FORMAÇÃO HUMANA DE BEBÊS E PROFESSORES EM AÇÕES DE EXTENSÃO: ESTUDOS E APROPRIAÇÕES
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84780 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 410 "inscrito_id" => 1914 "titulo" => "FORMAÇÃO HUMANA DE BEBÊS E PROFESSORES EM AÇÕES DE EXTENSÃO: ESTUDOS E APROPRIAÇÕES" "resumo" => "TRATA-SE DE ARTIGO BASEADO EM VIVÊNCIAS JUNTO AO NÚCLEO DE ENSINO DA UNESP. AS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS E AQUELAS EM ANDAMENTO TÊM A PARCERIA DE PROFESSORES, EDUCADORES E EQUIPE GESTORA DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DEDICADA À EDUCAÇÃO DE BEBÊS DE ATÉ DOIS ANOS LOCALIZADA NA ZONA SUL DA CIDADE. O OBJETIVO DAS AÇÕES FOI CONSTITUIR TEMPOS E CONDIÇÕES PARA A APROPRIAÇÃO TEÓRICA-CIENTÍFICA DOS ENVOLVIDOS, CONSIDERANDO A PARTICIPAÇÃO ATIVA DE BOLSISTAS ATUANTES NO PROJETO, EM ANDAMENTO, INTITULADO: AMBIENTES ACONCHEGANTES E ESTIMULANTES COMO POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL DE CRIANÇAS DE ATÉ DOIS ANOS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. EM TEMPOS DE PANDEMIA, O DESAFIO FOI A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A EFETIVIDADE DOS ESTUDOS E REFLEXÕES PARA FOMENTAR CONDIÇÕES FAVORÁVEIS À ATIVIDADE DOCENTE, PERSPECTIVANDO QUALIFICAR OS MODOS DE SENTIR, AGIR E PENSAR DOS PROFISSIONAIS TRABALHADORES EM ESCOLAS DE BEBÊS E AQUELES EM FORMAÇÃO INICIAL, NO CASO GRADUANDOS DE UM DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNESP. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS, DESTACAM-SE: COMPREENDER O VALOR DA EDUCAÇÃO INTENCIONALMENTE VOLTADA À FORMAÇÃO HUMANA NA INFÂNCIA E REVISITAR\u{AD} AÇÕES VIVIDAS EM SITUAÇÕES DE RELAÇÕES COM BEBÊS À LUZ DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. A PRESENTE EXPOSIÇÃO TRAZ ASPECTOS DO PERCURSO VIVIDO, PARTICULARMENTE EXPLICITANDO O EXERCÍCIO DESCRITIVO E ARGUMENTATIVO EVIDENCIADO A PARTIR DOS ENCONTROS FORMATIVOS REALIZADOS COM A EQUIPE ESCOLAR, DA APROPRIAÇÃO DE FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA ADVINDA DE PRINCÍPIOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DE REFLEXÕES SOBRE AÇÕES DESENVOLVIDAS COM AS CRIANÇAS EM SITUAÇÕES PRESENCIAIS ANTERIORES E TAMBÉM BASEADAS EM PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS ENVIADAS ÀS FAMÍLIAS. AO LONGO DE ENCONTROS FORMATIVOS SEMANAIS, REALIZADOS ENTRE OS MESES DE MARÇO E SETEMBRO DE 2021, FOI POSSÍVEL COMPOR TEMPOS EM AMBIENTES VIRTUAIS PARA DIÁLOGOS DIRIGIDOS À REFLEXÃO SOBRE O PAPEL E O LUGAR DO PROFESSOR E DEMAIS EDUCADORES ATUANTES NA ESCOLA DE BEBÊS, CONSIDERANDO A ATIVIDADE DE ESTUDOS COMO ESSENCIAL PARA QUALIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DOCENTE. NESSES MOMENTOS, AS AÇÕES DE LEITURA, DISCUSSÕES, REFLEXÕES E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS VIVIDOS FOMENTARAM NOVOS NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AO LUGAR AUTORAL E ATIVO DE PROFESSORES, BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENINAS E SE REVELARAM COMO ESSENCIAIS PARA PLANEJAMENTOS E ORGANIZAÇÕES SISTEMÁTICAS E INTENCIONAIS DE ESPAÇOS E TEMPOS PARA A GARANTIA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS DA INFÂNCIA BRASILEIRA: BRINCAR; TER ATENÇÃO INDIVIDUAL; CONVIVER EM AMBIENTES ACONCHEGANTES, SEGUROS E ESTIMULANTES; TER CONTATO COM A NATUREZA; DESENVOLVER CURIOSIDADE, IMAGINAÇÃO E FORMAS DE EXPRESSÃO; EXPRESSAR SENTIMENTOS; VIVENCIAR ESPECIAL ATENÇÃO DURANTE O PERÍODO DE RETORNO PRESENCIAL ÀS ESCOLAS PÓS-PANDEMIA; PARTICIPAR DE SITUAÇÕES PROPÍCIAS À PROTEÇÃO, AO AFETO E À AMIZADE, POR EXEMPLO. UM DOS ARGUMENTOS TEÓRICOS ORIENTADORES DOS TRABALHOS REALIZADOS É QUE A RELAÇÃO ATIVA DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENINAS COM AS PESSOAS DO ENTORNO E COM MATERIAIS DIVERSOS PARA MANIPULAÇÃO TORNA-SE POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM DE MODOS DE EXPLORAÇÃO OBJETAL E RELAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS E DELAS COM OS ADULTOS DE SEU ENTORNO, CONTRIBUINDO, DECISIVA E EFICAZMENTE, PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA NO INÍCIO DA VIDA. ISSO SIGNIFICOU REVISITAR CONCEITOS, AÇÕES E CONDUTAS EDUCATIVAS ATENTANDO-SE PARA O VALOR ÚNICO E ESPECIAL DA EDUCAÇÃO DA PESSOA NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DA VIDA. NESTA LÓGICA, CONHECER DE QUE FORMA AS CRIANÇAS MENORES DE TRÊS ANOS APRENDEM E SE DESENVOLVEM PODE ORIENTAR AS ESCOLHAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA CRIAR CONDIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA, CAPAZ DE TORNAR CADA UMA DELAS UM SUJEITO ATIVO NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS E VIVIDAS NA ESCOLA DA INFÂNCIA. ESSE PROCESSO EDUCATIVO DIRIGIDO À HUMANIZAÇÃO NESSE MOMENTO DA VIDA, VOLTA-SE AO DESENVOLVIMENTO DE FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES TAIS COMO A FALA, FORMAS CADA VEZ MAIS SOFISTICADAS DE ATENÇÃO, PERCEPÇÃO E MEMÓRIA, A CONCENTRAÇÃO, AS EMOÇÕES, FORMANDO, ASSIM, A INTELIGÊNCIA E PERSONALIDADE DOS BEBÊS E DAS CRIANÇAS PEQUENININHAS. OS ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS TRADUZIRAM-SE EM AÇÕES PERIÓDICAS FUNDAMENTADAS EM LEITURAS E REFLEXÕES INDIVIDUAIS DE TEXTOS FOCADOS EM ESPECIFICIDADES DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA E TAMBÉM NAQUELAS RELACIONADAS ÀS PARTICULARIDADES DA DOCÊNCIA NESSE MOMENTO DA INFÂNCIA. ESSAS AÇÕES FORAM SOMADAS E AMPLIADAS EM EVENTOS FORMATIVOS ORGANIZADOS EM SESSÕES REMOTAS SEMANAIS COM O GRUPO DE PROFISSIONAIS DA COMUNIDADE ESCOLAR, PROFESSORA ORIENTADORA DA UNIVERSIDADE E PELAS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIAS DO NÚCLEO DE ENSINO E RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ESSES MOMENTOS FORAM CONDUZIDOS PELA APROXIMAÇÃO E APROFUNDAMENTOS ACERCA DE PRINCÍPIOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E EM DIREITOS FUNDAMENTAIS DA INFÂNCIA BRASILEIRA. VALE RESSALTAR TAMBÉM QUE AS VIVÊNCIAS DESENVOLVERAM-SE PAUTADAS EM POEMAS, IMAGENS E VÍDEOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM AS CRIANÇAS, DENTRE OUTRAS METÁFORAS SUBSTANCIAIS PARA REFLEXÕES DE CONCEITOS TAIS COMO DESENVOLVIMENTO HUMANO, FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES, AÇÕES MEDIADORAS, ACOLHIMENTO, ESCUTA, DOCÊNCIA, ATIVIDADE HUMANA. TODO O PERCURSO REVELOU-SE COMO POTENTE POSSIBILIDADE PARA TOMADA DE CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AO PAPEL VITAL DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE MARCAS DO HUMANO EM CADA PESSOA, CONSIDERANDO A ATIVIDADE DE QUEM EDUCA E QUEM APRENDE E A DIALETICIDADE DESSE COMPLEXO PROCESSO DIRIGIDO À FORMAÇÃO DA INTELIGÊNCIA E PERSONALIDADE INFANTIL EM SUAS MÁXIMAS POSSIBILIDADES E A COMPOSIÇÃO DE CONTEXTOS PARA RELAÇÕES HUMANAS COM AS CRIANÇAS E DELAS COM OS OBJETOS DA CULTURA. EM ACRÉSCIMO, OS RESULTADOS APONTAM PARA UM TRAJETO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES ORIENTADOR DE APROPRIAÇÕES E OBJETIVAÇÕES DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS CAPAZES DE ELEVAR AS CONDIÇÕES DE AUTORIA DOCENTE, TRADUZIDA EM SITUAÇÕES EDUCATIVAS MOBILIZADORAS DE PROCESSOS DE HUMANIZAÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DA INFÂNCIA. FIRMA-SE, PORTANTO, POR MEIO DESSAS AÇÕES, O EFETIVO VALOR DA RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEDIANTE PROJETOS DE EXTENSÃO E DE ENSINO POSSÍVEIS PELO NÚCLEO DE ENSINO E PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO HUMANA DE PROFESSORES E BEBÊS, APROPRIAÇÃO TEÓRICO-CIENTÍFICA, TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, AÇÕES DE EXTENSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1914_26102021195733.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA YURI ESTEVAM" "autor_nome_curto" => "LORENA" "autor_email" => "lorenaayuri@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84780 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 410 "inscrito_id" => 1914 "titulo" => "FORMAÇÃO HUMANA DE BEBÊS E PROFESSORES EM AÇÕES DE EXTENSÃO: ESTUDOS E APROPRIAÇÕES" "resumo" => "TRATA-SE DE ARTIGO BASEADO EM VIVÊNCIAS JUNTO AO NÚCLEO DE ENSINO DA UNESP. AS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS E AQUELAS EM ANDAMENTO TÊM A PARCERIA DE PROFESSORES, EDUCADORES E EQUIPE GESTORA DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DEDICADA À EDUCAÇÃO DE BEBÊS DE ATÉ DOIS ANOS LOCALIZADA NA ZONA SUL DA CIDADE. O OBJETIVO DAS AÇÕES FOI CONSTITUIR TEMPOS E CONDIÇÕES PARA A APROPRIAÇÃO TEÓRICA-CIENTÍFICA DOS ENVOLVIDOS, CONSIDERANDO A PARTICIPAÇÃO ATIVA DE BOLSISTAS ATUANTES NO PROJETO, EM ANDAMENTO, INTITULADO: AMBIENTES ACONCHEGANTES E ESTIMULANTES COMO POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL DE CRIANÇAS DE ATÉ DOIS ANOS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. EM TEMPOS DE PANDEMIA, O DESAFIO FOI A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A EFETIVIDADE DOS ESTUDOS E REFLEXÕES PARA FOMENTAR CONDIÇÕES FAVORÁVEIS À ATIVIDADE DOCENTE, PERSPECTIVANDO QUALIFICAR OS MODOS DE SENTIR, AGIR E PENSAR DOS PROFISSIONAIS TRABALHADORES EM ESCOLAS DE BEBÊS E AQUELES EM FORMAÇÃO INICIAL, NO CASO GRADUANDOS DE UM DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNESP. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS, DESTACAM-SE: COMPREENDER O VALOR DA EDUCAÇÃO INTENCIONALMENTE VOLTADA À FORMAÇÃO HUMANA NA INFÂNCIA E REVISITAR\u{AD} AÇÕES VIVIDAS EM SITUAÇÕES DE RELAÇÕES COM BEBÊS À LUZ DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. A PRESENTE EXPOSIÇÃO TRAZ ASPECTOS DO PERCURSO VIVIDO, PARTICULARMENTE EXPLICITANDO O EXERCÍCIO DESCRITIVO E ARGUMENTATIVO EVIDENCIADO A PARTIR DOS ENCONTROS FORMATIVOS REALIZADOS COM A EQUIPE ESCOLAR, DA APROPRIAÇÃO DE FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA ADVINDA DE PRINCÍPIOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DE REFLEXÕES SOBRE AÇÕES DESENVOLVIDAS COM AS CRIANÇAS EM SITUAÇÕES PRESENCIAIS ANTERIORES E TAMBÉM BASEADAS EM PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS ENVIADAS ÀS FAMÍLIAS. AO LONGO DE ENCONTROS FORMATIVOS SEMANAIS, REALIZADOS ENTRE OS MESES DE MARÇO E SETEMBRO DE 2021, FOI POSSÍVEL COMPOR TEMPOS EM AMBIENTES VIRTUAIS PARA DIÁLOGOS DIRIGIDOS À REFLEXÃO SOBRE O PAPEL E O LUGAR DO PROFESSOR E DEMAIS EDUCADORES ATUANTES NA ESCOLA DE BEBÊS, CONSIDERANDO A ATIVIDADE DE ESTUDOS COMO ESSENCIAL PARA QUALIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DOCENTE. NESSES MOMENTOS, AS AÇÕES DE LEITURA, DISCUSSÕES, REFLEXÕES E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS VIVIDOS FOMENTARAM NOVOS NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AO LUGAR AUTORAL E ATIVO DE PROFESSORES, BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENINAS E SE REVELARAM COMO ESSENCIAIS PARA PLANEJAMENTOS E ORGANIZAÇÕES SISTEMÁTICAS E INTENCIONAIS DE ESPAÇOS E TEMPOS PARA A GARANTIA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS DA INFÂNCIA BRASILEIRA: BRINCAR; TER ATENÇÃO INDIVIDUAL; CONVIVER EM AMBIENTES ACONCHEGANTES, SEGUROS E ESTIMULANTES; TER CONTATO COM A NATUREZA; DESENVOLVER CURIOSIDADE, IMAGINAÇÃO E FORMAS DE EXPRESSÃO; EXPRESSAR SENTIMENTOS; VIVENCIAR ESPECIAL ATENÇÃO DURANTE O PERÍODO DE RETORNO PRESENCIAL ÀS ESCOLAS PÓS-PANDEMIA; PARTICIPAR DE SITUAÇÕES PROPÍCIAS À PROTEÇÃO, AO AFETO E À AMIZADE, POR EXEMPLO. UM DOS ARGUMENTOS TEÓRICOS ORIENTADORES DOS TRABALHOS REALIZADOS É QUE A RELAÇÃO ATIVA DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENINAS COM AS PESSOAS DO ENTORNO E COM MATERIAIS DIVERSOS PARA MANIPULAÇÃO TORNA-SE POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM DE MODOS DE EXPLORAÇÃO OBJETAL E RELAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS E DELAS COM OS ADULTOS DE SEU ENTORNO, CONTRIBUINDO, DECISIVA E EFICAZMENTE, PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA NO INÍCIO DA VIDA. ISSO SIGNIFICOU REVISITAR CONCEITOS, AÇÕES E CONDUTAS EDUCATIVAS ATENTANDO-SE PARA O VALOR ÚNICO E ESPECIAL DA EDUCAÇÃO DA PESSOA NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DA VIDA. NESTA LÓGICA, CONHECER DE QUE FORMA AS CRIANÇAS MENORES DE TRÊS ANOS APRENDEM E SE DESENVOLVEM PODE ORIENTAR AS ESCOLHAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA CRIAR CONDIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA, CAPAZ DE TORNAR CADA UMA DELAS UM SUJEITO ATIVO NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS E VIVIDAS NA ESCOLA DA INFÂNCIA. ESSE PROCESSO EDUCATIVO DIRIGIDO À HUMANIZAÇÃO NESSE MOMENTO DA VIDA, VOLTA-SE AO DESENVOLVIMENTO DE FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES TAIS COMO A FALA, FORMAS CADA VEZ MAIS SOFISTICADAS DE ATENÇÃO, PERCEPÇÃO E MEMÓRIA, A CONCENTRAÇÃO, AS EMOÇÕES, FORMANDO, ASSIM, A INTELIGÊNCIA E PERSONALIDADE DOS BEBÊS E DAS CRIANÇAS PEQUENININHAS. OS ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS TRADUZIRAM-SE EM AÇÕES PERIÓDICAS FUNDAMENTADAS EM LEITURAS E REFLEXÕES INDIVIDUAIS DE TEXTOS FOCADOS EM ESPECIFICIDADES DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA E TAMBÉM NAQUELAS RELACIONADAS ÀS PARTICULARIDADES DA DOCÊNCIA NESSE MOMENTO DA INFÂNCIA. ESSAS AÇÕES FORAM SOMADAS E AMPLIADAS EM EVENTOS FORMATIVOS ORGANIZADOS EM SESSÕES REMOTAS SEMANAIS COM O GRUPO DE PROFISSIONAIS DA COMUNIDADE ESCOLAR, PROFESSORA ORIENTADORA DA UNIVERSIDADE E PELAS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIAS DO NÚCLEO DE ENSINO E RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ESSES MOMENTOS FORAM CONDUZIDOS PELA APROXIMAÇÃO E APROFUNDAMENTOS ACERCA DE PRINCÍPIOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E EM DIREITOS FUNDAMENTAIS DA INFÂNCIA BRASILEIRA. VALE RESSALTAR TAMBÉM QUE AS VIVÊNCIAS DESENVOLVERAM-SE PAUTADAS EM POEMAS, IMAGENS E VÍDEOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM AS CRIANÇAS, DENTRE OUTRAS METÁFORAS SUBSTANCIAIS PARA REFLEXÕES DE CONCEITOS TAIS COMO DESENVOLVIMENTO HUMANO, FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES, AÇÕES MEDIADORAS, ACOLHIMENTO, ESCUTA, DOCÊNCIA, ATIVIDADE HUMANA. TODO O PERCURSO REVELOU-SE COMO POTENTE POSSIBILIDADE PARA TOMADA DE CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AO PAPEL VITAL DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE MARCAS DO HUMANO EM CADA PESSOA, CONSIDERANDO A ATIVIDADE DE QUEM EDUCA E QUEM APRENDE E A DIALETICIDADE DESSE COMPLEXO PROCESSO DIRIGIDO À FORMAÇÃO DA INTELIGÊNCIA E PERSONALIDADE INFANTIL EM SUAS MÁXIMAS POSSIBILIDADES E A COMPOSIÇÃO DE CONTEXTOS PARA RELAÇÕES HUMANAS COM AS CRIANÇAS E DELAS COM OS OBJETOS DA CULTURA. EM ACRÉSCIMO, OS RESULTADOS APONTAM PARA UM TRAJETO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES ORIENTADOR DE APROPRIAÇÕES E OBJETIVAÇÕES DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS CAPAZES DE ELEVAR AS CONDIÇÕES DE AUTORIA DOCENTE, TRADUZIDA EM SITUAÇÕES EDUCATIVAS MOBILIZADORAS DE PROCESSOS DE HUMANIZAÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DA INFÂNCIA. FIRMA-SE, PORTANTO, POR MEIO DESSAS AÇÕES, O EFETIVO VALOR DA RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEDIANTE PROJETOS DE EXTENSÃO E DE ENSINO POSSÍVEIS PELO NÚCLEO DE ENSINO E PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO HUMANA DE PROFESSORES E BEBÊS, APROPRIAÇÃO TEÓRICO-CIENTÍFICA, TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, AÇÕES DE EXTENSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1914_26102021195733.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA YURI ESTEVAM" "autor_nome_curto" => "LORENA" "autor_email" => "lorenaayuri@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }