Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MATERIALIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: DA VERTICALIZAÇÃO A HORIZONTALIZAÇÃO DO PODER RUMO A UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Palavra-chaves: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, RELAÇÃO DE PODER, GESTÃO DEMOCRÁTICA, , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82376
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1358
    "inscrito_id" => 4637
    "titulo" => "A MATERIALIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: DA VERTICALIZAÇÃO A HORIZONTALIZAÇÃO DO PODER RUMO A UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO É RESULTADO DA DISCIPLINA PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 2, DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. NELA, DISCUTE-SE PRIMORDIALMENTE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E SUA MATERIALIZAÇÃO, ENQUANTO UMA FERRAMENTA DIRECIONADORA DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO UM TODO, APONTANDO AINDA, ÀS RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NO CONTEXTO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES, TOMANDO COMO BASE O PRINCÍPIO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA QUE NORTEIA A FORMULAÇÃO DO PPP. TENDO COMO OBJETIVO GERAL, ANALISAR A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ELEMENTOS DE VERTICALIZAÇÃO E/OU HORIZONTALIZAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA. E, OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR CONCEITOS, PRINCÍPIOS E OBJETIVOS RELATIVOS À CONCEPÇÃO DE PODER PRESENTES NO PPP; ANALISAR PROPOSTAS PRESENTES NO PPP E ELEMENTOS DE VERTICALIZAÇÃO E/OU HORIZONTALIZAÇÃO DO PODER QUE TEM SUA MATERIALIZAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. PARA FUNDAMENTAR A COMPREENSÃO TEÓRICA UTILIZOU-SE BRASIL (1996), FERREIRA (2011), LüCK (2013), SANTOS E SALES (2012), SAVIANI (1982), VEIGA (2004), VEIGA (2009) E VEIGA (2013).  O PERCURSO METODOLÓGICO PARTIU DA ABORDAGEM QUALITATIVO DE LAGE (2013) ANÁLISE DOCUMENTAL, ANÁLISE DE REDES SOCIAIS, OBSERVAÇÃO ESTRUTURADA COM ARMAZENAMENTO DE DADOS, E ENTREVISTAS FUNDAMENTADAS EM BELL (2008), TAMBÉM QUESTIONÁRIO FUNDAMENTANDO EM GüNTHER (2003). A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DAS INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS, FUNDAMENTAM-SE EM FRANCO (2008) E MINAYO (2006). EM SUMA, INFERIU-SE QUE, ALÉM DE MATERIALIZAR AS PROPOSTAS DO PPP, A INSTITUIÇÃO APRESENTA ASPECTOS DE HORIZONTALIZAÇÃO DE PODER, PAUTADOS NA DESCENTRALIZAÇÃO, APRESENTANDO ELEMENTOS DE CENTRALIZAÇÃO NA FIGURA DO GESTOR, TENDO ENTÃO UM ENCAMINHAMENTO PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA, PAUTADA NA COLETIVIDADE E AUTONOMIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação"
    "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, RELAÇÃO DE PODER, GESTÃO DEMOCRÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA121_ID2047_27072021163732.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDNA DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDNA PEREIRA"
    "autor_email" => "edna.pereira2018@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82376
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1358
    "inscrito_id" => 4637
    "titulo" => "A MATERIALIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: DA VERTICALIZAÇÃO A HORIZONTALIZAÇÃO DO PODER RUMO A UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO É RESULTADO DA DISCIPLINA PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 2, DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. NELA, DISCUTE-SE PRIMORDIALMENTE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E SUA MATERIALIZAÇÃO, ENQUANTO UMA FERRAMENTA DIRECIONADORA DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO UM TODO, APONTANDO AINDA, ÀS RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NO CONTEXTO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES, TOMANDO COMO BASE O PRINCÍPIO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA QUE NORTEIA A FORMULAÇÃO DO PPP. TENDO COMO OBJETIVO GERAL, ANALISAR A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ELEMENTOS DE VERTICALIZAÇÃO E/OU HORIZONTALIZAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA. E, OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR CONCEITOS, PRINCÍPIOS E OBJETIVOS RELATIVOS À CONCEPÇÃO DE PODER PRESENTES NO PPP; ANALISAR PROPOSTAS PRESENTES NO PPP E ELEMENTOS DE VERTICALIZAÇÃO E/OU HORIZONTALIZAÇÃO DO PODER QUE TEM SUA MATERIALIZAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. PARA FUNDAMENTAR A COMPREENSÃO TEÓRICA UTILIZOU-SE BRASIL (1996), FERREIRA (2011), LüCK (2013), SANTOS E SALES (2012), SAVIANI (1982), VEIGA (2004), VEIGA (2009) E VEIGA (2013).  O PERCURSO METODOLÓGICO PARTIU DA ABORDAGEM QUALITATIVO DE LAGE (2013) ANÁLISE DOCUMENTAL, ANÁLISE DE REDES SOCIAIS, OBSERVAÇÃO ESTRUTURADA COM ARMAZENAMENTO DE DADOS, E ENTREVISTAS FUNDAMENTADAS EM BELL (2008), TAMBÉM QUESTIONÁRIO FUNDAMENTANDO EM GüNTHER (2003). A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DAS INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS, FUNDAMENTAM-SE EM FRANCO (2008) E MINAYO (2006). EM SUMA, INFERIU-SE QUE, ALÉM DE MATERIALIZAR AS PROPOSTAS DO PPP, A INSTITUIÇÃO APRESENTA ASPECTOS DE HORIZONTALIZAÇÃO DE PODER, PAUTADOS NA DESCENTRALIZAÇÃO, APRESENTANDO ELEMENTOS DE CENTRALIZAÇÃO NA FIGURA DO GESTOR, TENDO ENTÃO UM ENCAMINHAMENTO PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA, PAUTADA NA COLETIVIDADE E AUTONOMIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação"
    "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, RELAÇÃO DE PODER, GESTÃO DEMOCRÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA121_ID2047_27072021163732.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDNA DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDNA PEREIRA"
    "autor_email" => "edna.pereira2018@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO É RESULTADO DA DISCIPLINA PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 2, DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. NELA, DISCUTE-SE PRIMORDIALMENTE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E SUA MATERIALIZAÇÃO, ENQUANTO UMA FERRAMENTA DIRECIONADORA DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO UM TODO, APONTANDO AINDA, ÀS RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NO CONTEXTO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES, TOMANDO COMO BASE O PRINCÍPIO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA QUE NORTEIA A FORMULAÇÃO DO PPP. TENDO COMO OBJETIVO GERAL, ANALISAR A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ELEMENTOS DE VERTICALIZAÇÃO E/OU HORIZONTALIZAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA. E, OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR CONCEITOS, PRINCÍPIOS E OBJETIVOS RELATIVOS À CONCEPÇÃO DE PODER PRESENTES NO PPP; ANALISAR PROPOSTAS PRESENTES NO PPP E ELEMENTOS DE VERTICALIZAÇÃO E/OU HORIZONTALIZAÇÃO DO PODER QUE TEM SUA MATERIALIZAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. PARA FUNDAMENTAR A COMPREENSÃO TEÓRICA UTILIZOU-SE BRASIL (1996), FERREIRA (2011), LüCK (2013), SANTOS E SALES (2012), SAVIANI (1982), VEIGA (2004), VEIGA (2009) E VEIGA (2013). O PERCURSO METODOLÓGICO PARTIU DA ABORDAGEM QUALITATIVO DE LAGE (2013) ANÁLISE DOCUMENTAL, ANÁLISE DE REDES SOCIAIS, OBSERVAÇÃO ESTRUTURADA COM ARMAZENAMENTO DE DADOS, E ENTREVISTAS FUNDAMENTADAS EM BELL (2008), TAMBÉM QUESTIONÁRIO FUNDAMENTANDO EM GüNTHER (2003). A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DAS INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS, FUNDAMENTAM-SE EM FRANCO (2008) E MINAYO (2006). EM SUMA, INFERIU-SE QUE, ALÉM DE MATERIALIZAR AS PROPOSTAS DO PPP, A INSTITUIÇÃO APRESENTA ASPECTOS DE HORIZONTALIZAÇÃO DE PODER, PAUTADOS NA DESCENTRALIZAÇÃO, APRESENTANDO ELEMENTOS DE CENTRALIZAÇÃO NA FIGURA DO GESTOR, TENDO ENTÃO UM ENCAMINHAMENTO PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA, PAUTADA NA COLETIVIDADE E AUTONOMIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.