Artigo Anais III CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

LITERATURA DE CORDEL: UM RECURSO PARA PERFORMANCES POÉTICAS NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: CORDEL, ORALIDADE, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PERFORMANCES POÉTICAS, PODCAST Comunicação Oral (CO) GT 12 - Poéticas da oralidade na sala de aula
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 83200
    "edicao_id" => 188
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 157
    "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL: UM RECURSO PARA PERFORMANCES POÉTICAS NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTA PESQUISA É PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA AMPARANDO-SE EM PERFORMANCES POÉTICAS A PARTIR DE TEXTOS DE CORDEL. ESPECIFICAMENTE, OBJETIVAMOS DESENVOLVER UMA SEQUÊNCIA DE AULAS COM CORDÉIS DE BRÁULIO BESSA, UTILIZANDO A TEMÁTICA DO NORDESTE; DA SAUDADE; E DO AMOR, AS QUAIS OS APRENDIZES ESCOLHERÃO QUAL DECLAMAR. NESSE SENTIDO, ADAPTAMOS A LEITURA DE TEXTOS DE CORDEL, EM SALA DE AULA, PARA PUBLICAÇÃO DAS PERFORMANCES DOS ALUNOS EM FORMATO DE PODCAST, COMO UMA ESTRATÉGIA EFICAZ EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO. SUSTENTAMO-NOS NAS TEORIAS DE ZUMTHOR (1997) E (2014) QUE APRESENTAM OS ASPECTOS DA PERFORMANCE POÉTICA; DE AYALA (1987) PARA MOSTRAR A SIGNIFICÂNCIA DA CULTURA POPULAR; DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2014) PARA A DESCRIÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. PRODUZIMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESTINADA AO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, VISANDO TRABALHAR COM A DECLAMAÇÃO PERFORMÁTICA DE POEMAS. CONSIDERANDO ESTES ASPECTOS, PROPOREMOS AOS ALUNOS A GRAVAÇÃO DE ÁUDIOS DECLAMANDO OS POEMAS ESCOLHIDOS PARA QUE, EM SEGUIDA, SEJAM PUBLICADOS COMO PODCAST, ADAPTANDO O FORMATO DE APRESENTAÇÕES PRESENCIAIS PARA A EXPOSIÇÃO POR MEIO DA PLATAFORMA DIGITAL PODCAST, QUE SERIAM MAIS ACESSÍVEIS E TERIAM UM GRANDE ALCANCE, TENDO EM VISTA O CONTEXTO PANDÊMICO (COVID-19) E DE ENSINO REMOTO, O QUE TORNA INVIÁVEL A APRESENTAÇÃO PARA O PÚBLICO ESCOLAR PRESENCIALMENTE. DIANTE DISSO, PODE-SE PERCEBER QUE A PROPOSTA DE AULA VISA TRABALHAR COM AS PRÁTICAS DA ORALIDADE, ATRAVÉS DA DECLAMAÇÃO DE POEMAS DE LITERATURA DE CORDEL, E COM O LETRAMENTO DIGITAL, AMPARANDO-SE NO PODCAST."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Poéticas da oralidade na sala de aula"
    "palavra_chave" => "CORDEL, ORALIDADE, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PERFORMANCES POÉTICAS, PODCAST"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA112_ID157_11102021114611.pdf"
    "created_at" => "2022-01-21 13:17:41"
    "updated_at" => "2022-02-23 09:37:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELY OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANI"
    "autor_email" => "daniely231199@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 83200
    "edicao_id" => 188
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 157
    "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL: UM RECURSO PARA PERFORMANCES POÉTICAS NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTA PESQUISA É PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA AMPARANDO-SE EM PERFORMANCES POÉTICAS A PARTIR DE TEXTOS DE CORDEL. ESPECIFICAMENTE, OBJETIVAMOS DESENVOLVER UMA SEQUÊNCIA DE AULAS COM CORDÉIS DE BRÁULIO BESSA, UTILIZANDO A TEMÁTICA DO NORDESTE; DA SAUDADE; E DO AMOR, AS QUAIS OS APRENDIZES ESCOLHERÃO QUAL DECLAMAR. NESSE SENTIDO, ADAPTAMOS A LEITURA DE TEXTOS DE CORDEL, EM SALA DE AULA, PARA PUBLICAÇÃO DAS PERFORMANCES DOS ALUNOS EM FORMATO DE PODCAST, COMO UMA ESTRATÉGIA EFICAZ EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO. SUSTENTAMO-NOS NAS TEORIAS DE ZUMTHOR (1997) E (2014) QUE APRESENTAM OS ASPECTOS DA PERFORMANCE POÉTICA; DE AYALA (1987) PARA MOSTRAR A SIGNIFICÂNCIA DA CULTURA POPULAR; DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2014) PARA A DESCRIÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. PRODUZIMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESTINADA AO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, VISANDO TRABALHAR COM A DECLAMAÇÃO PERFORMÁTICA DE POEMAS. CONSIDERANDO ESTES ASPECTOS, PROPOREMOS AOS ALUNOS A GRAVAÇÃO DE ÁUDIOS DECLAMANDO OS POEMAS ESCOLHIDOS PARA QUE, EM SEGUIDA, SEJAM PUBLICADOS COMO PODCAST, ADAPTANDO O FORMATO DE APRESENTAÇÕES PRESENCIAIS PARA A EXPOSIÇÃO POR MEIO DA PLATAFORMA DIGITAL PODCAST, QUE SERIAM MAIS ACESSÍVEIS E TERIAM UM GRANDE ALCANCE, TENDO EM VISTA O CONTEXTO PANDÊMICO (COVID-19) E DE ENSINO REMOTO, O QUE TORNA INVIÁVEL A APRESENTAÇÃO PARA O PÚBLICO ESCOLAR PRESENCIALMENTE. DIANTE DISSO, PODE-SE PERCEBER QUE A PROPOSTA DE AULA VISA TRABALHAR COM AS PRÁTICAS DA ORALIDADE, ATRAVÉS DA DECLAMAÇÃO DE POEMAS DE LITERATURA DE CORDEL, E COM O LETRAMENTO DIGITAL, AMPARANDO-SE NO PODCAST."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Poéticas da oralidade na sala de aula"
    "palavra_chave" => "CORDEL, ORALIDADE, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PERFORMANCES POÉTICAS, PODCAST"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA112_ID157_11102021114611.pdf"
    "created_at" => "2022-01-21 13:17:41"
    "updated_at" => "2022-02-23 09:37:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELY OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANI"
    "autor_email" => "daniely231199@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

O OBJETIVO DESTA PESQUISA É PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA AMPARANDO-SE EM PERFORMANCES POÉTICAS A PARTIR DE TEXTOS DE CORDEL. ESPECIFICAMENTE, OBJETIVAMOS DESENVOLVER UMA SEQUÊNCIA DE AULAS COM CORDÉIS DE BRÁULIO BESSA, UTILIZANDO A TEMÁTICA DO NORDESTE; DA SAUDADE; E DO AMOR, AS QUAIS OS APRENDIZES ESCOLHERÃO QUAL DECLAMAR. NESSE SENTIDO, ADAPTAMOS A LEITURA DE TEXTOS DE CORDEL, EM SALA DE AULA, PARA PUBLICAÇÃO DAS PERFORMANCES DOS ALUNOS EM FORMATO DE PODCAST, COMO UMA ESTRATÉGIA EFICAZ EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO. SUSTENTAMO-NOS NAS TEORIAS DE ZUMTHOR (1997) E (2014) QUE APRESENTAM OS ASPECTOS DA PERFORMANCE POÉTICA; DE AYALA (1987) PARA MOSTRAR A SIGNIFICÂNCIA DA CULTURA POPULAR; DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2014) PARA A DESCRIÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. PRODUZIMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESTINADA AO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, VISANDO TRABALHAR COM A DECLAMAÇÃO PERFORMÁTICA DE POEMAS. CONSIDERANDO ESTES ASPECTOS, PROPOREMOS AOS ALUNOS A GRAVAÇÃO DE ÁUDIOS DECLAMANDO OS POEMAS ESCOLHIDOS PARA QUE, EM SEGUIDA, SEJAM PUBLICADOS COMO PODCAST, ADAPTANDO O FORMATO DE APRESENTAÇÕES PRESENCIAIS PARA A EXPOSIÇÃO POR MEIO DA PLATAFORMA DIGITAL PODCAST, QUE SERIAM MAIS ACESSÍVEIS E TERIAM UM GRANDE ALCANCE, TENDO EM VISTA O CONTEXTO PANDÊMICO (COVID-19) E DE ENSINO REMOTO, O QUE TORNA INVIÁVEL A APRESENTAÇÃO PARA O PÚBLICO ESCOLAR PRESENCIALMENTE. DIANTE DISSO, PODE-SE PERCEBER QUE A PROPOSTA DE AULA VISA TRABALHAR COM AS PRÁTICAS DA ORALIDADE, ATRAVÉS DA DECLAMAÇÃO DE POEMAS DE LITERATURA DE CORDEL, E COM O LETRAMENTO DIGITAL, AMPARANDO-SE NO PODCAST.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.