NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO TECNOLÓGICO, É RECONHECIDA A NECESSÁRIA ADAPTAÇÃO DO EDUCADOR PARA COM
AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, EVIDENCIANDO A CONTRIBUIÇÃO DESTAS PARA O ESTUDO DA BIOLOGIA,
ESPECIALMENTE, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. NESSE CONTEXTO, O PROFESSOR DEIXA DE SER APENAS UM REPETIDOR DE
CONTEÚDO, E SE TORNA O RESPONSÁVEL POR DESPERTAR A CURIOSIDADE E JUNTAR AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA
A MELHOR COMPREENSÃO DE SEUS ALUNOS, COM O AUXÍLIO DE NOVAS METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE
ENSINO, AUMENTANDO ASSIM AS OPÇÕES E A QUALIDADE DA AÇÃO, DE FORMA INOVADORA E DIFERENCIADA
(OLIVEIRA; MOURA; SOUSA, 2015). A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE QUE O SIMPLES CONTATO DO APRENDIZ DA
DOCÊNCIA COM O CONTEÚDO TÉCNICO NÃO É SUFICIENTE, É IMPORTANTE PENSAR EM UM DESENVOLVIMENTO QUE
CONSIGA ABRANGER UM ACERVO DE ATRIBUTOS, COMO QUESTÕES DA VIDA COTIDIANA, COMPETÊNCIAS SOCIAIS, EM
UMA PREPARAÇÃO PARA ESSA MUDANÇA CONTEXTUAL “QUE LHE DÊ A CONHECER OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO
SEU CAMPO DE TRABALHO PARA QUE POSSA COMEÇAR COM O MÍNIMO DE SEGURANÇA O SEU PERCURSO PROFISSIONAL”
(CUNHA, 2009, P. 1051). APESAR DE SE CONHECER A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA
CONTEMPORANEIDADE PARA A FORMAÇÃO DO JOVEM DOCENTE E PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, AINDA EXISTE
UMA IDEIA DO LICENCIANDO VINCULADA À POUCA UTILIZAÇÃO DESSE TIPO DE TECNOLOGIA NO AUXÍLIO DOS PROCESSOS
DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS TÊM SE APRESENTADO DE FORMA RELEVANTE NA
VIDA CONTEMPORÂNEA, E AS REDES SOCIAIS SURGEM COMO UMA POSSIBILIDADE UNIFICADORA DE CONTEÚDO,
INDEPENDENTE DE FAIXAS ETÁRIAS E TEMAS; É UM DOS LOCAIS ONDE PODE OCORRER TROCAS DE CONHECIMENTOS. NO
ENTANTO, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES AINDA REQUER MAIS ELEMENTOS QUE AUXILIEM NO PROCESSO DE
COMPREENSÃO E DE UTILIZAÇÃO DESTAS EM SITUAÇÃO VINCULADA À PRÁTICA DOCENTE, E PARA ISSO PRECISA-SE DE
UM MÉTODO PARA INTERMEDIAR A INTERAÇÃO DOS ALUNOS AOS RECURSOS MIDIÁTICOS, COMO ARTIFÍCIO DE PROMOÇÃO
DA APRENDIZAGEM, SENDO NECESSÁRIO PARA ISSO A CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES PELOS
EDUCADORES (SILVA; SERAFIM, 2016). AS REDES SOCIAIS POSSUEM UMA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS
PROFESSORES CONTEMPORÂNEOS, PRINCIPALMENTE PARA AQUELES QUE SE DEDICAM AO ESTUDO DAS CIÊNCIAS, QUE
DIVULGAM SEU TRABALHO NESSAS REDES, DIARIAMENTE, COM O INTUITO DE APROXIMAR A INFORMAÇÃO DE SEU
PÚBLICO-ALVO, INCITANDO A CURIOSIDADE, POR MEIO DA APRESENTAÇÃO DE CONTEÚDOS NOVOS E INTERESSANTES,
DIVULGANDO UM TRABALHO CIENTÍFICO. TENDO “MAIS CHANCES DE ALCANÇAR UM PÚBLICO MAIS AMPLO E ADENTRAR
EM SETORES QUE ESTAVAM DISTANTES HÁ POUCO TEMPO, HAJA VISTA QUE SUAS INÚMERAS FERRAMENTAS PERMITEM
O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES ALIADAS À TENDÊNCIA DA INTELIGÊNCIA COLETIVA DIGITAL” (BARBOSA,
2017, P. 2). SENDO ASSIM, A CONTRIBUIÇÃO DA REDE SOCIAL TWITTER SE REVELA POR FAVORECER O
COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES DIDÁTICAS, METODOLÓGICAS, PODENDO VIR A INFLUENCIAR NA ELABORAÇÃO DE
ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, DIANTE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO
PROTAGONISMO DOS ALUNOS COM METODOLOGIAS DIFERENCIADAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ORGANIZADAS
PELO PROFESSOR. A REDE SOCIAL TWITTER, COMO UMA REDE AMPLAMENTE UTILIZADA NA CONTEMPORANEIDADE, PODE
SER EMPREGADA COM VÁRIAS FINALIDADES INFORMACIONAIS E DE RELACIONAMENTOS. O INDIVÍDUO QUE GOSTA DE
DETERMINADO ASSUNTO, SEJA CIENTÍFICO, PEDAGÓGICO, OU ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS PODE TER SUA TIMELINE
REPLETA DE COMENTÁRIOS, TORNANDO-SE PARTE DE UM DETERMINADO GRUPO QUE DOMINA MESMO QUE
SUPERFICIALMENTE O TEMA. TEM COMO IMPORTÂNCIA, VIABILIZAR A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA
COMUNITÁRIA E COLABORATIVA, JÁ QUE TEM COMO PRINCIPAL ATRIBUTO SER UMA PLATAFORMA QUE PROMOVE O
CONTATO VIRTUAL PARA COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES E CRUZAMENTO DE IDEIAS, A PARTIR DA COMUNICAÇÃO MULTIDIRECIONAL (SANTOS; OZÓRIO, 2019). SENDO ASSIM, RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA
REDE SOCIAL TWITTER COMO ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS BIOLÓGICOS,
SOBRETUDO, QUANDO DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COMO É O CASO DOS LICENCIANDOS. DIANTE DESSA
PERSPECTIVA, PERGUNTA-SE: DE QUE FORMA AS INFORMAÇÕES VEICULADAS NA REDE SOCIAL TWITTER PODEM
CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE BIOLOGIA EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE
METODOLOGIAS E DIDÁTICAS VOLTADAS PARA A DOCÊNCIA DE CONTEÚDOS AMBIENTAIS? O OBJETIVO DESTE TRABALHO,
PORTANTO, É DESCREVER PROJETOS APRESENTADOS NOS TWEETS DA REDE SOCIAL TWITTER RELACIONADOS AO CONTEÚDO
DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS E DIDÁTICAS NA DOCÊNCIA.
ELABOROU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA, UTILIZANDO METODOLOGIA DESCRITIVA, TENDO COMO UNIDADE DE ANÁLISE
10 PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PUBLICADOS NA REDE SOCIAL TWITTER NO PERÍODO DE MARÇO DE 2018 A
DEZEMBRO DE 2020. DISPOSTA EM TRÊS ETAPAS, A PESQUISA CONSISTE EM: PLANEJAMENTO, COLETA, E ANÁLISE DE
DADOS. DENTRO DO PLANEJAMENTO FORAM DEFINIDOS OS PROTOCOLOS E OS INSTRUMENTOS DE COLETA E ANÁLISE DOS
DADOS. NA COLETA, OCORREU A BUSCA, A SELEÇÃO E A DESCRIÇÃO DOS PROJETOS. NA ANÁLISE, ACONTECEU A
INTERPRETAÇÃO E A COMPARAÇÃO DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS, DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DOS PROJETOS, EM
RELAÇÃO AO REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO. A PESQUISA DEMONSTROU QUE OS PROJETOS APRESENTAVAM EM COMUM
O CONTEÚDO BIOLÓGICO DE ECOLOGIA; OS OBJETIVOS, QUE EM SUA MAIORIA BUSCAVAM A INSERÇÃO DE PRÁTICAS
SUSTENTÁVEIS NO COTIDIANO ESCOLAR, A PARTIR DE METODOLOGIAS QUE ENVOLVEM DESDE TÉCNICAS DE
REAPROVEITAMENTO DO LIXO E RECICLAGEM PROPRIAMENTE DITA, ALÉM DO CONHECIMENTO DA BIODIVERSIDADE E
CULTIVO DE PLANTAS, ATÉ SOLUÇÕES PARA PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO COTIDIANO. AS ATIVIDADES ANALISADAS
COMPARTILHARAM O IDEAL DA SENSIBILIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, POSSIBILITANDO AOS PARTICIPANTES
DESSAS ATIVIDADES ASSUMIR UMA NOVA POSTURA PERANTE SUA RESPONSABILIZAÇÃO, VISANDO A PRÁTICA DA
SUSTENTABILIDADE NO COTIDIANO. EVIDENCIOU-SE A REDE SOCIAL TWITTER COMO FONTE DE UM AMPLO ACERVO DE
CONHECIMENTO TÉCNICO ESPECÍFICO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS REAIS VINCULADAS À TEMÁTICA DA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DESTACOU-SE COMO UMA FERRAMENTA ÚTIL PARA NOVAS PESQUISAS NA ÁREA EDUCACIONAL
E CIENTÍFICA, PRINCIPALMENTE RELACIONADA AO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO. NESSE SENTIDO, PRETENDE-SE DAR
CONTINUIDADE A ESTE TRABALHO A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PROJETOS A SEREM EXECUTADOS EM
SITUAÇÕES DE PÓS-GRADUAÇÃO, UTILIZANDO A REDE SOCIAL TWITTER, CENTRADOS EM TEMÁTICAS DA BIOLOGIA.