O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NAS LICENCIATURAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PARÁ: DESRESPEITO ÀS ESPECIFICIDADES DA DOCÊNCIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82491 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1821 "inscrito_id" => 7964 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NAS LICENCIATURAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PARÁ: DESRESPEITO ÀS ESPECIFICIDADES DA DOCÊNCIA" "resumo" => """ RESUMO\r\n ESTE TRABALHO DE PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICO PROBLEMATIZA O DESENHO CURRICULAR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO – ESO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – IES PÚBLICA DO ESTADO DO PARÁ A FIM DE ANALISAR AS SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS DOCENTES. COM BASE EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA DE PESQUISA E EDUCAÇÃO DELINEAMOS OS SEGUINTES OBJETIVOS: A) CONTEXTUALIZAR A FORMAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA LEGISLAÇÃO VIGENTE; B) APRESENTAR/DISCUTIR O DESENHO CURRICULAR DO ESO DE UMA IES PÚBLICA DO ESTADO DO PARÁ COM BASE EM DOCUMENTOS OFICIAIS; E, C) APONTAR, COM BASE NA LITERATURA ATUAL, AS POSSIBILIDADES DE UM DESENHO CURRICULAR DE ESO QUE CONTRIBUA PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E PARA A VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA. CONSTATAMOS QUE O DESENHO CURRICULAR DA IES NÃO LEVA EM CONSIDERAÇÃO AS ESPECIFICIDADES DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA E FORMULAMOS UM FORMATO DE ESO COM TRÊS REIVINDICAÇÕES/METAS: 1) CRIAÇÃO DE MECANISMOS QUE APROXIMEM OS PROFESSORES DAS ÁREAS ESPECÍFICAS DE CONHECIMENTO DE CADA LICENCIATURA E OS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO E/OU DE PRÁTICA PEDAGÓGICA; 2) CRIAÇÃO DE ESPAÇOS/TEMPOS NOS HORÁRIOS SEMANAIS PARA QUE UMA PARTE DOS ESOS SEJA OFERTADA COM ENCONTROS ENTRE A TURMA (OU GRUPOS DE ALUNOS) E OS PROFESSORES; E, 3) INVESTIMENTO DA IES EM EVENTOS E PUBLICAÇÕES PARA SOCIALIZAR SABERES E PRÁTICAS ENTRE OS PROFESSORES, ALUNOS, COMUNIDADE E INSTITUIÇÕES NAS QUAIS OS ALUNOS REALIZAM OS ESOS, PROMOVENDO O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO;, VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID7964_24092021121731.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCINEIDE SOARES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LUCINEIDE NASCIMENTO" "autor_email" => "n_lucineide@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82491 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1821 "inscrito_id" => 7964 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NAS LICENCIATURAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PARÁ: DESRESPEITO ÀS ESPECIFICIDADES DA DOCÊNCIA" "resumo" => """ RESUMO\r\n ESTE TRABALHO DE PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICO PROBLEMATIZA O DESENHO CURRICULAR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO – ESO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – IES PÚBLICA DO ESTADO DO PARÁ A FIM DE ANALISAR AS SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS DOCENTES. COM BASE EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA DE PESQUISA E EDUCAÇÃO DELINEAMOS OS SEGUINTES OBJETIVOS: A) CONTEXTUALIZAR A FORMAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA LEGISLAÇÃO VIGENTE; B) APRESENTAR/DISCUTIR O DESENHO CURRICULAR DO ESO DE UMA IES PÚBLICA DO ESTADO DO PARÁ COM BASE EM DOCUMENTOS OFICIAIS; E, C) APONTAR, COM BASE NA LITERATURA ATUAL, AS POSSIBILIDADES DE UM DESENHO CURRICULAR DE ESO QUE CONTRIBUA PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E PARA A VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA. CONSTATAMOS QUE O DESENHO CURRICULAR DA IES NÃO LEVA EM CONSIDERAÇÃO AS ESPECIFICIDADES DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA E FORMULAMOS UM FORMATO DE ESO COM TRÊS REIVINDICAÇÕES/METAS: 1) CRIAÇÃO DE MECANISMOS QUE APROXIMEM OS PROFESSORES DAS ÁREAS ESPECÍFICAS DE CONHECIMENTO DE CADA LICENCIATURA E OS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO E/OU DE PRÁTICA PEDAGÓGICA; 2) CRIAÇÃO DE ESPAÇOS/TEMPOS NOS HORÁRIOS SEMANAIS PARA QUE UMA PARTE DOS ESOS SEJA OFERTADA COM ENCONTROS ENTRE A TURMA (OU GRUPOS DE ALUNOS) E OS PROFESSORES; E, 3) INVESTIMENTO DA IES EM EVENTOS E PUBLICAÇÕES PARA SOCIALIZAR SABERES E PRÁTICAS ENTRE OS PROFESSORES, ALUNOS, COMUNIDADE E INSTITUIÇÕES NAS QUAIS OS ALUNOS REALIZAM OS ESOS, PROMOVENDO O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO;, VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID7964_24092021121731.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCINEIDE SOARES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LUCINEIDE NASCIMENTO" "autor_email" => "n_lucineide@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }