O OBJETIVO DESTA PESQUISA É PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA AMPARANDO-SE EM PERFORMANCES POÉTICAS A PARTIR DE TEXTOS DE CORDEL. ESPECIFICAMENTE, OBJETIVAMOS DESENVOLVER UMA SEQUÊNCIA DE AULAS COM CORDÉIS DE BRÁULIO BESSA, UTILIZANDO A TEMÁTICA DO NORDESTE; DA SAUDADE; E DO AMOR, AS QUAIS OS APRENDIZES ESCOLHERÃO QUAL DECLAMAR. NESSE SENTIDO, ADAPTAMOS A LEITURA DE TEXTOS DE CORDEL, EM SALA DE AULA, PARA PUBLICAÇÃO DAS PERFORMANCES DOS ALUNOS EM FORMATO DE PODCAST, COMO UMA ESTRATÉGIA EFICAZ EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO. SUSTENTAMO-NOS NAS TEORIAS DE ZUMTHOR (1997) E (2014) QUE APRESENTAM OS ASPECTOS DA PERFORMANCE POÉTICA; DE AYALA (1987) PARA MOSTRAR A SIGNIFICÂNCIA DA CULTURA POPULAR; DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2014) PARA A DESCRIÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. PRODUZIMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESTINADA AO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, VISANDO TRABALHAR COM A DECLAMAÇÃO PERFORMÁTICA DE POEMAS. CONSIDERANDO ESTES ASPECTOS, PROPOREMOS AOS ALUNOS A GRAVAÇÃO DE ÁUDIOS DECLAMANDO OS POEMAS ESCOLHIDOS PARA QUE, EM SEGUIDA, SEJAM PUBLICADOS COMO PODCAST, ADAPTANDO O FORMATO DE APRESENTAÇÕES PRESENCIAIS PARA A EXPOSIÇÃO POR MEIO DA PLATAFORMA DIGITAL PODCAST, QUE SERIAM MAIS ACESSÍVEIS E TERIAM UM GRANDE ALCANCE, TENDO EM VISTA O CONTEXTO PANDÊMICO (COVID-19) E DE ENSINO REMOTO, O QUE TORNA INVIÁVEL A APRESENTAÇÃO PARA O PÚBLICO ESCOLAR PRESENCIALMENTE. DIANTE DISSO, PODE-SE PERCEBER QUE A PROPOSTA DE AULA VISA TRABALHAR COM AS PRÁTICAS DA ORALIDADE, ATRAVÉS DA DECLAMAÇÃO DE POEMAS DE LITERATURA DE CORDEL, E COM O LETRAMENTO DIGITAL, AMPARANDO-SE NO PODCAST.