Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

VIVÊNCIAS DOS SUPERVISORES E ALUNOS PARTICIPANTES DO PIBID/ARTES UERJ: REFLETINDO SOBRE A NOVA DINÂMICA ESCOLAR NO CONTEXTO PANDÊMICO - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ARTES VISUAIS, ENSINO REMOTO, PIBID, UERJ, Relato de Experiência(RE) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85077
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 427
    "inscrito_id" => 798
    "titulo" => """
      VIVÊNCIAS DOS SUPERVISORES E ALUNOS PARTICIPANTES DO PIBID/ARTES UERJ: REFLETINDO SOBRE A NOVA DINÂMICA \r\n
      ESCOLAR NO CONTEXTO PANDÊMICO - RELATO DE \r\n
      EXPERIÊNCIA
      """
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO CARACTERIZA-SE COMO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), APRESENTANDO UMA REFLEXÃO DAS VIVÊNCIAS DOS SUPERVISORES E PIBIDIANOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO ENSINO REMOTO NO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO ALFREDO E NO CIEP 032 CORA CORALINA JUNTO AOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UERJ. O PIBID TEM COMO OBJETIVO ANTECIPAR O VÍNCULO ENTRE OS FUTUROS PROFESSORES E OS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO DA REDE PÚBLICA. O INTUITO DESTE ARTIGO É O DE RELATAR AS VIVÊNCIAS DOS SUPERVISORES E DOS LICENCIANDOS DURANTE A PANDEMIA AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS MAIS INTERATIVAS E DINÂMICAS NO ENSINO REMOTO.  OS SUPERVISORES TIVERAM A POSSIBILIDADE DE TROCAR INFORMAÇÕES COM OS DISCENTES DE ARTES E COM OS COORDENADORES, O QUE SERVIU PARA ELUCIDAR OS QUESTIONAMENTOS DOS PIBIDIANOS QUANTO O ATO DA DOCÊNCIA, ESPECIALMENTE NESTE PERÍODO DE PANDEMIA, POIS TANTO OS ALUNOS DA UERJ QUANTO OS SECUNDARISTAS DAS ESCOLAS SUPRACITADAS PERDERAM O CONTATO DIRETO COM SEUS PROFESSORES. NO ENTANTO O PIBID ARTES UERJ CRIOU AÇÕES ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS QUE VIABILIZARAM O CONTATO ENTRE OS UNIVERSITÁRIOS E OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, INCLUSIVE ATRAVÉS DA PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO REMOTA DO ESTADO DO RJ. FRENTE A REALIDADE DA EVASÃO ESCOLAR CONSIDERAMOS A IMPORTÂNCIA DO APRIMORAMENTO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO CONTEXTO PANDÊMICO DE MANEIRA QUE OS ESTUDANTES SE SINTAM PARTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E, COM ISSO, SE SINTAM MAIS MOTIVADOS AO INTERAGIREM COM AS ATIVIDADES REMOTAS."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "ARTES VISUAIS, ENSINO REMOTO, PIBID, UERJ, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID798_26102021202832.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA CAETANO ALMEIDA LETHBRIDGE"
    "autor_nome_curto" => "LAURA"
    "autor_email" => "lauraalethbridge@gmail.co"
    "autor_ies" => "UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85077
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 427
    "inscrito_id" => 798
    "titulo" => """
      VIVÊNCIAS DOS SUPERVISORES E ALUNOS PARTICIPANTES DO PIBID/ARTES UERJ: REFLETINDO SOBRE A NOVA DINÂMICA \r\n
      ESCOLAR NO CONTEXTO PANDÊMICO - RELATO DE \r\n
      EXPERIÊNCIA
      """
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO CARACTERIZA-SE COMO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), APRESENTANDO UMA REFLEXÃO DAS VIVÊNCIAS DOS SUPERVISORES E PIBIDIANOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO ENSINO REMOTO NO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO ALFREDO E NO CIEP 032 CORA CORALINA JUNTO AOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UERJ. O PIBID TEM COMO OBJETIVO ANTECIPAR O VÍNCULO ENTRE OS FUTUROS PROFESSORES E OS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO DA REDE PÚBLICA. O INTUITO DESTE ARTIGO É O DE RELATAR AS VIVÊNCIAS DOS SUPERVISORES E DOS LICENCIANDOS DURANTE A PANDEMIA AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS MAIS INTERATIVAS E DINÂMICAS NO ENSINO REMOTO.  OS SUPERVISORES TIVERAM A POSSIBILIDADE DE TROCAR INFORMAÇÕES COM OS DISCENTES DE ARTES E COM OS COORDENADORES, O QUE SERVIU PARA ELUCIDAR OS QUESTIONAMENTOS DOS PIBIDIANOS QUANTO O ATO DA DOCÊNCIA, ESPECIALMENTE NESTE PERÍODO DE PANDEMIA, POIS TANTO OS ALUNOS DA UERJ QUANTO OS SECUNDARISTAS DAS ESCOLAS SUPRACITADAS PERDERAM O CONTATO DIRETO COM SEUS PROFESSORES. NO ENTANTO O PIBID ARTES UERJ CRIOU AÇÕES ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS QUE VIABILIZARAM O CONTATO ENTRE OS UNIVERSITÁRIOS E OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, INCLUSIVE ATRAVÉS DA PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO REMOTA DO ESTADO DO RJ. FRENTE A REALIDADE DA EVASÃO ESCOLAR CONSIDERAMOS A IMPORTÂNCIA DO APRIMORAMENTO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO CONTEXTO PANDÊMICO DE MANEIRA QUE OS ESTUDANTES SE SINTAM PARTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E, COM ISSO, SE SINTAM MAIS MOTIVADOS AO INTERAGIREM COM AS ATIVIDADES REMOTAS."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "ARTES VISUAIS, ENSINO REMOTO, PIBID, UERJ, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID798_26102021202832.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA CAETANO ALMEIDA LETHBRIDGE"
    "autor_nome_curto" => "LAURA"
    "autor_email" => "lauraalethbridge@gmail.co"
    "autor_ies" => "UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO CARACTERIZA-SE COMO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), APRESENTANDO UMA REFLEXÃO DAS VIVÊNCIAS DOS SUPERVISORES E PIBIDIANOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO ENSINO REMOTO NO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO ALFREDO E NO CIEP 032 CORA CORALINA JUNTO AOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UERJ. O PIBID TEM COMO OBJETIVO ANTECIPAR O VÍNCULO ENTRE OS FUTUROS PROFESSORES E OS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO DA REDE PÚBLICA. O INTUITO DESTE ARTIGO É O DE RELATAR AS VIVÊNCIAS DOS SUPERVISORES E DOS LICENCIANDOS DURANTE A PANDEMIA AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS MAIS INTERATIVAS E DINÂMICAS NO ENSINO REMOTO. OS SUPERVISORES TIVERAM A POSSIBILIDADE DE TROCAR INFORMAÇÕES COM OS DISCENTES DE ARTES E COM OS COORDENADORES, O QUE SERVIU PARA ELUCIDAR OS QUESTIONAMENTOS DOS PIBIDIANOS QUANTO O ATO DA DOCÊNCIA, ESPECIALMENTE NESTE PERÍODO DE PANDEMIA, POIS TANTO OS ALUNOS DA UERJ QUANTO OS SECUNDARISTAS DAS ESCOLAS SUPRACITADAS PERDERAM O CONTATO DIRETO COM SEUS PROFESSORES. NO ENTANTO O PIBID ARTES UERJ CRIOU AÇÕES ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS QUE VIABILIZARAM O CONTATO ENTRE OS UNIVERSITÁRIOS E OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, INCLUSIVE ATRAVÉS DA PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO REMOTA DO ESTADO DO RJ. FRENTE A REALIDADE DA EVASÃO ESCOLAR CONSIDERAMOS A IMPORTÂNCIA DO APRIMORAMENTO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO CONTEXTO PANDÊMICO DE MANEIRA QUE OS ESTUDANTES SE SINTAM PARTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E, COM ISSO, SE SINTAM MAIS MOTIVADOS AO INTERAGIREM COM AS ATIVIDADES REMOTAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.