A ESCOLA É UM DOS PRINCIPAIS ESPAÇOS SOCIAIS E FORMATIVOS QUE PERMITE O ENCONTRO COM AS DIVERSIDADES COLETIVAS E POLÍTICAS. NELA, COMPARTILHAMOS CONHECIMENTOS, CONSTRUÍMOS SABERES E, ACIMA DE TUDO, DESCONSTRUÍMOS PRECONCEITOS E CONCEPÇÕES ESTEREOTIPADAS, PRINCIPALMENTE, NO QUE TANGE A CULTURA E IDENTIDADE NEGRA OBSERVADOS NO COTIDIANO DE NOSSA SOCIEDADE. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR ACERCA DA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO NEGRO APRESENTADA NO CONTO “PIXAIM”, DE CRISTIANE SOBRAL (2016) A PARTIR DA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO. ASSIM, BUSCAMOS PROPOR UM PLANO DE ATIVIDADE QUE VISA CONTRIBUIR COM A RESSIGNIFICAÇÃO DA LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA, ESPECIFICAMENTE PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, TOMAMOS COMO BASE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE COLOMER (2007), COSSON (2014), DALCASTAGNÈ (2008), SOARES (2009), ENTRE OUTROS. DESSE MODO, CONSTATAMOS QUE O LETRAMENTO LITERÁRIO CONTRIBUI PARA O AGUÇAR DO SENSO CRÍTICO-REFLEXIVO DO DISCENTE, TENDO EM VISTA QUE AS COMPREENSÕES DESENVOLVIDAS NÃO SERVIRÃO APENAS NO CONTEXTO ESCOLAR. SOBRETUDO, NO SOCIAL, POIS A LITERATURA, ADEQUADA ÀS PRÁTICAS SOCIAIS, PROPICIA AO ALUNADO O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO E COMPREENSÃO DA FUNÇÃO SOCIAL DO TEXTO LITERÁRIO E, POR CONSEGUINTE, APRIMORA A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA QUE, INFELIZMENTE, AINDA É TÃO MARGINALIZADA SOCIALMENTE.