O LUGAR DA FORMAÇÃO DOCENTE E O PAPEL DA GESTÃO
EDUCACIONAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81037 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2100 "inscrito_id" => 8211 "titulo" => """ O LUGAR DA FORMAÇÃO DOCENTE E O PAPEL DA GESTÃO\r\n EDUCACIONAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC """ "resumo" => """ OS PROCESSOS QUE GIRAM NO ENTORNO DOS CONCEITOS DE GESTÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR CONTINUAM\r\n SENDO DESAFIADORES E DE RELEVÂNCIA SINGULAR PARA A COMPREENSÃO DA ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO\r\n EDUCATIVA, UM LUGAR QUE GERA E CONSTRÓI CONHECIMENTO, O QUE INTRINSECAMENTE ESTÁ LIGADO À FORMAÇÃO\r\n DOCENTE E, POR EXTENSÃO, À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. A BASE, EM MEIO AOS CONFLITOS\r\n PROVOCADOS NO ENTORNO DE SUA CRIAÇÃO, SINALIZA NA REDAÇÃO DE SUA APRESENTAÇÃO, OS ASPECTOS\r\n CONSTITUTIVOS QUE A GESTARAM, DESCREVENDO APENAS PARTE DESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE O CAMPO DE\r\n DISPUTAS ENGENDRADAS NÃO REPERCUTE EM SEU TEXTO. NESTA ESTEIRA, O ESTUDO ORA APRESENTADO OBJETIVA\r\n REFLETIR SOBRE O LUGAR DA FORMAÇÃO DOCENTE E DO PAPEL DA GESTÃO EDUCACIONAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA\r\n BNCC NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, TENDO POR REFERÊNCIA UMA AÇÃO EXTENSIONISTA\r\n DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS, CAMPUS III/UFPB.\r\n METODOLOGICAMENTE, ADOTAMOS A PESQUISA QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO QUE, EMBASADA PELA BASE\r\n E AUTORES QUE TÊM CONSTRUÍDO OS DIÁLOGOS SOBRE O CAMPO CONCEITUAL DA TEMÁTICA ABORDADA. ALÉM DISSO,\r\n UTILIZAMO-NOS DE QUESTIONÁRIOS QUE SERVIRAM PRA CONHECERMOS OS PROFESSORES EM EFETIVO EXERCÍCIO NA\r\n GESTÃO E QUE PARTICIPAM DE NOSSO PROJETO DE EXTENSÃO, BEM COMO O QUE SABEM SOBRE A BASE. COMO\r\n RESULTADO DE NOSSAS DISCUSSÕES ATÉ O MOMENTO, TEMOS COMPREENDIDO QUE A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC\r\n ESTÁ ACONTECENDO SIM NAS ESCOLAS E QUE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR TEM SIDO PONTO FUNDANTE PARA TAL, EM\r\n ESPECIAL, QUANDO A GESTÃO DA ESCOLA ASSUME O PAPEL NA MEDIAÇÃO DESSE PROCESSO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "BNCC, FORMAÇÃO DOCENTE, GESTÃO EDUCACIONAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID8211_30092021122107.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CÁSSIA SILVA DE MACÊDO" "autor_nome_curto" => "ANA MACÊDO" "autor_email" => "anacassia0803@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81037 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2100 "inscrito_id" => 8211 "titulo" => """ O LUGAR DA FORMAÇÃO DOCENTE E O PAPEL DA GESTÃO\r\n EDUCACIONAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC """ "resumo" => """ OS PROCESSOS QUE GIRAM NO ENTORNO DOS CONCEITOS DE GESTÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR CONTINUAM\r\n SENDO DESAFIADORES E DE RELEVÂNCIA SINGULAR PARA A COMPREENSÃO DA ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO\r\n EDUCATIVA, UM LUGAR QUE GERA E CONSTRÓI CONHECIMENTO, O QUE INTRINSECAMENTE ESTÁ LIGADO À FORMAÇÃO\r\n DOCENTE E, POR EXTENSÃO, À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. A BASE, EM MEIO AOS CONFLITOS\r\n PROVOCADOS NO ENTORNO DE SUA CRIAÇÃO, SINALIZA NA REDAÇÃO DE SUA APRESENTAÇÃO, OS ASPECTOS\r\n CONSTITUTIVOS QUE A GESTARAM, DESCREVENDO APENAS PARTE DESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE O CAMPO DE\r\n DISPUTAS ENGENDRADAS NÃO REPERCUTE EM SEU TEXTO. NESTA ESTEIRA, O ESTUDO ORA APRESENTADO OBJETIVA\r\n REFLETIR SOBRE O LUGAR DA FORMAÇÃO DOCENTE E DO PAPEL DA GESTÃO EDUCACIONAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA\r\n BNCC NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, TENDO POR REFERÊNCIA UMA AÇÃO EXTENSIONISTA\r\n DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS, CAMPUS III/UFPB.\r\n METODOLOGICAMENTE, ADOTAMOS A PESQUISA QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO QUE, EMBASADA PELA BASE\r\n E AUTORES QUE TÊM CONSTRUÍDO OS DIÁLOGOS SOBRE O CAMPO CONCEITUAL DA TEMÁTICA ABORDADA. ALÉM DISSO,\r\n UTILIZAMO-NOS DE QUESTIONÁRIOS QUE SERVIRAM PRA CONHECERMOS OS PROFESSORES EM EFETIVO EXERCÍCIO NA\r\n GESTÃO E QUE PARTICIPAM DE NOSSO PROJETO DE EXTENSÃO, BEM COMO O QUE SABEM SOBRE A BASE. COMO\r\n RESULTADO DE NOSSAS DISCUSSÕES ATÉ O MOMENTO, TEMOS COMPREENDIDO QUE A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC\r\n ESTÁ ACONTECENDO SIM NAS ESCOLAS E QUE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR TEM SIDO PONTO FUNDANTE PARA TAL, EM\r\n ESPECIAL, QUANDO A GESTÃO DA ESCOLA ASSUME O PAPEL NA MEDIAÇÃO DESSE PROCESSO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "BNCC, FORMAÇÃO DOCENTE, GESTÃO EDUCACIONAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID8211_30092021122107.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CÁSSIA SILVA DE MACÊDO" "autor_nome_curto" => "ANA MACÊDO" "autor_email" => "anacassia0803@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }