Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A CONTRIBUIÇÃO DA REDE SOCIAL TWITTER PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: REDE SOCIAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BIOLOGIA, Comunicação Oral (CO) ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84532
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 42
    "inscrito_id" => 1231
    "titulo" => """
      A CONTRIBUIÇÃO DA REDE SOCIAL TWITTER PARA A\r\n
      EDUCAÇÃO AMBIENTAL
      """
    "resumo" => """
      NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO TECNOLÓGICO, É RECONHECIDA A NECESSÁRIA ADAPTAÇÃO DO EDUCADOR PARA COM\r\n
      AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, EVIDENCIANDO A CONTRIBUIÇÃO DESTAS PARA O ESTUDO DA BIOLOGIA,\r\n
      ESPECIALMENTE, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. NESSE CONTEXTO, O PROFESSOR DEIXA DE SER APENAS UM REPETIDOR DE\r\n
      CONTEÚDO, E SE TORNA O RESPONSÁVEL POR DESPERTAR A CURIOSIDADE E JUNTAR AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA\r\n
      A MELHOR COMPREENSÃO DE SEUS ALUNOS, COM O AUXÍLIO DE NOVAS METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE\r\n
      ENSINO, AUMENTANDO ASSIM AS OPÇÕES E A QUALIDADE DA AÇÃO, DE FORMA INOVADORA E DIFERENCIADA\r\n
      (OLIVEIRA; MOURA; SOUSA, 2015). A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE QUE O SIMPLES CONTATO DO APRENDIZ DA\r\n
      DOCÊNCIA COM O CONTEÚDO TÉCNICO NÃO É SUFICIENTE, É IMPORTANTE PENSAR EM UM DESENVOLVIMENTO QUE\r\n
      CONSIGA ABRANGER UM ACERVO DE ATRIBUTOS, COMO QUESTÕES DA VIDA COTIDIANA, COMPETÊNCIAS SOCIAIS, EM\r\n
      UMA PREPARAÇÃO PARA ESSA MUDANÇA CONTEXTUAL “QUE LHE DÊ A CONHECER OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO\r\n
      SEU CAMPO DE TRABALHO PARA QUE POSSA COMEÇAR COM O MÍNIMO DE SEGURANÇA O SEU PERCURSO PROFISSIONAL”\r\n
      (CUNHA, 2009, P. 1051). APESAR DE SE CONHECER A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA\r\n
      CONTEMPORANEIDADE PARA A FORMAÇÃO DO JOVEM DOCENTE E PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, AINDA EXISTE\r\n
      UMA IDEIA DO LICENCIANDO VINCULADA À POUCA UTILIZAÇÃO DESSE TIPO DE TECNOLOGIA NO AUXÍLIO DOS PROCESSOS\r\n
      DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS TÊM SE APRESENTADO DE FORMA RELEVANTE NA\r\n
      VIDA CONTEMPORÂNEA, E AS REDES SOCIAIS SURGEM COMO UMA POSSIBILIDADE UNIFICADORA DE CONTEÚDO,\r\n
      INDEPENDENTE DE FAIXAS ETÁRIAS E TEMAS; É UM DOS LOCAIS ONDE PODE OCORRER TROCAS DE CONHECIMENTOS. NO\r\n
      ENTANTO, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES AINDA REQUER MAIS ELEMENTOS QUE AUXILIEM NO PROCESSO DE\r\n
      COMPREENSÃO E DE UTILIZAÇÃO DESTAS EM SITUAÇÃO VINCULADA À PRÁTICA DOCENTE, E PARA ISSO PRECISA-SE DE\r\n
      UM MÉTODO PARA INTERMEDIAR A INTERAÇÃO DOS ALUNOS AOS RECURSOS MIDIÁTICOS, COMO ARTIFÍCIO DE PROMOÇÃO\r\n
      DA APRENDIZAGEM, SENDO NECESSÁRIO PARA ISSO A CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES PELOS\r\n
      EDUCADORES (SILVA; SERAFIM, 2016). AS REDES SOCIAIS POSSUEM UMA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS\r\n
      PROFESSORES CONTEMPORÂNEOS, PRINCIPALMENTE PARA AQUELES QUE SE DEDICAM AO ESTUDO DAS CIÊNCIAS, QUE\r\n
      DIVULGAM SEU TRABALHO NESSAS REDES, DIARIAMENTE, COM O INTUITO DE APROXIMAR A INFORMAÇÃO DE SEU\r\n
      PÚBLICO-ALVO, INCITANDO A CURIOSIDADE, POR MEIO DA APRESENTAÇÃO DE CONTEÚDOS NOVOS E INTERESSANTES,\r\n
      DIVULGANDO UM TRABALHO CIENTÍFICO. TENDO “MAIS CHANCES DE ALCANÇAR UM PÚBLICO MAIS AMPLO E ADENTRAR\r\n
      EM SETORES QUE ESTAVAM DISTANTES HÁ POUCO TEMPO, HAJA VISTA QUE SUAS INÚMERAS FERRAMENTAS PERMITEM\r\n
      O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES ALIADAS À TENDÊNCIA DA INTELIGÊNCIA COLETIVA DIGITAL” (BARBOSA,\r\n
      2017, P. 2). SENDO ASSIM, A CONTRIBUIÇÃO DA REDE SOCIAL TWITTER SE REVELA POR FAVORECER O\r\n
      COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES DIDÁTICAS, METODOLÓGICAS, PODENDO VIR A INFLUENCIAR NA ELABORAÇÃO DE\r\n
      ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, DIANTE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO\r\n
      PROTAGONISMO DOS ALUNOS COM METODOLOGIAS DIFERENCIADAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ORGANIZADAS\r\n
      PELO PROFESSOR. A REDE SOCIAL TWITTER, COMO UMA REDE AMPLAMENTE UTILIZADA NA CONTEMPORANEIDADE, PODE\r\n
      SER EMPREGADA COM VÁRIAS FINALIDADES INFORMACIONAIS E DE RELACIONAMENTOS. O INDIVÍDUO QUE GOSTA DE\r\n
      DETERMINADO ASSUNTO, SEJA CIENTÍFICO, PEDAGÓGICO, OU ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS PODE TER SUA TIMELINE\r\n
      REPLETA DE COMENTÁRIOS, TORNANDO-SE PARTE DE UM DETERMINADO GRUPO QUE DOMINA MESMO QUE\r\n
      SUPERFICIALMENTE O TEMA. TEM COMO IMPORTÂNCIA, VIABILIZAR A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA\r\n
      COMUNITÁRIA E COLABORATIVA, JÁ QUE TEM COMO PRINCIPAL ATRIBUTO SER UMA PLATAFORMA QUE PROMOVE O\r\n
      CONTATO VIRTUAL PARA COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES E CRUZAMENTO DE IDEIAS, A PARTIR DA COMUNICAÇÃO MULTIDIRECIONAL (SANTOS; OZÓRIO, 2019). SENDO ASSIM, RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA\r\n
      REDE SOCIAL TWITTER COMO ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS BIOLÓGICOS,\r\n
      SOBRETUDO, QUANDO DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COMO É O CASO DOS LICENCIANDOS. DIANTE DESSA\r\n
      PERSPECTIVA, PERGUNTA-SE: DE QUE FORMA AS INFORMAÇÕES VEICULADAS NA REDE SOCIAL TWITTER PODEM\r\n
      CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE BIOLOGIA EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE\r\n
      METODOLOGIAS E DIDÁTICAS VOLTADAS PARA A DOCÊNCIA DE CONTEÚDOS AMBIENTAIS? O OBJETIVO DESTE TRABALHO,\r\n
      PORTANTO, É DESCREVER PROJETOS APRESENTADOS NOS TWEETS DA REDE SOCIAL TWITTER RELACIONADOS AO CONTEÚDO\r\n
      DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS E DIDÁTICAS NA DOCÊNCIA.\r\n
      ELABOROU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA, UTILIZANDO METODOLOGIA DESCRITIVA, TENDO COMO UNIDADE DE ANÁLISE\r\n
      10 PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PUBLICADOS NA REDE SOCIAL TWITTER NO PERÍODO DE MARÇO DE 2018 A\r\n
      DEZEMBRO DE 2020. DISPOSTA EM TRÊS ETAPAS, A PESQUISA CONSISTE EM: PLANEJAMENTO, COLETA, E ANÁLISE DE\r\n
      DADOS. DENTRO DO PLANEJAMENTO FORAM DEFINIDOS OS PROTOCOLOS E OS INSTRUMENTOS DE COLETA E ANÁLISE DOS\r\n
      DADOS. NA COLETA, OCORREU A BUSCA, A SELEÇÃO E A DESCRIÇÃO DOS PROJETOS. NA ANÁLISE, ACONTECEU A\r\n
      INTERPRETAÇÃO E A COMPARAÇÃO DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS, DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DOS PROJETOS, EM\r\n
      RELAÇÃO AO REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO. A PESQUISA DEMONSTROU QUE OS PROJETOS APRESENTAVAM EM COMUM\r\n
      O CONTEÚDO BIOLÓGICO DE ECOLOGIA; OS OBJETIVOS, QUE EM SUA MAIORIA BUSCAVAM A INSERÇÃO DE PRÁTICAS\r\n
      SUSTENTÁVEIS NO COTIDIANO ESCOLAR, A PARTIR DE METODOLOGIAS QUE ENVOLVEM DESDE TÉCNICAS DE\r\n
      REAPROVEITAMENTO DO LIXO E RECICLAGEM PROPRIAMENTE DITA, ALÉM DO CONHECIMENTO DA BIODIVERSIDADE E\r\n
      CULTIVO DE PLANTAS, ATÉ SOLUÇÕES PARA PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO COTIDIANO. AS ATIVIDADES ANALISADAS\r\n
      COMPARTILHARAM O IDEAL DA SENSIBILIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, POSSIBILITANDO AOS PARTICIPANTES\r\n
      DESSAS ATIVIDADES ASSUMIR UMA NOVA POSTURA PERANTE SUA RESPONSABILIZAÇÃO, VISANDO A PRÁTICA DA\r\n
      SUSTENTABILIDADE NO COTIDIANO. EVIDENCIOU-SE A REDE SOCIAL TWITTER COMO FONTE DE UM AMPLO ACERVO DE\r\n
      CONHECIMENTO TÉCNICO ESPECÍFICO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS REAIS VINCULADAS À TEMÁTICA DA\r\n
      EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DESTACOU-SE COMO UMA FERRAMENTA ÚTIL PARA NOVAS PESQUISAS NA ÁREA EDUCACIONAL\r\n
      E CIENTÍFICA, PRINCIPALMENTE RELACIONADA AO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO. NESSE SENTIDO, PRETENDE-SE DAR\r\n
      CONTINUIDADE A ESTE TRABALHO A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PROJETOS A SEREM EXECUTADOS EM\r\n
      SITUAÇÕES DE PÓS-GRADUAÇÃO, UTILIZANDO A REDE SOCIAL TWITTER, CENTRADOS EM TEMÁTICAS DA BIOLOGIA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "REDE SOCIAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BIOLOGIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA105_ID1231_10102021113048.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANA DIANA FERRO AIRES"
    "autor_nome_curto" => "ALANA"
    "autor_email" => "alana.fero@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84532
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 42
    "inscrito_id" => 1231
    "titulo" => """
      A CONTRIBUIÇÃO DA REDE SOCIAL TWITTER PARA A\r\n
      EDUCAÇÃO AMBIENTAL
      """
    "resumo" => """
      NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO TECNOLÓGICO, É RECONHECIDA A NECESSÁRIA ADAPTAÇÃO DO EDUCADOR PARA COM\r\n
      AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, EVIDENCIANDO A CONTRIBUIÇÃO DESTAS PARA O ESTUDO DA BIOLOGIA,\r\n
      ESPECIALMENTE, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. NESSE CONTEXTO, O PROFESSOR DEIXA DE SER APENAS UM REPETIDOR DE\r\n
      CONTEÚDO, E SE TORNA O RESPONSÁVEL POR DESPERTAR A CURIOSIDADE E JUNTAR AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA\r\n
      A MELHOR COMPREENSÃO DE SEUS ALUNOS, COM O AUXÍLIO DE NOVAS METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE\r\n
      ENSINO, AUMENTANDO ASSIM AS OPÇÕES E A QUALIDADE DA AÇÃO, DE FORMA INOVADORA E DIFERENCIADA\r\n
      (OLIVEIRA; MOURA; SOUSA, 2015). A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE QUE O SIMPLES CONTATO DO APRENDIZ DA\r\n
      DOCÊNCIA COM O CONTEÚDO TÉCNICO NÃO É SUFICIENTE, É IMPORTANTE PENSAR EM UM DESENVOLVIMENTO QUE\r\n
      CONSIGA ABRANGER UM ACERVO DE ATRIBUTOS, COMO QUESTÕES DA VIDA COTIDIANA, COMPETÊNCIAS SOCIAIS, EM\r\n
      UMA PREPARAÇÃO PARA ESSA MUDANÇA CONTEXTUAL “QUE LHE DÊ A CONHECER OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO\r\n
      SEU CAMPO DE TRABALHO PARA QUE POSSA COMEÇAR COM O MÍNIMO DE SEGURANÇA O SEU PERCURSO PROFISSIONAL”\r\n
      (CUNHA, 2009, P. 1051). APESAR DE SE CONHECER A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA\r\n
      CONTEMPORANEIDADE PARA A FORMAÇÃO DO JOVEM DOCENTE E PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, AINDA EXISTE\r\n
      UMA IDEIA DO LICENCIANDO VINCULADA À POUCA UTILIZAÇÃO DESSE TIPO DE TECNOLOGIA NO AUXÍLIO DOS PROCESSOS\r\n
      DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS TÊM SE APRESENTADO DE FORMA RELEVANTE NA\r\n
      VIDA CONTEMPORÂNEA, E AS REDES SOCIAIS SURGEM COMO UMA POSSIBILIDADE UNIFICADORA DE CONTEÚDO,\r\n
      INDEPENDENTE DE FAIXAS ETÁRIAS E TEMAS; É UM DOS LOCAIS ONDE PODE OCORRER TROCAS DE CONHECIMENTOS. NO\r\n
      ENTANTO, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES AINDA REQUER MAIS ELEMENTOS QUE AUXILIEM NO PROCESSO DE\r\n
      COMPREENSÃO E DE UTILIZAÇÃO DESTAS EM SITUAÇÃO VINCULADA À PRÁTICA DOCENTE, E PARA ISSO PRECISA-SE DE\r\n
      UM MÉTODO PARA INTERMEDIAR A INTERAÇÃO DOS ALUNOS AOS RECURSOS MIDIÁTICOS, COMO ARTIFÍCIO DE PROMOÇÃO\r\n
      DA APRENDIZAGEM, SENDO NECESSÁRIO PARA ISSO A CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES PELOS\r\n
      EDUCADORES (SILVA; SERAFIM, 2016). AS REDES SOCIAIS POSSUEM UMA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS\r\n
      PROFESSORES CONTEMPORÂNEOS, PRINCIPALMENTE PARA AQUELES QUE SE DEDICAM AO ESTUDO DAS CIÊNCIAS, QUE\r\n
      DIVULGAM SEU TRABALHO NESSAS REDES, DIARIAMENTE, COM O INTUITO DE APROXIMAR A INFORMAÇÃO DE SEU\r\n
      PÚBLICO-ALVO, INCITANDO A CURIOSIDADE, POR MEIO DA APRESENTAÇÃO DE CONTEÚDOS NOVOS E INTERESSANTES,\r\n
      DIVULGANDO UM TRABALHO CIENTÍFICO. TENDO “MAIS CHANCES DE ALCANÇAR UM PÚBLICO MAIS AMPLO E ADENTRAR\r\n
      EM SETORES QUE ESTAVAM DISTANTES HÁ POUCO TEMPO, HAJA VISTA QUE SUAS INÚMERAS FERRAMENTAS PERMITEM\r\n
      O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES ALIADAS À TENDÊNCIA DA INTELIGÊNCIA COLETIVA DIGITAL” (BARBOSA,\r\n
      2017, P. 2). SENDO ASSIM, A CONTRIBUIÇÃO DA REDE SOCIAL TWITTER SE REVELA POR FAVORECER O\r\n
      COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES DIDÁTICAS, METODOLÓGICAS, PODENDO VIR A INFLUENCIAR NA ELABORAÇÃO DE\r\n
      ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, DIANTE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO\r\n
      PROTAGONISMO DOS ALUNOS COM METODOLOGIAS DIFERENCIADAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ORGANIZADAS\r\n
      PELO PROFESSOR. A REDE SOCIAL TWITTER, COMO UMA REDE AMPLAMENTE UTILIZADA NA CONTEMPORANEIDADE, PODE\r\n
      SER EMPREGADA COM VÁRIAS FINALIDADES INFORMACIONAIS E DE RELACIONAMENTOS. O INDIVÍDUO QUE GOSTA DE\r\n
      DETERMINADO ASSUNTO, SEJA CIENTÍFICO, PEDAGÓGICO, OU ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS PODE TER SUA TIMELINE\r\n
      REPLETA DE COMENTÁRIOS, TORNANDO-SE PARTE DE UM DETERMINADO GRUPO QUE DOMINA MESMO QUE\r\n
      SUPERFICIALMENTE O TEMA. TEM COMO IMPORTÂNCIA, VIABILIZAR A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA\r\n
      COMUNITÁRIA E COLABORATIVA, JÁ QUE TEM COMO PRINCIPAL ATRIBUTO SER UMA PLATAFORMA QUE PROMOVE O\r\n
      CONTATO VIRTUAL PARA COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES E CRUZAMENTO DE IDEIAS, A PARTIR DA COMUNICAÇÃO MULTIDIRECIONAL (SANTOS; OZÓRIO, 2019). SENDO ASSIM, RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA\r\n
      REDE SOCIAL TWITTER COMO ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS BIOLÓGICOS,\r\n
      SOBRETUDO, QUANDO DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COMO É O CASO DOS LICENCIANDOS. DIANTE DESSA\r\n
      PERSPECTIVA, PERGUNTA-SE: DE QUE FORMA AS INFORMAÇÕES VEICULADAS NA REDE SOCIAL TWITTER PODEM\r\n
      CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE BIOLOGIA EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE\r\n
      METODOLOGIAS E DIDÁTICAS VOLTADAS PARA A DOCÊNCIA DE CONTEÚDOS AMBIENTAIS? O OBJETIVO DESTE TRABALHO,\r\n
      PORTANTO, É DESCREVER PROJETOS APRESENTADOS NOS TWEETS DA REDE SOCIAL TWITTER RELACIONADOS AO CONTEÚDO\r\n
      DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS E DIDÁTICAS NA DOCÊNCIA.\r\n
      ELABOROU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA, UTILIZANDO METODOLOGIA DESCRITIVA, TENDO COMO UNIDADE DE ANÁLISE\r\n
      10 PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PUBLICADOS NA REDE SOCIAL TWITTER NO PERÍODO DE MARÇO DE 2018 A\r\n
      DEZEMBRO DE 2020. DISPOSTA EM TRÊS ETAPAS, A PESQUISA CONSISTE EM: PLANEJAMENTO, COLETA, E ANÁLISE DE\r\n
      DADOS. DENTRO DO PLANEJAMENTO FORAM DEFINIDOS OS PROTOCOLOS E OS INSTRUMENTOS DE COLETA E ANÁLISE DOS\r\n
      DADOS. NA COLETA, OCORREU A BUSCA, A SELEÇÃO E A DESCRIÇÃO DOS PROJETOS. NA ANÁLISE, ACONTECEU A\r\n
      INTERPRETAÇÃO E A COMPARAÇÃO DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS, DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DOS PROJETOS, EM\r\n
      RELAÇÃO AO REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO. A PESQUISA DEMONSTROU QUE OS PROJETOS APRESENTAVAM EM COMUM\r\n
      O CONTEÚDO BIOLÓGICO DE ECOLOGIA; OS OBJETIVOS, QUE EM SUA MAIORIA BUSCAVAM A INSERÇÃO DE PRÁTICAS\r\n
      SUSTENTÁVEIS NO COTIDIANO ESCOLAR, A PARTIR DE METODOLOGIAS QUE ENVOLVEM DESDE TÉCNICAS DE\r\n
      REAPROVEITAMENTO DO LIXO E RECICLAGEM PROPRIAMENTE DITA, ALÉM DO CONHECIMENTO DA BIODIVERSIDADE E\r\n
      CULTIVO DE PLANTAS, ATÉ SOLUÇÕES PARA PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO COTIDIANO. AS ATIVIDADES ANALISADAS\r\n
      COMPARTILHARAM O IDEAL DA SENSIBILIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, POSSIBILITANDO AOS PARTICIPANTES\r\n
      DESSAS ATIVIDADES ASSUMIR UMA NOVA POSTURA PERANTE SUA RESPONSABILIZAÇÃO, VISANDO A PRÁTICA DA\r\n
      SUSTENTABILIDADE NO COTIDIANO. EVIDENCIOU-SE A REDE SOCIAL TWITTER COMO FONTE DE UM AMPLO ACERVO DE\r\n
      CONHECIMENTO TÉCNICO ESPECÍFICO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS REAIS VINCULADAS À TEMÁTICA DA\r\n
      EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DESTACOU-SE COMO UMA FERRAMENTA ÚTIL PARA NOVAS PESQUISAS NA ÁREA EDUCACIONAL\r\n
      E CIENTÍFICA, PRINCIPALMENTE RELACIONADA AO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO. NESSE SENTIDO, PRETENDE-SE DAR\r\n
      CONTINUIDADE A ESTE TRABALHO A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PROJETOS A SEREM EXECUTADOS EM\r\n
      SITUAÇÕES DE PÓS-GRADUAÇÃO, UTILIZANDO A REDE SOCIAL TWITTER, CENTRADOS EM TEMÁTICAS DA BIOLOGIA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "REDE SOCIAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BIOLOGIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA105_ID1231_10102021113048.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANA DIANA FERRO AIRES"
    "autor_nome_curto" => "ALANA"
    "autor_email" => "alana.fero@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO TECNOLÓGICO, É RECONHECIDA A NECESSÁRIA ADAPTAÇÃO DO EDUCADOR PARA COM AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, EVIDENCIANDO A CONTRIBUIÇÃO DESTAS PARA O ESTUDO DA BIOLOGIA, ESPECIALMENTE, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. NESSE CONTEXTO, O PROFESSOR DEIXA DE SER APENAS UM REPETIDOR DE CONTEÚDO, E SE TORNA O RESPONSÁVEL POR DESPERTAR A CURIOSIDADE E JUNTAR AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA A MELHOR COMPREENSÃO DE SEUS ALUNOS, COM O AUXÍLIO DE NOVAS METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE ENSINO, AUMENTANDO ASSIM AS OPÇÕES E A QUALIDADE DA AÇÃO, DE FORMA INOVADORA E DIFERENCIADA (OLIVEIRA; MOURA; SOUSA, 2015). A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE QUE O SIMPLES CONTATO DO APRENDIZ DA DOCÊNCIA COM O CONTEÚDO TÉCNICO NÃO É SUFICIENTE, É IMPORTANTE PENSAR EM UM DESENVOLVIMENTO QUE CONSIGA ABRANGER UM ACERVO DE ATRIBUTOS, COMO QUESTÕES DA VIDA COTIDIANA, COMPETÊNCIAS SOCIAIS, EM UMA PREPARAÇÃO PARA ESSA MUDANÇA CONTEXTUAL “QUE LHE DÊ A CONHECER OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO SEU CAMPO DE TRABALHO PARA QUE POSSA COMEÇAR COM O MÍNIMO DE SEGURANÇA O SEU PERCURSO PROFISSIONAL” (CUNHA, 2009, P. 1051). APESAR DE SE CONHECER A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA CONTEMPORANEIDADE PARA A FORMAÇÃO DO JOVEM DOCENTE E PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, AINDA EXISTE UMA IDEIA DO LICENCIANDO VINCULADA À POUCA UTILIZAÇÃO DESSE TIPO DE TECNOLOGIA NO AUXÍLIO DOS PROCESSOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS TÊM SE APRESENTADO DE FORMA RELEVANTE NA VIDA CONTEMPORÂNEA, E AS REDES SOCIAIS SURGEM COMO UMA POSSIBILIDADE UNIFICADORA DE CONTEÚDO, INDEPENDENTE DE FAIXAS ETÁRIAS E TEMAS; É UM DOS LOCAIS ONDE PODE OCORRER TROCAS DE CONHECIMENTOS. NO ENTANTO, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES AINDA REQUER MAIS ELEMENTOS QUE AUXILIEM NO PROCESSO DE COMPREENSÃO E DE UTILIZAÇÃO DESTAS EM SITUAÇÃO VINCULADA À PRÁTICA DOCENTE, E PARA ISSO PRECISA-SE DE UM MÉTODO PARA INTERMEDIAR A INTERAÇÃO DOS ALUNOS AOS RECURSOS MIDIÁTICOS, COMO ARTIFÍCIO DE PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM, SENDO NECESSÁRIO PARA ISSO A CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES PELOS EDUCADORES (SILVA; SERAFIM, 2016). AS REDES SOCIAIS POSSUEM UMA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES CONTEMPORÂNEOS, PRINCIPALMENTE PARA AQUELES QUE SE DEDICAM AO ESTUDO DAS CIÊNCIAS, QUE DIVULGAM SEU TRABALHO NESSAS REDES, DIARIAMENTE, COM O INTUITO DE APROXIMAR A INFORMAÇÃO DE SEU PÚBLICO-ALVO, INCITANDO A CURIOSIDADE, POR MEIO DA APRESENTAÇÃO DE CONTEÚDOS NOVOS E INTERESSANTES, DIVULGANDO UM TRABALHO CIENTÍFICO. TENDO “MAIS CHANCES DE ALCANÇAR UM PÚBLICO MAIS AMPLO E ADENTRAR EM SETORES QUE ESTAVAM DISTANTES HÁ POUCO TEMPO, HAJA VISTA QUE SUAS INÚMERAS FERRAMENTAS PERMITEM O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES ALIADAS À TENDÊNCIA DA INTELIGÊNCIA COLETIVA DIGITAL” (BARBOSA, 2017, P. 2). SENDO ASSIM, A CONTRIBUIÇÃO DA REDE SOCIAL TWITTER SE REVELA POR FAVORECER O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES DIDÁTICAS, METODOLÓGICAS, PODENDO VIR A INFLUENCIAR NA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, DIANTE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO PROTAGONISMO DOS ALUNOS COM METODOLOGIAS DIFERENCIADAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ORGANIZADAS PELO PROFESSOR. A REDE SOCIAL TWITTER, COMO UMA REDE AMPLAMENTE UTILIZADA NA CONTEMPORANEIDADE, PODE SER EMPREGADA COM VÁRIAS FINALIDADES INFORMACIONAIS E DE RELACIONAMENTOS. O INDIVÍDUO QUE GOSTA DE DETERMINADO ASSUNTO, SEJA CIENTÍFICO, PEDAGÓGICO, OU ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS PODE TER SUA TIMELINE REPLETA DE COMENTÁRIOS, TORNANDO-SE PARTE DE UM DETERMINADO GRUPO QUE DOMINA MESMO QUE SUPERFICIALMENTE O TEMA. TEM COMO IMPORTÂNCIA, VIABILIZAR A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA COMUNITÁRIA E COLABORATIVA, JÁ QUE TEM COMO PRINCIPAL ATRIBUTO SER UMA PLATAFORMA QUE PROMOVE O CONTATO VIRTUAL PARA COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES E CRUZAMENTO DE IDEIAS, A PARTIR DA COMUNICAÇÃO MULTIDIRECIONAL (SANTOS; OZÓRIO, 2019). SENDO ASSIM, RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA REDE SOCIAL TWITTER COMO ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS BIOLÓGICOS, SOBRETUDO, QUANDO DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COMO É O CASO DOS LICENCIANDOS. DIANTE DESSA PERSPECTIVA, PERGUNTA-SE: DE QUE FORMA AS INFORMAÇÕES VEICULADAS NA REDE SOCIAL TWITTER PODEM CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE BIOLOGIA EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS E DIDÁTICAS VOLTADAS PARA A DOCÊNCIA DE CONTEÚDOS AMBIENTAIS? O OBJETIVO DESTE TRABALHO, PORTANTO, É DESCREVER PROJETOS APRESENTADOS NOS TWEETS DA REDE SOCIAL TWITTER RELACIONADOS AO CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS E DIDÁTICAS NA DOCÊNCIA. ELABOROU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA, UTILIZANDO METODOLOGIA DESCRITIVA, TENDO COMO UNIDADE DE ANÁLISE 10 PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PUBLICADOS NA REDE SOCIAL TWITTER NO PERÍODO DE MARÇO DE 2018 A DEZEMBRO DE 2020. DISPOSTA EM TRÊS ETAPAS, A PESQUISA CONSISTE EM: PLANEJAMENTO, COLETA, E ANÁLISE DE DADOS. DENTRO DO PLANEJAMENTO FORAM DEFINIDOS OS PROTOCOLOS E OS INSTRUMENTOS DE COLETA E ANÁLISE DOS DADOS. NA COLETA, OCORREU A BUSCA, A SELEÇÃO E A DESCRIÇÃO DOS PROJETOS. NA ANÁLISE, ACONTECEU A INTERPRETAÇÃO E A COMPARAÇÃO DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS, DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DOS PROJETOS, EM RELAÇÃO AO REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO. A PESQUISA DEMONSTROU QUE OS PROJETOS APRESENTAVAM EM COMUM O CONTEÚDO BIOLÓGICO DE ECOLOGIA; OS OBJETIVOS, QUE EM SUA MAIORIA BUSCAVAM A INSERÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO COTIDIANO ESCOLAR, A PARTIR DE METODOLOGIAS QUE ENVOLVEM DESDE TÉCNICAS DE REAPROVEITAMENTO DO LIXO E RECICLAGEM PROPRIAMENTE DITA, ALÉM DO CONHECIMENTO DA BIODIVERSIDADE E CULTIVO DE PLANTAS, ATÉ SOLUÇÕES PARA PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO COTIDIANO. AS ATIVIDADES ANALISADAS COMPARTILHARAM O IDEAL DA SENSIBILIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, POSSIBILITANDO AOS PARTICIPANTES DESSAS ATIVIDADES ASSUMIR UMA NOVA POSTURA PERANTE SUA RESPONSABILIZAÇÃO, VISANDO A PRÁTICA DA SUSTENTABILIDADE NO COTIDIANO. EVIDENCIOU-SE A REDE SOCIAL TWITTER COMO FONTE DE UM AMPLO ACERVO DE CONHECIMENTO TÉCNICO ESPECÍFICO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS REAIS VINCULADAS À TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DESTACOU-SE COMO UMA FERRAMENTA ÚTIL PARA NOVAS PESQUISAS NA ÁREA EDUCACIONAL E CIENTÍFICA, PRINCIPALMENTE RELACIONADA AO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO. NESSE SENTIDO, PRETENDE-SE DAR CONTINUIDADE A ESTE TRABALHO A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PROJETOS A SEREM EXECUTADOS EM SITUAÇÕES DE PÓS-GRADUAÇÃO, UTILIZANDO A REDE SOCIAL TWITTER, CENTRADOS EM TEMÁTICAS DA BIOLOGIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.