O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UM BREVE HISTÓRICO SOBRE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL, COM ÊNFASE NAS LUTAS E CONQUISTAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL AO LONGO DA HISTÓRIA. COM VÁRIOS PROTESTOS DESDE A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA, EM BUSCAS DOS DIREITOS BÁSICOS DE SOBREVIVÊNCIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA E TRABALHO. O MOVIMENTO NEGRO VEM BUSCANDO DIÁLOGOS NÃO SOMENTE COM O ESTADO, MAS TAMBÉM COM TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA, COM OBJETIVO DE TORNA A SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA. ESTE ARTIGO TAMBÉM ABORDA SOBRE A CRIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA ÁREA EDUCACIONAL, TAIS COMO A LEI DE COTAS (LEI Nº 12.711/2012) E O PROUNI (PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS), E ESCLARECERÁ A SOBRE A CRIAÇÃO E APLICABILIDADE DA LEI DE N°10.639/03 NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE TODO PAÍS. RECORREMOS À METODOLOGIA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ÀS REFLEXÕES APRESENTADAS POR AUTORES COMO GOMES (2001; 2005; 2011), CUNHA (2008), ROSA (2012) E OLIVEIRA (2016) DENTRE OUTROS QUE ABORDAM ESSA TEMÁTICA, TRAZENDO SUBSÍDIOS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE OS DESAFIOS, AVANÇOS E CONQUISTAS DA POPULAÇÃO NEGRA. O ESTUDO MOSTROU O QUANTO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES SÃO ESSENCIAIS PARA TRANSFORMAR A REALIDADE E MODIFICAR PENSAMENTOS RACISTAS DIANTE DA DIVERSIDADE CULTURAL EXISTENTE NO BRASIL. ASSIM, A EDUCAÇÃO, ENTRE OUTROS FATORES, DE ORDEM POLÍTICA, ECONÔMICA E SOCIAL, PODE POSSIBILITAR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA À POPULAÇÃO NEGRA QUE SOFREU E, INFELIZMENTE, AINDA SOFRE ATOS DISCRIMINATÓRIOS, DEVIDO A COR, CULTURA OU RELIGIÃO.