O ARTIGO PROVÉM DE UMA INVESTIGAÇÃO CUJO OBJETIVO FOI ANALISAR A PRODUÇÃO ACADÊMICA PUBLICADA EM ARTIGOS COM A TEMÁTICA LIBRAS. A PESQUISA FOI REALIZADA EM PERIÓDICOS CLASSIFICADOS COM QUALIS A1 E A2 NO QUADRIÊNIO 2013-2016 EM EDUCAÇÃO, TENDO COMO CRITÉRIOS DE SELEÇÃO, O PERÍODO DE ANÁLISE DE 10 ANOS (2009 A 2019), O ESCOPO DA REVISTA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, ARTIGOS PUBLICADOS EM LÍNGUA PORTUGUESA E COMO PALAVRA-CHAVE FOI UTILIZADO LIBRAS. AO FINAL DA PESQUISA IDENTIFICAMOS 99 ARTIGOS. A ANÁLISE FOI NORTEADA PELOS SEGUINTES DESCRITORES: LOCAL DA PESQUISA; ABORDAGEM DE PESQUISA, TIPO DE PESQUISA E INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS E ÁREAS TEMÁTICAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE HÁ PREDOMINÂNCIA DE PESQUISAS NO ESTADO DE SÃO PAULO E EM SEGUIDA NO ESTADO DO PARANÁ. QUANTO À ABORDAGEM DE PESQUISA, POR SE TRATAR DE PESQUISAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO HÁ UM DOMÍNIO DE PESQUISAS QUALITATIVAS, NÃO SENDO OBSERVADO NENHUMA PESQUISA EXCLUSIVAMENTE QUANTITATIVA. OS TIPOS DE PESQUISA OBSERVADOS FORAM PESQUISA DE CAMPO, PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DOCUMENTAL. COM RELAÇÃO AOS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS UTILIZADOS NAS PESQUISAS DE CAMPO HOUVE PREDOMINÂNCIA DA TÉCNICA DE ENTREVISTA, SEGUIDO DE OBSERVAÇÃO E QUESTIONÁRIO. PORTANTO OBSERVOU-SE QUE DEVE HAVER MELHORIAS NAS PESQUISAS QUE INVESTIGAM INSTRUMENTOS QUE AUXILIAM NA ADAPTAÇÃO DO SURDO.