AS INTERVENÇÕES DO GESTOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E O INFLUXO NOS RESULTADOS ACADÊMICOS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO -GRE - LIBERDADE, SALVADOR - BAHIA NO ANO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82392 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1724 "inscrito_id" => 7796 "titulo" => "AS INTERVENÇÕES DO GESTOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E O INFLUXO NOS RESULTADOS ACADÊMICOS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO -GRE - LIBERDADE, SALVADOR - BAHIA NO ANO" "resumo" => "CONSIDERANDO A PRÁTICA GERENCIAL NA UNIDADE ESCOLAR, TENDO O GESTOR COMO PROTAGONISTA DA GESTÃO, PENSANDO NO PAPEL DO GESTOR E O INFLUXO NO RESULTADO ACADÊMICO, ESSA INVESTIGAÇÃO TEVE COMO OBJETIVO GERAL, ANALISAR AS INTERVENÇÕES DO GESTOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E O INFLUXO NOS RESULTADOS ACADÊMICOS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA GRE - LIBERDADE SALVADOR – BAHIA NO ANO DE 2015. OPTOU-SE POR UMA INVESTIGAÇÃO DESCRITIVA, COM O ENFOQUE QUANTITATIVO E QUALITATIVO (MISTO). FORAM PESQUISADAS QUATRO UNIDADES ESCOLARES, UTILIZANDO OS INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO, QUESTIONÁRIO, ENTREVISTA, BEM COMO ANÁLISE DOCUMENTAL, EM DIÁRIO DE CLASSE, ATAS DE RESULTADOS FINAIS, COM O FOCO NO PRIMEIRO ANO DE ESCOLARIZAÇÃO. PARTICIPARAM DESSA INVESTIGAÇÃO QUATRO GESTORES, CINCO VICE GESTORES, QUATRO COORDENADORES PEDAGÓGICOS E 15 PROFESSORES. OS RESULTADOS DOS INSTRUMENTOS FORAM ANALISADOS E ENTRELAÇADOS, BUSCANDO COMPREENDER A VERACIDADE DOS FATOS EVIDENCIADOS PELOS PESQUISADOS, BEM COMO AS QUESTÕES TÁCITAS QUE ENVOLVERAM OS PROCESSOS. COMO RESULTADO, PÔDE-SE OBSERVAR QUE TRÊS DAS QUATRO ESCOLAS PESQUISADAS NÃO DESENVOLVEM UMA GESTÃO PEDAGÓGICA DEMOCRÁTICA, BEM COM SEUS GESTORES NÃO FAZEM INTERVENÇÃO E TAMPOUCO COMPREENDEM SEU SIGNIFICADO. SOMENTE UMA ESCOLA, GERENCIA DEMOCRÁTICA E PEDAGOGICAMENTE, ONDE GESTOR COMPREENDE E FAZ INTERVENÇÃO FOCANDO NA APRENDIZAGEM. OS ASPECTOS ÉTICOS DA INVESTIGAÇÃO FORAM GARANTIDOS BASEADOS NOS PRINCÍPIOS DA RESOLUÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE Nº 510/2016. POR FIM, FOI CONSTATADO QUE INDEPENDENTE DAS INTERVENÇÕES DOS GESTORES, OS RESULTADOS SÃO SEMELHANTES EM TODAS AS UNIDADES ESCOLARES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "GESTOR ESCOLAR, UNIDADE ESCOLAR, PEDAGOGIA, APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA104_ID7796_16092021100518.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAFÉ MARTINS DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JAFÉ ALMEIDA" "autor_email" => "jafemartins@gmail.com" "autor_ies" => "UNIDA- UNIVERSIDAD DE LAS INTREGACIÓN DE LAS AMÉRICAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82392 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1724 "inscrito_id" => 7796 "titulo" => "AS INTERVENÇÕES DO GESTOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E O INFLUXO NOS RESULTADOS ACADÊMICOS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO -GRE - LIBERDADE, SALVADOR - BAHIA NO ANO" "resumo" => "CONSIDERANDO A PRÁTICA GERENCIAL NA UNIDADE ESCOLAR, TENDO O GESTOR COMO PROTAGONISTA DA GESTÃO, PENSANDO NO PAPEL DO GESTOR E O INFLUXO NO RESULTADO ACADÊMICO, ESSA INVESTIGAÇÃO TEVE COMO OBJETIVO GERAL, ANALISAR AS INTERVENÇÕES DO GESTOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E O INFLUXO NOS RESULTADOS ACADÊMICOS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA GRE - LIBERDADE SALVADOR – BAHIA NO ANO DE 2015. OPTOU-SE POR UMA INVESTIGAÇÃO DESCRITIVA, COM O ENFOQUE QUANTITATIVO E QUALITATIVO (MISTO). FORAM PESQUISADAS QUATRO UNIDADES ESCOLARES, UTILIZANDO OS INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO, QUESTIONÁRIO, ENTREVISTA, BEM COMO ANÁLISE DOCUMENTAL, EM DIÁRIO DE CLASSE, ATAS DE RESULTADOS FINAIS, COM O FOCO NO PRIMEIRO ANO DE ESCOLARIZAÇÃO. PARTICIPARAM DESSA INVESTIGAÇÃO QUATRO GESTORES, CINCO VICE GESTORES, QUATRO COORDENADORES PEDAGÓGICOS E 15 PROFESSORES. OS RESULTADOS DOS INSTRUMENTOS FORAM ANALISADOS E ENTRELAÇADOS, BUSCANDO COMPREENDER A VERACIDADE DOS FATOS EVIDENCIADOS PELOS PESQUISADOS, BEM COMO AS QUESTÕES TÁCITAS QUE ENVOLVERAM OS PROCESSOS. COMO RESULTADO, PÔDE-SE OBSERVAR QUE TRÊS DAS QUATRO ESCOLAS PESQUISADAS NÃO DESENVOLVEM UMA GESTÃO PEDAGÓGICA DEMOCRÁTICA, BEM COM SEUS GESTORES NÃO FAZEM INTERVENÇÃO E TAMPOUCO COMPREENDEM SEU SIGNIFICADO. SOMENTE UMA ESCOLA, GERENCIA DEMOCRÁTICA E PEDAGOGICAMENTE, ONDE GESTOR COMPREENDE E FAZ INTERVENÇÃO FOCANDO NA APRENDIZAGEM. OS ASPECTOS ÉTICOS DA INVESTIGAÇÃO FORAM GARANTIDOS BASEADOS NOS PRINCÍPIOS DA RESOLUÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE Nº 510/2016. POR FIM, FOI CONSTATADO QUE INDEPENDENTE DAS INTERVENÇÕES DOS GESTORES, OS RESULTADOS SÃO SEMELHANTES EM TODAS AS UNIDADES ESCOLARES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "GESTOR ESCOLAR, UNIDADE ESCOLAR, PEDAGOGIA, APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA104_ID7796_16092021100518.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAFÉ MARTINS DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JAFÉ ALMEIDA" "autor_email" => "jafemartins@gmail.com" "autor_ies" => "UNIDA- UNIVERSIDAD DE LAS INTREGACIÓN DE LAS AMÉRICAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }