A INCLUSÃO ESCOLAR DEVE SER MISSÃO DE TODOS QUE FAZEM PARTE DA ESCOLA E, EM SE TRATANDO DO ALUNO AUTISTA, ESSE PROCESSO DESAFIADOR PRECISA CONSIDERAR AS LIMITAÇÕES DE CADA ESTUDANTE NÃO O LIMITANDO AO TRANSTORNO QUE POSSUI, MAS O ACOLHENDO COM QUALIDADE E IGUALDADE. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO RECURSOS FACILITADORES DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO DO ALUNO AUTISTA. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, FORAM TRAÇADOS: CONHECER AS CARACTERÍSTICAS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA; DEFINIR TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A INCLUSÃO AO ALUNO AUTISTA, DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TRABALHO INCLUSIVO NA ESCOLA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE TEVE COMO EMBASAMENTO OS CONTRIBUTOS DE PESQUISADORES COMO: CANDIDO (2018); CORDEIRO E SOUZA (2020); DSM –V (2014), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS DO ESTUDO APONTAM QUE O AUTISMO TEM SIDO PROBLEMATIZADO POR DIVERSOS ESTUDIOSOS E, SOBRETUDO, TEM GANHADO ESPAÇO NAS DISCUSSÕES SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR. VERIFICOU-SE QUE SE TRATA DE UM DISTÚRBIO DO NEURODESENVOLVIMENTO QUE ACARRETA, QUASE SEMPRE, EM PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL. COM EFEITO, DENOTOU-SE A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA ATENDIMENTO A ESSE PÚBLICO E SUA RELAÇÃO COM O MELHOR DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E EXECUÇÃO DE TAREFAS DO DIA A DIA. POR FIM, COMPROVOU-SE A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE DESEJAM ATUAR COM QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA FRENTE AO PÚBLICO AUTISTA.