O COMPORTAMENTO ADAPTATIVO (CA) É UM INDICADOR DA FUNCIONALIDADE DO INDIVÍDUO, QUE REPRESENTA O SEU DESEMPENHO EM ATIVIDADES COTIDIANAS NECESSÁRIAS PARA A VIDA PESSOAL E SOCIAL. OS PREJUÍZOS EM CA IMPACTAM DIFERENTES CONTEXTOS DE VIDA E, NO CASO DAS CRIANÇAS, PRINCIPALMENTE A VIDA ESCOLAR, GERANDO OBSTÁCULOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO. APESAR DISSO, NÃO COSTUMAM SER REALIZADAS AVALIAÇÕES PSICOLÓGICAS PARA ESSE FIM DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO PROPÕE UMA REVISÃO DA LITERATURA DOS PRINCIPAIS ESTUDOS DA ÁREA PARA IDENTIFICAÇÃO DOS IMPACTOS DO COMPROMETIMENTO DO CA SOBRE OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, ALÉM DE DISCORRER SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DO CONSTRUTO. DESTA FORMA, OBJETIVA-SE PROMOVER UMA MAIOR FAMILIARIDADE COM O CA E INSTIGAR NOS EDUCADORES E NA EQUIPE PEDAGÓGICA DA ESCOLA UM OLHAR MAIS ATENTO AOS POSSÍVEIS PREJUÍZOS EM CA, UMA VEZ QUE A IDENTIFICAÇÃO DE TAIS DIFICULDADES PERMITE À ESCOLA ENTENDER O PERFIL DE NECESSIDADES DO ALUNO E PLANEJAR ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA.