES PRESSUPOSTOS, ELABORAMOS UM QUESTIONÁRIO E APLICAMOS COM SETE ESTUDANTES MATRICULADOS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, DURANTE A DISCIPLINA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, EM UMA AULA PREVISTA PARA CONTEMPLAR ATIVIDADES SOBRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM CONSONÂNCIA COM A ABORDAGEM EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. TODOS OS PRECEITOS ÉTICOS COM SERES HUMANOS FORAM SEGUIDOS. O ESTUDO FOI NORTEADO POR UMA DAS PERGUNTAS DO QUESTIONÁRIO: “QUAL O PAPEL DO ENSINO DE CIÊNCIAS DIANTE DE UMA SOCIEDADE FORTEMENTE INFLUENCIADA POR CIÊNCIA E TECNOLOGIA?”. PARA MANTER O SIGILO DA IDENTIDADE DOS ESTUDANTES, ELES RECEBERAM NOMES FICTÍCIOS. NA ANÁLISE DOS ARGUMENTOS UTILIZADOS PARA RESPONDER AO QUESTIONÁRIO, FOI POSSÍVEL RECONHECER TRÊS CATEGORIAS DE RESPOSTAS: I) ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO PROGRESSO; II) ENSINO DE CIÊNCIAS PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA; E III) ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. NA PRIMEIRA CATEGORIA, OS RESPONDENTES EXPLICITARAM, EM MAIOR OU MENOR GRAU, A VISÃO DE RELAÇÃO DIRETA ENTRE AVANÇOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO E O PROGRESSO, DIRECIONANDO À DENOMINADA PERSPECTIVA SALVACIONISTA/REDENTORA ATRIBUÍDA À CIÊNCIA E À TECNOLOGIA. ESSA VISÃO PROPÕE QUE AMBAS PODEM SALVAR O PLANETA OU OFERECER UM FUTURO MELHOR E PRESSUPÕE HAVER NEUTRALIDADE NA CIÊNCIA E NA TECNOLOGIA. NO ENTANTO, A EXISTÊNCIA DE VALORES E INTERESSES – COMUMENTE POLÍTICOS E ECONÔMICOS – PRESENTES, DESDE A IDEALIZAÇÃO ATÉ A CONCEPÇÃO DO ARTEFATO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO, NÃO FORAM CONSIDERADOS PELOS ESTUDANTES. DIFERENTEMENTE, REPRESENTANTES DA SEGUNDA CATEGORIA MOSTRARAM RECONHECER A SUPOSTA NEUTRALIDADE CIENTÍFICA E MOSTRARAM-SE CIENTES DO MITO DA PERSPECTIVA SALVACIONISTA. NESSA CATEGORIA, OS ESTUDANTES SE POSICIONARAM POR UM ENSINO DE CIÊNCIAS QUE CONTRIBUI PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. ENTENDER OS ASPECTOS RELACIONADOS À CIÊNCIA E À TECNOLOGIA SÃO ESSENCIAIS PARA UMA CULTURA DE PARTICIPAÇÃO, MAS NÃO SOMENTE. TEÓRICOS DO CAMPO APONTAM QUE O OBJETIVO DE UNICAMENTE EXPOR OS MITOS DA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE PODE DIRECIONAR A UMA SITUAÇÃO-LIMITE: É RECONHECIDO QUE HÁ VALORES E INTERESSES CAPITALISTAS, MAS NÃO HÁ O QUE FAZER. ESTUDANTES DA TERCEIRA CATEGORIA, POR SUA VEZ, EXPUSERAM A PROBLEMATIZAÇÃO DA PASSIVIDADE SOCIAL E DEMONSTRARAM A NECESSIDADE DO ESTÍMULO EFETIVO PARA AS POSSIBILIDADES DE UMA OUTRA RELAÇÃO DA TRÍADE. DENTRE OS ARGUMENTOS, ESTIVERAM PRESENTES A ATENÇÃO AOS ASPECTOS DA COMPREENSÃO DA RELAÇÃO MÚTUA ENTRE SOCIEDADE E QUESTÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS, DO FUNCIONAMENTO E INFLUÊNCIAS DA CIÊNCIA E DIRECIONAM AO ESTÍMULO DO ENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO NA TOMADA DE DECISÕES. COMPREENDER AS DIMENSÕES DA FORMAÇÃO INICIAL NO CAMPO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA É FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE CONTRAPOSIÇÃO ÀS CONTRADIÇÕES NAS RELAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS EM ÂMBITO CAPITALISTA. O ESTUDO NÃO PRETENDE ESGOTAR-SE, MAS ESTIMULAR PROPOSTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS QUE PROMOVAM ABORDAGENS QUE CONTEMPLEM SAÍDAS DO LABIRINTO CAPITALISTA NA DIMENSÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA, COMO AS POLÍTICAS PÚBLICAS E O ENGAJAMENTO DE COLETIVOS NO ESTUDO E INTERVENÇÕES DA SOCIEDADE DIANTE DE TOMADAS DE DECISÕES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS, REAFIRMANDO UM ENSINO DE CIÊNCIAS QUE ESTRUTURA UM PROCESSO EDUCATIVO CRÍTICO.