METODOLOGIAS ATIVAS COMO RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82480 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3002 "inscrito_id" => 9506 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS COMO RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS TEM SE DESTACADO COMO RECURSO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ÚLTIMOS ANOS. DESSA FORMA, OBJETIVOU-SE COM ESTA PESQUISA ANALISAR QUAIS AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS ATIVAS ESTÃO SENDO USADAS NO ÚLTIMO ANO PELOS DOCENTES A PARTIR DE PESQUISAS PUBLICADAS, BEM COMO TRAÇAR OS CONCEITOS DESTAS. O DESENHO DO ESTUDO É DO TIPO BIBLIOGRÁFICO; A PESQUISA FOI REALIZADA DE SETEMBRO À OUTUBRO DE 2021 NA PLATAFORMA GOOGLE SCHOLAR, E A BUSCA FOI REALIZADA COM APOIO DOS SEGUINTES TERMOS: 1. METODOLOGIA ATIVA; 2. ENSINO; 3. EDUCAÇÃO. A PARTIR DA BUSCA BIBLIOGRÁFICA POR MEIO DOS DESCRITORES UTILIZADOS E APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO FORAM SELECIONADOS OS ARTIGOS. A PARTIR DOS ESTUDOS DE 2021 ANALISADOS FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE 5 TIPOS DE METODOLOGIAS ATIVAS OCORRERAM, COM DESTAQUE PARA SALA DE AULA INVERTIDA, O QUE PODE ESTAR RELACIONADA COM A PANDEMIA DA COVID-19, VISTO QUE ESTE MÉTODO UTILIZA COMO PRINCIPAL RECURSO O DESENVOLVIMENTO DE PARTE DAS AULAS EM CASA. OUTROS MÉTODOS QUE OCORRERAM FORAM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, GAMIFICAÇÃO E JÚRI SIMULADO. CONSTATA-SE, PORTANTO, A AMPLA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO RECURSO PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ANO DE 2021. SUGERE-SE PARA TRABALHOS FUTUROS QUE AS BASES DE DADOS E O ANO DE PUBLICAÇÃO SEJAM AMPLIADOS, AFIM DE ESTENDER O TAMANHO DA AMOSTRA E COM ISSO GERAR RESULTADOS MAIS COMPLETOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCADORES, SISTEMA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID9506_05112021211832.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO BASÍLIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FERNANDO " "autor_email" => "basilioeiza@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82480 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3002 "inscrito_id" => 9506 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS COMO RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS TEM SE DESTACADO COMO RECURSO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ÚLTIMOS ANOS. DESSA FORMA, OBJETIVOU-SE COM ESTA PESQUISA ANALISAR QUAIS AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS ATIVAS ESTÃO SENDO USADAS NO ÚLTIMO ANO PELOS DOCENTES A PARTIR DE PESQUISAS PUBLICADAS, BEM COMO TRAÇAR OS CONCEITOS DESTAS. O DESENHO DO ESTUDO É DO TIPO BIBLIOGRÁFICO; A PESQUISA FOI REALIZADA DE SETEMBRO À OUTUBRO DE 2021 NA PLATAFORMA GOOGLE SCHOLAR, E A BUSCA FOI REALIZADA COM APOIO DOS SEGUINTES TERMOS: 1. METODOLOGIA ATIVA; 2. ENSINO; 3. EDUCAÇÃO. A PARTIR DA BUSCA BIBLIOGRÁFICA POR MEIO DOS DESCRITORES UTILIZADOS E APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO FORAM SELECIONADOS OS ARTIGOS. A PARTIR DOS ESTUDOS DE 2021 ANALISADOS FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE 5 TIPOS DE METODOLOGIAS ATIVAS OCORRERAM, COM DESTAQUE PARA SALA DE AULA INVERTIDA, O QUE PODE ESTAR RELACIONADA COM A PANDEMIA DA COVID-19, VISTO QUE ESTE MÉTODO UTILIZA COMO PRINCIPAL RECURSO O DESENVOLVIMENTO DE PARTE DAS AULAS EM CASA. OUTROS MÉTODOS QUE OCORRERAM FORAM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, GAMIFICAÇÃO E JÚRI SIMULADO. CONSTATA-SE, PORTANTO, A AMPLA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO RECURSO PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ANO DE 2021. SUGERE-SE PARA TRABALHOS FUTUROS QUE AS BASES DE DADOS E O ANO DE PUBLICAÇÃO SEJAM AMPLIADOS, AFIM DE ESTENDER O TAMANHO DA AMOSTRA E COM ISSO GERAR RESULTADOS MAIS COMPLETOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCADORES, SISTEMA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID9506_05112021211832.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO BASÍLIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FERNANDO " "autor_email" => "basilioeiza@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }